Avaliação de Serviços de Saúde Mental Brasileiros: satisfação dos usuários e fatores associados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Sarah Nascimento
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima,Marina Guimarães, Ruas,Cristina Mariano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018001103799
Resumo: Resumo A satisfação dos usuários é um importante critério para avaliar a qualidade dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O objetivo foi avaliar a satisfação de usuários dos principais CAPS de uma região de Minas Gerais e seus fatores associados. Foi realizado um estudo transversal em 11 CAPS, os usuários foram entrevistados para aplicação da Escala de Avaliação da Satisfação dos Usuários com os Serviços de Saúde Mental e um formulário semi-estruturado com variáveis sociodemográficas e clínicas. Os usuários estavam satisfeitos com os CAPS, sobretudo quanto à competência dos profissionais, acolhida e ajuda recebida no serviço. Condições físicas e conforto do serviço obtiveram os menores escores na escala de avaliação de satisfação. Verificou-se que quase metade dos usuários não conhecia aspectos básicos de sua terapia medicamentosa, como o nome dos medicamentos em uso, e um terço relatou que já fez uso inadequado destes. Os usuários dos CAPS álcool e drogas ou de serviços de médio porte estavam mais satisfeitos que os dos CAPS saúde mental ou serviços com funcionamento 24h. Os usuários estão satisfeitos com o modelo de atenção praticado nos CAPS, embora detectada a necessidade de melhorias na estrutura física, mecanismos de participação e empoderamento dos usuários.
id ABRASCO-2_5f811307b32f71b26d281951391dc80f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232018001103799
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de Serviços de Saúde Mental Brasileiros: satisfação dos usuários e fatores associadosAvaliação de serviços de saúdeServiços de saúde mentalSatisfação do pacienteResumo A satisfação dos usuários é um importante critério para avaliar a qualidade dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O objetivo foi avaliar a satisfação de usuários dos principais CAPS de uma região de Minas Gerais e seus fatores associados. Foi realizado um estudo transversal em 11 CAPS, os usuários foram entrevistados para aplicação da Escala de Avaliação da Satisfação dos Usuários com os Serviços de Saúde Mental e um formulário semi-estruturado com variáveis sociodemográficas e clínicas. