A influência do uso do Nintendo WII® na reabilitação de um paciente com sequelas de acidente vascular cerebral: um estudo de caso/The influence of the use of Nintendo Wii® in a rehabilitation process of a patient with stroke sequels: a case study
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Data de Publicação: | 2020 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revisbrato |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/28651 |
Resumo: | Atualmente, dentre as diversas possibilidades para a reabilitação de pessoas com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), os jogos de realidade virtual representam um recurso inovador no tratamento, com o incentivo do uso de funções motoras, através da experiência do indivíduo com o meio virtual, aumentando o engajamento, pelo caráter lúdico. O Nintendo Wii® é um equipamento muito utilizado terapeuticamente por apresentar uma gama variada de jogos, proporcionando diversos benefícios. Esta pesquisa objetivou verificar a influência do jogo de boxe do Nintendo Wii® no processo de reabilitação de um sujeito com sequelas de AVC. O indivíduo participou, duas vezes por semana, durante um mês, jogando partidas de boxe a partir de um protocolo estabelecido para este estudo. Foram aplicados instrumentos de avaliação (anamnese, Goniometria, Índice de Barthel, COPM, Escala de Ashworth, Escala de Lawton e Brody e questionário pré e pós sessão) a fim de avaliar aspectos do desempenho ocupacional antes e após a fase de jogos. Os dados foram analisados de forma descritiva e comparativa pré e pós-teste. Os resultados não apresentaram alterações significativas, sendo uma possível explicação o fato de o participante já apresentar importante independência em suas atividades da vida diária e atividades instrumentais da vida diária. No entanto, qualitativamente, relatou melhoras na movimentação no hemicorpo afetado e no desempenho das atividades em que apontava maiores dificuldades. Conclui-se que a reabilitação através do jogo de boxe do Nintendo Wii®, utilizado concomitante a outros tratamentos, pode contribuir na melhora na funcionalidade do indivíduo com sequelas de AVC.Palavras-chave: Terapia de Exposição à Realidade Virtual; Reabilitação; Acidente Vascular Cerebral Abstract: Currently, among the many possibilities for rehabilitation of people with stroke impairments, virtual reality games represent an innovative resource in the treatment, with the encouragement of the use of motor functions, through the individual's experience with the virtual environment, increasing the engagement, by the playful character. Nintendo Wii® is a device widely used therapeutically because it has a wide range of games, providing several benefits. This research aimed to verify the influence of the Nintendo Wii® boxing game on the rehabilitation process of a subject with stroke sequelae. The subject participated twice a week for a month, playing boxing matches following a protocol established for this study. Assessment instruments (anamnesis, Goniometry, Barthel Index, COPM, Ashworth Scale, Lawton and Brody Scale and pre and post session questionnaire) were applied to evaluate aspects of occupational performance before and after the games phase. Data were analyzed descriptively and comparatively before and after the test. The results did not present significant alterations, being a possible explanation the fact that the participant already presents important independence in their activities of daily living and instrumental activities of daily living. However, qualitatively, reported improvements in movement in the affected hemibody and in the performance of activities in which it pointed to greater difficulties. It is concluded that rehabilitation through Nintendo Wii® boxing game, used concomitantly with other treatments, can contribute to the improvement of the individual's functionality with stroke sequelae.Keywords: Virtual Reality Exposure Therapy; Rehabilitation; Stroke Resumen: Actualmente, entre las varias posibilidades de rehabilitación de personas com secuelas de accidente cerebrovascular (ACV), los juegos de realidad virtual representan un recurso innovador en el tratamiento, con el fomento del uso de funciones motoras, a través de la experiencia del individuo con la realidad virtual, aumentando los procesos de participación, por por su caracteristica lúdica. La Nintendo Wii® es el equipo ampliamente utilizado terapéuticamente porque tiene una amplia gama de juegos, proporcionando muchos beneficios. Esta investigación tuvo como objetivo verificar la influencia del juego de boxeo de la Nintendo Wii® en el proceso de rehabilitación de un sujeto con secuelas de ACV. El individuo participó dos veces por semana durante un mes, jugando partidos de boxeo siguiendo un protocolo establecido para este estudio. Se aplicaron herramientas de evaluación (anamnesis, goniometría, índice de Barthel, COPM, escala de Ashworth, escala de Lawton y Brody y cuestionario pre y post sesión) para evaluar aspectos del desempeño ocupacional antes y después de la fase de juegos. Los datos fueron analizados de forma descriptiva y comparativa pre y post-test. Los resultados no presentaron alteraciones significativas, siendo una posible explicación el hecho de que el participante ya tiene una independencia importante en sus actividades de la vida diaria y actividades instrumentales de la vida diaria. Sin embargo, cualitativamente, el informó mejoras en el movimiento en el hemi-cuerpo afectado y en el desempeño de actividades en las que señaló mayores dificultades. Se concluye que la rehabilitación a través del juego de boxeo Nintendo Wii®, usado concomitantemente con otros tratamientos, puede contribuir a la mejora de la funcionalidad del individuo con secuelas de ACV.Palabras-clave: Terapia de Exposición Mediante Realidad Virtual, Rehabilitación, Accidente Cerebrovascular |
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A influência do uso do Nintendo WII® na reabilitação de um paciente com sequelas de acidente vascular cerebral: um estudo de caso/The influence of the use of Nintendo Wii® in a rehabilitation process of a patient with stroke sequels: a case studyFisioterapia e Terapia Ocupacional; SaúdeTerapia de Exposição à Realidade Virtual; Reabilitação; Acidente Vascular CerebralTerapia de Exposição à Realidade VirtualAtualmente, dentre as diversas possibilidades para a reabilitação de pessoas com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), os jogos de realidade virtual representam um recurso inovador no tratamento, com o incentivo do uso de funções motoras, através da experiência do indivíduo com o meio virtual, aumentando o engajamento, pelo caráter lúdico. O Nintendo Wii® é um equipamento muito utilizado terapeuticamente por apresentar uma gama variada de jogos, proporcionando diversos benefícios. Esta pesquisa objetivou verificar a influência do jogo de boxe do Nintendo Wii® no processo de reabilitação de um sujeito com sequelas de AVC. O indivíduo participou, duas vezes por semana, durante um mês, jogando partidas de boxe a partir de um protocolo estabelecido para este estudo. Foram aplicados instrumentos de avaliação (anamnese, Goniometria, Índice de Barthel, COPM, Escala de Ashworth, Escala de Lawton e Brody e questionário pré e pós sessão) a fim de avaliar aspectos do desempenho ocupacional antes e após a fase de jogos. Os dados foram analisados de forma descritiva e comparativa pré e pós-teste. Os resultados não apresentaram alterações significativas, sendo uma possível explicação o fato de o participante já apresentar importante independência em suas atividades da vida diária e atividades instrumentais da vida diária. No entanto, qualitativamente, relatou melhoras na movimentação no hemicorpo afetado e no desempenho das atividades em que apontava maiores dificuldades. Conclui-se que a reabilitação através do jogo de boxe do Nintendo Wii®, utilizado concomitante a outros tratamentos, pode contribuir na melhora na funcionalidade do indivíduo com sequelas de AVC.Palavras-chave: Terapia de Exposição à Realidade Virtual; Reabilitação; Acidente Vascular Cerebral Abstract: Currently, among the many possibilities for rehabilitation of people with stroke impairments, virtual reality games represent an innovative resource in the treatment, with the encouragement of the use of motor functions, through the individual's experience with the virtual environment, increasing the engagement, by the playful character. Nintendo Wii® is a device widely used therapeutically because it has a wide range of games, providing several benefits. This research aimed to verify the influence of the Nintendo Wii® boxing game on the rehabilitation process of a subject with stroke sequelae. The subject participated twice a week for a month, playing boxing matches following a protocol established for this study. Assessment instruments (anamnesis, Goniometry, Barthel Index, COPM, Ashworth Scale, Lawton and Brody Scale and pre and post session questionnaire) were applied to evaluate aspects of occupational performance before and after the games phase. Data were analyzed descriptively and comparatively before and after the test. The results did not present significant alterations, being a possible explanation the fact that the participant already presents important independence in their activities of daily living and instrumental activities of daily living. However, qualitatively, reported improvements in movement in the affected hemibody and in the performance of activities in which it pointed to greater difficulties. It is concluded that rehabilitation through Nintendo Wii® boxing game, used concomitantly with other treatments, can contribute to the improvement of the individual's functionality with stroke sequelae.Keywords: Virtual Reality Exposure Therapy; Rehabilitation; Stroke Resumen: Actualmente, entre las varias posibilidades de rehabilitación de personas com secuelas de accidente cerebrovascular (ACV), los juegos de realidad virtual representan un recurso innovador en el tratamiento, con el fomento del uso de funciones motoras, a través de la experiencia del individuo con la realidad virtual, aumentando los procesos de participación, por por su caracteristica lúdica. La Nintendo Wii® es el equipo ampliamente utilizado terapéuticamente porque tiene una amplia gama de juegos, proporcionando muchos beneficios. Esta investigación tuvo como objetivo verificar la influencia del juego de boxeo de la Nintendo Wii® en el proceso de rehabilitación de un sujeto con secuelas de ACV. El individuo participó dos veces por semana durante un mes, jugando partidos de boxeo siguiendo un protocolo establecido para este estudio. Se aplicaron herramientas de evaluación (anamnesis, goniometría, índice de Barthel, COPM, escala de Ashworth, escala de Lawton y Brody y cuestionario pre y post sesión) para evaluar aspectos del desempeño ocupacional antes y después de la fase de juegos. Los datos fueron analizados de forma descriptiva y comparativa pre y post-test. Los resultados no presentaron alteraciones significativas, siendo una posible explicación el hecho de que el participante ya tiene una independencia importante en sus actividades de la vida diaria y actividades instrumentales de la vida diaria. Sin embargo, cualitativamente, el informó mejoras en el movimiento en el hemi-cuerpo afectado y en el desempeño de actividades en las que señaló mayores dificultades. Se concluye que la rehabilitación a través del juego de boxeo Nintendo Wii®, usado concomitantemente con otros tratamientos, puede contribuir a la mejora de la funcionalidad del individuo con secuelas de ACV.Palabras-clave: Terapia de Exposición Mediante Realidad Virtual, Rehabilitación, Accidente CerebrovascularUniversidade Federal do Rio de JaneiroCoutinho, Nádia BoldiMendes, Paulo Vinícius BragaSime, Mariana Midori2020-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/2865110.47222/2526-3544.rbto28651Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 4, n. 1 (2020): (ISSN eletrônico 2526-3544); 81-892526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/28651/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/28651/9168https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/28651/9169https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/28651/9170/*ref*/Malfatti SM; Coutinho EAG; Santos S. Utilizando Realidade Virtual e Wiimote para a Criação de Jogos Voltados à Reabilitação. Proceedings of SBGames, 2011./*ref*/Cruz DMC; Toyoda CY. Terapia Ocupacional no Tratamento do AVC. ComCiência. 2009; 109./*ref*/Page SJ; Gater RD; Backy-y-Rita P. Reconsidering the motor recovery plateau in stroke Rehabilitation. Arch Phys Med Rehabil. 2004; 85(8):1277-1281. DOI: 10.1016/j.apmr.2003.12.031./*ref*/Souza LB; Paim CRP; Imamura M; Alfieri FM. Uso do ambiente de realidade virtual para reabilitação de acidente vascular encefálico. Acta Fisiatr. 2012; 18(4):217-221 DOI: 10.5935/0104-7795.20110010./*ref*/Grande AAB; Galvão FRO; Gondim LCA. Reabilitação virtual através do vídeo game: relato de caso no tratamento de um paciente com lesão alta dos nervos medianos e ulnar. Acta Fisiatr. 2011; 18(3):157-162./*ref*/Aramaki AL; Sampaio RF; Reis ACS; Cavalcanti A; Dutra FCMS. Virtual reality in the rehabilitation of patients with stroke: an integrative review. Arq. 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A influência do uso do Nintendo WII® na reabilitação de um paciente com sequelas de acidente vascular cerebral: um estudo de caso/The influence of the use of Nintendo Wii® in a rehabilitation process of a patient with stroke sequels: a case study Coutinho, Nádia Boldi Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Saúde Terapia de Exposição à Realidade Virtual; Reabilitação; Acidente Vascular Cerebral Terapia de Exposição à Realidade Virtual |
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Atualmente, dentre as diversas possibilidades para a reabilitação de pessoas com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), os jogos de realidade virtual representam um recurso inovador no tratamento, com o incentivo do uso de funções motoras, através da experiência do indivíduo com o meio virtual, aumentando o engajamento, pelo caráter lúdico. O Nintendo Wii® é um equipamento muito utilizado terapeuticamente por apresentar uma gama variada de jogos, proporcionando diversos benefícios. Esta pesquisa objetivou verificar a influência do jogo de boxe do Nintendo Wii® no processo de reabilitação de um sujeito com sequelas de AVC. O indivíduo participou, duas vezes por semana, durante um mês, jogando partidas de boxe a partir de um protocolo estabelecido para este estudo. Foram aplicados instrumentos