Percepção de adultos mais velhos quanto à participação em programa de exercício físico com exergames: estudo qualitativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000401033 |
Resumo: | Resumo Os exergames, videogames ativos, necessitam do movimento corporal e vêm sendo utilizados como alternativa para aumentar o nível de atividade física de pessoas de diferentes faixas etárias. Este estudo qualitativo investigou a percepção de adultos mais velhos quanto à prática de exergames. O grupo focal (GF) foi conduzido após 12 semanas da realização de um programa de exercícios físicos com exergames (50 min., 3dias/semana), utilizando jogos eletrônicos que simulam atividades esportivas (Xbox 360 Kinect Sportstm). Participaram do GF 14 pessoas (55 a 77 anos). Um moderador treinado conduziu o GF, sendo as sessões gravadas em audio e transcritas, posteriormente, para análise. A técnica de análise de conteúdo foi realizada utilizando o software ATLAS.ti®. Os participantes relataram benefícios psicológicos (autoestima, concentração, humor, raciocínio, memória e bem estar), físicos (agilidade e condições físicas) e de interação social (troca de experiências, amizade e competitividade). Quanto às experiências vivenciadas pelo grupo, a inovação, a ludicidade e o estímulo visual foram citados como características dos jogos. A percepção de benefícios com a prática de exergames facilita a adesão ao exercício e aumenta a motivação dos participantes. |
id |
ABRASCO-2_584c93193ef886e8063ddf1fb98d6fa6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-81232016000401033 |
network_acronym_str |
ABRASCO-2 |
network_name_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção de adultos mais velhos quanto à participação em programa de exercício físico com exergames: estudo qualitativoPesquisa qualitativaAtividade físicaTerapia de exposição à realidade virtualResumo Os exergames, videogames ativos, necessitam do movimento corporal e vêm sendo utilizados como alternativa para aumentar o nível de atividade física de pessoas de diferentes faixas etárias. Este estudo qualitativo investigou a percepção de adultos mais velhos quanto à prática de exergames. O grupo focal (GF) foi conduzido após 12 semanas da realização de um programa de exercícios físicos com exergames (50 min., 3dias/semana), utilizando jogos eletrônicos que simulam atividades esportivas (Xbox 360 Kinect Sportstm). Participaram do GF 14 pessoas (55 a 77 anos). Um moderador treinado conduziu o GF, sendo as sessões gravadas em audio e transcritas, posteriormente, para análise. A técnica de análise de conteúdo foi realizada utilizando o software ATLAS.ti®. Os participantes relataram benefícios psicológicos (autoestima, concentração, humor, raciocínio, memória e bem estar), físicos (agilidade e condições físicas) e de interação social (troca de experiências, amizade e competitividade). Quanto às experiências vivenciadas pelo grupo, a inovação, a ludicidade e o estímulo visual foram citados como características dos jogos. A percepção de benefícios com a prática de exergames facilita a adesão ao exercício e aumenta a motivação dos participantes.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000401033Ciência & Saúde Coletiva v.21 n.4 2016reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1413-81232015214.11812015info:eu-repo/semantics/openAccessMeneghini,VandrizeBarbosa,Aline RodriguesMello,Ana Lúcia Schaefer Ferreira deBonetti,AlbertinaGuimarães,Alexsander Vieirapor2016-06-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232016000401033Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2016-06-28T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção de adultos mais velhos quanto à participação em programa de exercício físico com exergames: estudo qualitativo |
title |
Percepção de adultos mais velhos quanto à participação em programa de exercício físico com exergames: estudo qualitativo |
spellingShingle |
Percepção de adultos mais velhos quanto à participação em programa de exercício físico com exergames: estudo qualitativo Meneghini,Vandrize Pesquisa qualitativa Atividade física Terapia de exposição à realidade virtual |
title_short |
Percepção de adultos mais velhos quanto à participação em programa de exercício físico com exergames: estudo qualitativo |
title_full |
Percepção de adultos mais velhos quanto à participação em programa de exercício físico com exergames: estudo qualitativo |
title_fullStr |
Percepção de adultos mais velhos quanto à participação em programa de exercício físico com exergames: estudo qualitativo |
title_full_unstemmed |
Percepção de adultos mais velhos quanto à participação em programa de exercício físico com exergames: estudo qualitativo |
title_sort |
Percepção de adultos mais velhos quanto à participação em programa de exercício físico com exergames: estudo qualitativo |
author |
Meneghini,Vandrize |
author_facet |
Meneghini,Vandrize Barbosa,Aline Rodrigues Mello,Ana Lúcia Schaefer Ferreira de Bonetti,Albertina Guimarães,Alexsander Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa,Aline Rodrigues Mello,Ana Lúcia Schaefer Ferreira de Bonetti,Albertina Guimarães,Alexsander Vieira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meneghini,Vandrize Barbosa,Aline Rodrigues Mello,Ana Lúcia Schaefer Ferreira de Bonetti,Albertina Guimarães,Alexsander Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa qualitativa Atividade física Terapia de exposição à realidade virtual |
topic |
Pesquisa qualitativa Atividade física Terapia de exposição à realidade virtual |
description |
Resumo Os exergames, videogames ativos, necessitam do movimento corporal e vêm sendo utilizados como alternativa para aumentar o nível de atividade física de pessoas de diferentes faixas etárias. Este estudo qualitativo investigou a percepção de adultos mais velhos quanto à prática de exergames. O grupo focal (GF) foi conduzido após 12 semanas da realização de um programa de exercícios físicos com exergames (50 min., 3dias/semana), utilizando jogos eletrônicos que simulam atividades esportivas (Xbox 360 Kinect Sportstm). Participaram do GF 14 pessoas (55 a 77 anos). Um moderador treinado conduziu o GF, sendo as sessões gravadas em audio e transcritas, posteriormente, para análise. A técnica de análise de conteúdo foi realizada utilizando o software ATLAS.ti®. Os participantes relataram benefícios psicológicos (autoestima, concentração, humor, raciocínio, memória e bem estar), físicos (agilidade e condições físicas) e de interação social (troca de experiências, amizade e competitividade). Quanto às experiências vivenciadas pelo grupo, a inovação, a ludicidade e o estímulo visual foram citados como características dos jogos. A percepção de benefícios com a prática de exergames facilita a adesão ao exercício e aumenta a motivação dos participantes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000401033 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000401033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-81232015214.11812015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva v.21 n.4 2016 reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online) instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) instacron:ABRASCO |
instname_str |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
instacron_str |
ABRASCO |
institution |
ABRASCO |
reponame_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
collection |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br |
_version_ |
1754213038450278400 |