Processo de Acreditação das Escolas Promotoras de Saúde em âmbito mundial: revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000200475 |
Resumo: | Resumo O objetivo deste artigo é analisar os critérios de acreditação dos estudos que avaliaram as ações de promoção da saúde e prevenção de fatores de risco das Escolas Promotoras de Saúde (EPSs). Realizou-se uma revisão sistemática conduzida a partir das recomendações propostas no guia Preferred Reporting Items for Systematic Reviewsand Meta-Analyses (PRISMA) dos artigos que avaliaram as EPSs nas bases de dados: SciELO, Lilacs, Medline, PubMed e Portal Capes. A partir da análise dos três eixos para acreditação das EPS, três dos estudos analisados não contemplaram todos os critérios para serem certificadas como EPS nos eixos “Processo de Planejamento” e “Atividades de Promoção de Saúde desenvolvidas”. As escolas citadas nestes estudos apresentam atividades de educação em saúde, prevenção e/ou promoção da saúde, no entanto, é equivocado se autodenominarem EPS. Identificou-se como principais desafios enfrentados para a implantação, o desenvolvimento e a continuidade das EPS, a intersetorialidade e a insuficiência de recursos financeiros e humanos capacitados. As EPSs precisam ser certificadas e submetidas a um processo avaliativo contínuo. Sugere-se ainda a inclusão do tema promoção de saúde nos currículos dos cursos de formação dos professores e outros profissionais da educação e da saúde. |
id |
ABRASCO-2_29c93c1417d2bf32bca61e6495783b58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-81232019000200475 |
network_acronym_str |
ABRASCO-2 |
network_name_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo de Acreditação das Escolas Promotoras de Saúde em âmbito mundial: revisão sistemáticaPromoção da saúdeEscolas promotoras de saúdeSaúde escolarResumo O objetivo deste artigo é analisar os critérios de acreditação dos estudos que avaliaram as ações de promoção da saúde e prevenção de fatores de risco das Escolas Promotoras de Saúde (EPSs). Realizou-se uma revisão sistemática conduzida a partir das recomendações propostas no guia Preferred Reporting Items for Systematic Reviewsand Meta-Analyses (PRISMA) dos artigos que avaliaram as EPSs nas bases de dados: SciELO, Lilacs, Medline, PubMed e Portal Capes. A partir da análise dos três eixos para acreditação das EPS, três dos estudos analisados não contemplaram todos os critérios para serem certificadas como EPS nos eixos “Processo de Planejamento” e “Atividades de Promoção de Saúde desenvolvidas”. As escolas citadas nestes estudos apresentam atividades de educação em saúde, prevenção e/ou promoção da saúde, no entanto, é equivocado se autodenominarem EPS. Identificou-se como principais desafios enfrentados para a implantação, o desenvolvimento e a continuidade das EPS, a intersetorialidade e a insuficiência de recursos financeiros e humanos capacitados. As EPSs precisam ser certificadas e submetidas a um processo avaliativo contínuo. Sugere-se ainda a inclusão do tema promoção de saúde nos currículos dos cursos de formação dos professores e outros profissionais da educação e da saúde.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2019-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000200475Ciência & Saúde Coletiva v.24 n.2 2019reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1413-81232018242.23862016info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Meirele Rodrigues Inácio daAlmeida,Alinne Paula deMachado,Juliana CostaSilva,Luciana Saraiva daCardoso,Juliana Aparecida FialhoCosta,Glauce Dias daCotta,Rosângela Minardi Mitrepor2019-01-29T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232019000200475Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2019-01-29T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de Acreditação das Escolas Promotoras de Saúde em âmbito mundial: revisão sistemática |
title |
Processo de Acreditação das Escolas Promotoras de Saúde em âmbito mundial: revisão sistemática |
spellingShingle |
Processo de Acreditação das Escolas Promotoras de Saúde em âmbito mundial: revisão sistemática Silva,Meirele Rodrigues Inácio da Promoção da saúde Escolas promotoras de saúde Saúde escolar |
title_short |
Processo de Acreditação das Escolas Promotoras de Saúde em âmbito mundial: revisão sistemática |
title_full |
Processo de Acreditação das Escolas Promotoras de Saúde em âmbito mundial: revisão sistemática |
title_fullStr |
Processo de Acreditação das Escolas Promotoras de Saúde em âmbito mundial: revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
Processo de Acreditação das Escolas Promotoras de Saúde em âmbito mundial: revisão sistemática |
title_sort |
Processo de Acreditação das Escolas Promotoras de Saúde em âmbito mundial: revisão sistemática |
author |
Silva,Meirele Rodrigues Inácio da |
author_facet |
Silva,Meirele Rodrigues Inácio da Almeida,Alinne Paula de Machado,Juliana Costa Silva,Luciana Saraiva da Cardoso,Juliana Aparecida Fialho Costa,Glauce Dias da Cotta,Rosângela Minardi Mitre |
author_role |
author |
author2 |
Almeida,Alinne Paula de Machado,Juliana Costa Silva,Luciana Saraiva da Cardoso,Juliana Aparecida Fialho Costa,Glauce Dias da Cotta,Rosângela Minardi Mitre |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Meirele Rodrigues Inácio da Almeida,Alinne Paula de Machado,Juliana Costa Silva,Luciana Saraiva da Cardoso,Juliana Aparecida Fialho Costa,Glauce Dias da Cotta,Rosângela Minardi Mitre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promoção da saúde Escolas promotoras de saúde Saúde escolar |
topic |
Promoção da saúde Escolas promotoras de saúde Saúde escolar |
description |
Resumo O objetivo deste artigo é analisar os critérios de acreditação dos estudos que avaliaram as ações de promoção da saúde e prevenção de fatores de risco das Escolas Promotoras de Saúde (EPSs). Realizou-se uma revisão sistemática conduzida a partir das recomendações propostas no guia Preferred Reporting Items for Systematic Reviewsand Meta-Analyses (PRISMA) dos artigos que avaliaram as EPSs nas bases de dados: SciELO, Lilacs, Medline, PubMed e Portal Capes. A partir da análise dos três eixos para acreditação das EPS, três dos estudos analisados não contemplaram todos os critérios para serem certificadas como EPS nos eixos “Processo de Planejamento” e “Atividades de Promoção de Saúde desenvolvidas”. As escolas citadas nestes estudos apresentam atividades de educação em saúde, prevenção e/ou promoção da saúde, no entanto, é equivocado se autodenominarem EPS. Identificou-se como principais desafios enfrentados para a implantação, o desenvolvimento e a continuidade das EPS, a intersetorialidade e a insuficiência de recursos financeiros e humanos capacitados. As EPSs precisam ser certificadas e submetidas a um processo avaliativo contínuo. Sugere-se ainda a inclusão do tema promoção de saúde nos currículos dos cursos de formação dos professores e outros profissionais da educação e da saúde. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000200475 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000200475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-81232018242.23862016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva v.24 n.2 2019 reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online) instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) instacron:ABRASCO |
instname_str |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
instacron_str |
ABRASCO |
institution |
ABRASCO |
reponame_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
collection |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br |
_version_ |
1754213043100712960 |