Padrões de acessos a informações sobre proteção antiUV durante os verões brasileiros: haveria um “efeito verão”?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos-Silva,Paulo Roberto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Griep,Rosane Harter, Souza,Miriam Carvalho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000802533
Resumo: ResumoPadrões de buscas na internet (queries) vinculados a “janelas” de interesses coletivos têm sido objeto de crescente investigação no campo da saúde pública. O presente artigo pretende identificar padrões de queries acerca de informações sobre a proteção da pele perante a exposição excessiva à radiação UV – o que aqui chamamos de “efeito verão”. Para estimar os acessos ao site do Instituto Nacional de Câncer – notória fonte de recursos informativos sobre prevenção – foi usado um software (Log analyzer) que mensura o volume de acessos a conteúdos específicos. Durante 48 meses foram acompanhadas as páginas sobre proteção da pele e autoexame (páginas de interesse). Observou-se que, embora a média de acessos tenha crescido significativamente, os resultados da análise de variância não mostraram diferenças significativas entre os realizados no verão e os feitos nos demais meses (p = 0,7491). A percepção da intensa exposição ao sol de verão não incentivou interesse suplementar por buscas sobre prevenção. Discute-se se a dissonância entre o conhecimento individual acerca do próprio estado de saúde em relação às medidas ligadas à sua preservação, pois talvez exerçam “influências antiprevenção” sobre o interesse coletivo a respeito da proteção da saúde.
id ABRASCO-2_3c7e57e16c34052b3ca1de5c101ac40d
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232015000802533
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Padrões de acessos a informações sobre proteção antiUV durante os verões brasileiros: haveria um “efeito verão”?Internet e saúdeCâncer de pelePrevenção primáriaMeios de comunicação em massaResumoPadrões de buscas na internet (queries) vinculados a “janelas” de interesses coletivos têm sido objeto de crescente investigação no campo da saúde pública. O presente artigo pretende identificar padrões de queries acerca de informações sobre a proteção da pele perante a exposição excessiva à radiação UV – o que aqui chamamos de “efeito verão”. Para estimar os acessos ao site do Instituto Nacional de Câncer – notória fonte de recursos informativos sobre prevenção – foi usado um software (Log analyzer) que mensura o volume de acessos a conteúdos específicos. Durante 48 meses foram acompanhadas as páginas sobre proteção da pele e autoexame (páginas de interesse). Observou-se que, embora a média de acessos tenha crescido significativamente, os resultados da análise de variância não mostraram diferenças significativas entre os realizados no verão e os feitos nos demais meses (p = 0,7491). A percepção da intensa exposição ao sol de verão não incentivou interesse suplementar por buscas sobre prevenção. Discute-se se a dissonância entre o conhecimento individual acerca do próprio estado de saúde em relação às medidas ligadas à sua preservação, pois talvez exerçam “influências antiprevenção” sobre o interesse coletivo a respeito da proteção da saúde.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000802533Ciência & Saúde Coletiva v.20 n.8 2015reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1413-81232015208.18932014info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcellos-Silva,Paulo RobertoGriep,Rosane HarterSouza,Miriam Carvalho depor2015-08-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232015000802533Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2015-08-28T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Padrões de acessos a informações sobre proteção antiUV durante os verões brasileiros: haveria um “efeito verão”?
title Padrões de acessos a informações sobre proteção antiUV durante os verões brasileiros: haveria um “efeito verão”?
spellingShingle Padrões de acessos a informações sobre proteção antiUV durante os verões brasileiros: haveria um “efeito verão”?
Vasconcellos-Silva,Paulo Roberto
Internet e saúde
Câncer de pele
Prevenção primária
Meios de comunicação em massa
title_short Padrões de acessos a informações sobre proteção antiUV durante os verões brasileiros: haveria um “efeito verão”?
title_full Padrões de acessos a informações sobre proteção antiUV durante os verões brasileiros: haveria um “efeito verão”?
title_fullStr Padrões de acessos a informações sobre proteção antiUV durante os verões brasileiros: haveria um “efeito verão”?
title_full_unstemmed Padrões de acessos a informações sobre proteção antiUV durante os verões brasileiros: haveria um “efeito verão”?
title_sort Padrões de acessos a informações sobre proteção antiUV durante os verões brasileiros: haveria um “efeito verão”?
author Vasconcellos-Silva,Paulo Roberto
author_facet Vasconcellos-Silva,Paulo Roberto
Griep,Rosane Harter
Souza,Miriam Carvalho de
author_role author
author2 Griep,Rosane Harter
Souza,Miriam Carvalho de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcellos-Silva,Paulo Roberto
Griep,Rosane Harter
Souza,Miriam Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Internet e saúde
Câncer de pele
Prevenção primária
Meios de comunicação em massa
topic Internet e saúde
Câncer de pele
Prevenção primária
Meios de comunicação em massa
description ResumoPadrões de buscas na internet (queries) vinculados a “janelas” de interesses coletivos têm sido objeto de crescente investigação no campo da saúde pública. O presente artigo pretende identificar padrões de queries acerca de informações sobre a proteção da pele perante a exposição excessiva à radiação UV – o que aqui chamamos de “efeito verão”. Para estimar os acessos ao site do Instituto Nacional de Câncer – notória fonte de recursos informativos sobre prevenção – foi usado um software (Log analyzer) que mensura o volume de acessos a conteúdos específicos. Durante 48 meses foram acompanhadas as páginas sobre proteção da pele e autoexame (páginas de interesse). Observou-se que, embora a média de acessos tenha crescido significativamente, os resultados da análise de variância não mostraram diferenças significativas entre os realizados no verão e os feitos nos demais meses (p = 0,7491). A percepção da intensa exposição ao sol de verão não incentivou interesse suplementar por buscas sobre prevenção. Discute-se se a dissonância entre o conhecimento individual acerca do próprio estado de saúde em relação às medidas ligadas à sua preservação, pois talvez exerçam “influências antiprevenção” sobre o interesse coletivo a respeito da proteção da saúde.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000802533
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000802533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-81232015208.18932014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.20 n.8 2015
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213037573668864