Instrumento de medição: conhecimentos, atitudes e práticas de indivíduos com tuberculose pulmonar
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng spa por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/155672 |
Resumo: | elaborar um instrumento que permita obter medidas confiáveis e válidas sobre os conhecimentos, atitudes e práticas de pacientes com tuberculose pulmonar. Métodos: estudo metodológico que avalia a sensibilidade, a confiabilidade e a validade do conteúdo do instrumento. Para avaliar a confiabilidade e a compreensibilidade da validade de conteúdo, participaram deste estudo 234 pacientes com tuberculose pulmonar. Resultados: realizou-se uma revisão integrativa como fundamentação teórica. No estudo da sensibilidade, participaram 30 pacientes com tuberculose pulmonar que tinham mais conhecimentos sobre a tuberculose (12,03) do que o grupo controle (9,93). Na análise fatorial verificou-se 7 fatores que explicavam 67,8% da variância. Na validade de conteúdo identificou-se uma compreensibilidade de 98,3%, e, na avaliação dos especialistas, analisou-se os critérios de suficiência, clareza, pertinência e coerência, que mostraram concordância entre os especialistas. Conclusões: o instrumento conta com estudos de sensibilidade, confiabilidade e validade de conteúdo que mostraram ser possíveis de aplicar em pacientes com tuberculose pulmonar; no entanto, é necessário desenvolver adaptações culturais e semânticas em outros contextos. |
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Instrumento de medição: conhecimentos, atitudes e práticas de indivíduos com tuberculose pulmonarInstrumento de medición: conocimientos, actitudes y prácticas en personas con tuberculosis pulmonarMeasuring instrument: knowledge, attitudes and practices of people with pulmonary tuberculosisTuberculosisPatientsHealth KnowledgeAttitudesPracticeValidation StudiesPsychometricsNursing AssessmentTuberculosisPacientesConocimientosActitudes y Práctica en SaludEstudios de ValidaciónPsicometríaEvaluación en EnfermeríaTuberculosePacientesConhecimentosAtitudes e Prática em SaúdeEstudos de ValidaçãoPsicometriaAvaliação em Enfermagemelaborar um instrumento que permita obter medidas confiáveis e válidas sobre os conhecimentos, atitudes e práticas de pacientes com tuberculose pulmonar. Métodos: estudo metodológico que avalia a sensibilidade, a confiabilidade e a validade do conteúdo do instrumento. Para avaliar a confiabilidade e a compreensibilidade da validade de conteúdo, participaram deste estudo 234 pacientes com tuberculose pulmonar. Resultados: realizou-se uma revisão integrativa como fundamentação teórica. No estudo da sensibilidade, participaram 30 pacientes com tuberculose pulmonar que tinham mais conhecimentos sobre a tuberculose (12,03) do que o grupo controle (9,93). Na análise fatorial verificou-se 7 fatores que explicavam 67,8% da variância. Na validade de conteúdo identificou-se uma compreensibilidade de 98,3%, e, na avaliação dos especialistas, analisou-se os critérios de suficiência, clareza, pertinência e coerência, que mostraram concordância entre os especialistas. Conclusões: o instrumento conta com estudos de sensibilidade, confiabilidade e validade de conteúdo que mostraram ser possíveis de aplicar em pacientes com tuberculose pulmonar; no entanto, é necessário desenvolver adaptações culturais e semânticas em outros contextos.Objective: to build an instrument to attain reliable and valid measurements of the knowledge, attitudes and practices of patients with pulmonary tuberculosis. Methods: methodological study that measured the sensitivity, reliability and validity of the instrument content. Studies of reliability and content validity comprehensibility involved 234 patients with pulmonary tuberculosis. Results: an integrative review was conducted for theoretical foundation. The sensitivity study comprised 30 patients with pulmonary tuberculosis, who had greater knowledge on tuberculosis (12.03) than the control group (9.93). Factor analysis showed that 7 factors explained 67.8% of the variance. Content validity identified a 98.3 % comprehensibility, and the expert trial assessed the sufficiency, clarity, relevance and coherence criteria, showing agreement between judges. Conclusions: the instrument has studies of sensitivity, reliability and content validity that showed it can be applied to patients with pulmonary tuberculosis; nevertheless, cultural and semantic adaptations must be developed for other scenarios.construir un instrumento que permita obtener medidas confiables y válidas sobre los conocimientos, actitudes y prácticas de los pacientes con tuberculosis pulmonar. Métodos: estudio metodológico que midió la sensibilidad, confiabilidad y validez de contenido del instrumento. En los estudios de confiabilidad y comprensibilidad de validez de contenido participaron 234 pacientes con tuberculosis pulmonar. Resultados: se realizó una revisión integrativa para la fundamentación teórica. En el estudio de sensibilidad participaron 30 pacientes con tuberculosis pulmonar que tenían mejores conocimientos sobre la tuberculosis (12,03) que el grupo control (9,93). En el análisis factorial se evidenciaron 7 factores que explicaban el 67,8 % de la varianza. En la validez de contenido se identificó una comprensibilidad del 98,3 % y en el juicio de expertos se evaluaron los criterios de suficiencia, claridad, relevancia y coherencia, los cuales mostraron concordancia entre los jueces. Conclusiones: el instrumento cuenta con estudios de sensibilidad, confiabilidad y validez de contenido que evidenciaron que puede ser aplicado a los pacientes con tuberculosis pulmonar; no obstante, es necesario desarrollar adaptaciones culturales y semánticas para otros escenarios.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2019-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/15567210.1590/1518-8345.2608.3086Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 27 (2019); e3086Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3086Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e30861518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengspaporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/155672/151322https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/155672/151323https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/155672/151324Copyright (c) 2019 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessMuñoz-Sánchez, Alba IdalyRubiano-Mesa, Yurian LidaSaavedra-Cantor, Carlos Julio2021-03-19T12:54:25Zoai:revistas.usp.br:article/155672Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-03-19T12:54:25Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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