Educação e competências para o SUS: é possível pensar alternativas à(s) lógica(s) do capitalismo tardio?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira-Batista,Rodrigo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gomes,Andréia Patrícia, Albuquerque,Verônica Santos, Cavalcanti,Felipe de Oliveira Lopes, Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000100017
Resumo: As transformações vividas no mundo do trabalho na sociedade contemporânea levam à necessidade de se repensar alternativas para a formação dos profissionais de saúde, permitindo, assim, a abordagem dos problemas de saúde dos sujeitos e das coletividades. Com base nessas considerações, o presente trabalho pretende discutir a formação em saúde - em torno do conceito de competência -, tendo como foco a educação para o SUS, tomando como marco teórico a tentativa de analisar e propor uma alternativa àquelas entrincheiradas na lógica do capitalismo tardio. Trata-se, pois, de uma reflexão sobre o assunto, correlacionando a teoria e a práxis, num movimento constante e incessante de construção, desconstrução e (re)construção de proposições.
id ABRASCO-2_54031acf6e71044fe00055bdd348d288
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232013000100017
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Educação e competências para o SUS: é possível pensar alternativas à(s) lógica(s) do capitalismo tardio?CompetênciasEducaçãoCapitalismoAs transformações vividas no mundo do trabalho na sociedade contemporânea levam à necessidade de se repensar alternativas para a formação dos profissionais de saúde, permitindo, assim, a abordagem dos problemas de saúde dos sujeitos e das coletividades. Com base nessas considerações, o presente trabalho pretende discutir a formação em saúde - em torno do conceito de competência -, tendo como foco a educação para o SUS, tomando como marco teórico a tentativa de analisar e propor uma alternativa àquelas entrincheiradas na lógica do capitalismo tardio. Trata-se, pois, de uma reflexão sobre o assunto, correlacionando a teoria e a práxis, num movimento constante e incessante de construção, desconstrução e (re)construção de proposições.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000100017Ciência & Saúde Coletiva v.18 n.1 2013reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232013000100017info:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira-Batista,RodrigoGomes,Andréia PatríciaAlbuquerque,Verônica SantosCavalcanti,Felipe de Oliveira LopesCotta,Rosângela Minardi Mitrepor2015-07-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232013000100017Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2015-07-15T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e competências para o SUS: é possível pensar alternativas à(s) lógica(s) do capitalismo tardio?
title Educação e competências para o SUS: é possível pensar alternativas à(s) lógica(s) do capitalismo tardio?
spellingShingle Educação e competências para o SUS: é possível pensar alternativas à(s) lógica(s) do capitalismo tardio?
Siqueira-Batista,Rodrigo
Competências
Educação
Capitalismo
title_short Educação e competências para o SUS: é possível pensar alternativas à(s) lógica(s) do capitalismo tardio?
title_full Educação e competências para o SUS: é possível pensar alternativas à(s) lógica(s) do capitalismo tardio?
title_fullStr Educação e competências para o SUS: é possível pensar alternativas à(s) lógica(s) do capitalismo tardio?
title_full_unstemmed Educação e competências para o SUS: é possível pensar alternativas à(s) lógica(s) do capitalismo tardio?
title_sort Educação e competências para o SUS: é possível pensar alternativas à(s) lógica(s) do capitalismo tardio?
author Siqueira-Batista,Rodrigo
author_facet Siqueira-Batista,Rodrigo
Gomes,Andréia Patrícia
Albuquerque,Verônica Santos
Cavalcanti,Felipe de Oliveira Lopes
Cotta,Rosângela Minardi Mitre
author_role author
author2 Gomes,Andréia Patrícia
Albuquerque,Verônica Santos
Cavalcanti,Felipe de Oliveira Lopes
Cotta,Rosângela Minardi Mitre
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira-Batista,Rodrigo
Gomes,Andréia Patrícia
Albuquerque,Verônica Santos
Cavalcanti,Felipe de Oliveira Lopes
Cotta,Rosângela Minardi Mitre
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
Educação
Capitalismo
topic Competências
Educação
Capitalismo
description As transformações vividas no mundo do trabalho na sociedade contemporânea levam à necessidade de se repensar alternativas para a formação dos profissionais de saúde, permitindo, assim, a abordagem dos problemas de saúde dos sujeitos e das coletividades. Com base nessas considerações, o presente trabalho pretende discutir a formação em saúde - em torno do conceito de competência -, tendo como foco a educação para o SUS, tomando como marco teórico a tentativa de analisar e propor uma alternativa àquelas entrincheiradas na lógica do capitalismo tardio. Trata-se, pois, de uma reflexão sobre o assunto, correlacionando a teoria e a práxis, num movimento constante e incessante de construção, desconstrução e (re)construção de proposições.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000100017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000100017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-81232013000100017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.18 n.1 2013
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213033494708224