Educação e competências para o SUS: é possível pensar alternativas à(s) lógica(s) do capitalismo tardio?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000100017 |
Resumo: | As transformações vividas no mundo do trabalho na sociedade contemporânea levam à necessidade de se repensar alternativas para a formação dos profissionais de saúde, permitindo, assim, a abordagem dos problemas de saúde dos sujeitos e das coletividades. Com base nessas considerações, o presente trabalho pretende discutir a formação em saúde - em torno do conceito de competência -, tendo como foco a educação para o SUS, tomando como marco teórico a tentativa de analisar e propor uma alternativa àquelas entrincheiradas na lógica do capitalismo tardio. Trata-se, pois, de uma reflexão sobre o assunto, correlacionando a teoria e a práxis, num movimento constante e incessante de construção, desconstrução e (re)construção de proposições. |
id |
ABRASCO-2_54031acf6e71044fe00055bdd348d288 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-81232013000100017 |
network_acronym_str |
ABRASCO-2 |
network_name_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e competências para o SUS: é possível pensar alternativas à(s) lógica(s) do capitalismo tardio?CompetênciasEducaçãoCapitalismoAs transformações vividas no mundo do trabalho na sociedade contemporânea levam à necessidade de se repensar alternativas para a formação dos profissionais de saúde, permitindo, assim, a abordagem dos problemas de saúde dos sujeitos e das coletividades. Com base nessas considerações, o presente trabalho pretende discutir a formação em saúde - em torno do conceito de competência -, tendo como foco a educação para o SUS, tomando como marco teórico a tentativa de analisar e propor uma alternativa àquelas entrincheiradas na lógica do capitalismo tardio. Trata-se, pois, de uma reflexão sobre o assunto, correlacionando a teoria e a práxis, num movimento constante e incessante de construção, desconstrução e (re)construção de proposições.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000100017Ciência & Saúde Coletiva v.18 n.1 2013reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232013000100017info:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira-Batista,RodrigoGomes,Andréia PatríciaAlbuquerque,Verônica SantosCavalcanti,Felipe de Oliveira LopesCotta,Rosângela Minardi Mitrepor2015-07-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232013000100017Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2015-07-15T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e competências para o SUS: é possível pensar alternativas à(s) lógica(s) do capitalismo tardio? |
title |
Educação e competências para o SUS: é possível pensar alternativas à(s) lógica(s) do capitalismo tardio? |
spellingShingle |
Educação e competências para o SUS: é possível pensar alternativas à(s) lógica(s) do capitalismo tardio? Siqueira-Batista,Rodrigo Competências Educação Capitalismo |
title_short |
Educação e competências para o SUS: é possível pensar alternativas à(s) lógica(s) do capitalismo tardio? |
title_full |
Educação e competências para o SUS: é possível pensar alternativas à(s) lógica(s) do capitalismo tardio? |
title_fullStr |
Educação e competências para o SUS: é possível pensar alternativas à(s) lógica(s) do capitalismo tardio? |
title_full_unstemmed |
Educação e competências para o SUS: é possível pensar alternativas à(s) lógica(s) do capitalismo tardio? |
title_sort |
Educação e competências para o SUS: é possível pensar alternativas à(s) lógica(s) do capitalismo tardio? |
author |
Siqueira-Batista,Rodrigo |
author_facet |
Siqueira-Batista,Rodrigo Gomes,Andréia Patrícia Albuquerque,Verônica Santos Cavalcanti,Felipe de Oliveira Lopes Cotta,Rosângela Minardi Mitre |
author_role |
author |
author2 |
Gomes,Andréia Patrícia Albuquerque,Verônica Santos Cavalcanti,Felipe de Oliveira Lopes Cotta,Rosângela Minardi Mitre |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira-Batista,Rodrigo Gomes,Andréia Patrícia Albuquerque,Verônica Santos Cavalcanti,Felipe de Oliveira Lopes Cotta,Rosângela Minardi Mitre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências Educação Capitalismo |
topic |
Competências Educação Capitalismo |
description |
As transformações vividas no mundo do trabalho na sociedade contemporânea levam à necessidade de se repensar alternativas para a formação dos profissionais de saúde, permitindo, assim, a abordagem dos problemas de saúde dos sujeitos e das coletividades. Com base nessas considerações, o presente trabalho pretende discutir a formação em saúde - em torno do conceito de competência -, tendo como foco a educação para o SUS, tomando como marco teórico a tentativa de analisar e propor uma alternativa àquelas entrincheiradas na lógica do capitalismo tardio. Trata-se, pois, de uma reflexão sobre o assunto, correlacionando a teoria e a práxis, num movimento constante e incessante de construção, desconstrução e (re)construção de proposições. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000100017 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000100017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-81232013000100017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva v.18 n.1 2013 reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online) instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) instacron:ABRASCO |
instname_str |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
instacron_str |
ABRASCO |
institution |
ABRASCO |
reponame_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
collection |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br |
_version_ |
1754213033494708224 |