Operacionalização do conceito de vulnerabilidade à tuberculose em alunos universitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000200031 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi identificar aspectos que caracterizam a vulnerabilidade à tuberculose em moradores do Conjunto Residencial da Universidade de São Paulo (CRUSP). A população do estudo foi conformada por uma amostra estatisticamente significativa dos alunos universitários. Os dados relativos à vulnerabilidade individual foram coletados junto aos alunos no período de outubro a novembro de 2002. O referencial teórico para analisar a questão da tuberculose está pautado no quadro teórico de vulnerabilidade. A amostra totalizou 106 alunos, sendo 69,8% de graduação e 30,2% de pós-graduação. A proporção de migrantes (internos e externos) alcançou 43,4%. Sobre o conhecimento da tuberculose, 84 estudantes (79,2%) responderam que sabiam o que era tuberculose e 79 (74,5%) responderam que a doença tinha cura. Cerca de 60 (56,6%) sabiam qual é o agente causal da doença e 72 (67,9%) referiram já ter ouvido falar sobre a doença, sendo que para 5 (6,9%) isso havia ocorrido em instituições de saúde. Indagou-se se sabiam onde recorrer para fazer exames para verificar a presença da enfermidade; 48 (45,3%) responderam desconhecimento. Identifica-se a vulnerabilidade desses alunos, principalmente tendo em vista que constituem um grupo aparentemente diferenciado, pois em tese teriam condições mais favoráveis para acessar a informação a respeito da doença. |
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