de avaliação (anamnese, Goniometria, Índice de Barthel, COPM, Escala de Ashworth, Escala de Lawton e Brody e questionário pré e pós sessão) a fim de avaliar aspectos do desempenho ocupacional antes e após a fase de jogos. Os dados foram analisados de forma descritiva e comparativa pré e pós-teste. Os resultados não apresentaram alterações significativas, sendo uma possível explicação o fato de o participante já apresentar importante independência em suas atividades da vida diária e atividades instrumentais da vida diária. No entanto, qualitativamente, relatou melhoras na movimentação no hemicorpo afetado e no desempenho das atividades em que apontava maiores dificuldades. Conclui-se que a reabilitação através do jogo de boxe do Nintendo Wii®, utilizado concomitante a outros tratamentos, pode contribuir na melhora na funcionalidade do indivíduo com sequelas de AVC.Palavras-chave: Terapia de Exposição à Realidade Virtual; Reabilitação; Acidente Vascular Cerebral Abstract: Currently, among the many possibilities for rehabilitation of people with stroke impairments, virtual reality games represent an innovative resource in the treatment, with the encouragement of the use of motor functions, through the individual's experience with the virtual environment, increasing the engagement, by the playful character. Nintendo Wii® is a device widely used therapeutically because it has a wide range of games, providing several benefits. This research aimed to verify the influence of the Nintendo Wii® boxing game on the rehabilitation process of a subject with stroke sequelae. The subject participated twice a week for a month, playing boxing matches following a protocol established for this study. Assessment instruments (anamnesis, Goniometry, Barthel Index, COPM, Ashworth Scale, Lawton and Brody Scale and pre and post session questionnaire) were applied to evaluate aspects of occupational performance before and after the games phase. Data were analyzed descriptively and comparatively before and after the test. The results did not present significant alterations, being a possible explanation the fact that the participant already presents important independence in their activities of daily living and instrumental activities of daily living. However, qualitatively, reported improvements in movement in the affected hemibody and in the performance of activities in which it pointed to greater difficulties. It is concluded that rehabilitation through Nintendo Wii® boxing game, used concomitantly with other treatments, can contribute to the improvement of the individual's functionality with stroke sequelae.Keywords: Virtual Reality Exposure Therapy; Rehabilitation; Stroke Resumen: Actualmente, entre las varias posibilidades de rehabilitación de personas com secuelas de accidente cerebrovascular (ACV), los juegos de realidad virtual representan un recurso innovador en el tratamiento, con el fomento del uso de funciones motoras, a través de la experiencia del individuo con la realidad virtual, aumentando los procesos de participación, por por su caracteristica lúdica. La Nintendo Wii® es el equipo ampliamente utilizado terapéuticamente porque tiene una amplia gama de juegos, proporcionando muchos beneficios. Esta investigación tuvo como objetivo verificar la influencia del juego de boxeo de la Nintendo Wii® en el proceso de rehabilitación de un sujeto con secuelas de ACV. El individuo participó dos veces por semana durante un mes, jugando partidos de boxeo siguiendo un protocolo establecido para este estudio. Se aplicaron herramientas de evaluación (anamnesis, goniometría, índice de Barthel, COPM, escala de Ashworth, escala de Lawton y Brody y cuestionario pre y post sesión) para evaluar aspectos del desempeño ocupacional antes y después de la fase de juegos. Los datos fueron analizados de forma descriptiva y comparativa pre y post-test. Los resultados no presentaron alteraciones significativas, siendo una posible explicación el hecho de que el participante ya tiene una independencia importante en sus actividades de la vida diaria y actividades instrumentales de la vida diaria. Sin embargo, cualitativamente, el informó mejoras en el movimiento en el hemi-cuerpo afectado y en el desempeño de actividades en las que señaló mayores dificultades. Se concluye que la rehabilitación a través del juego de boxeo Nintendo Wii®, usado concomitantemente con otros tratamientos, puede contribuir a la mejora de la funcionalidad del individuo con secuelas de ACV.Palabras-clave: Terapia de Exposición Mediante Realidad Virtual, Rehabilitación, Accidente Cerebrovascular |
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Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 4, n. 1 (2020): (ISSN eletrônico 2526-3544); 81-89 2526-3544 reponame:Revisbrato instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
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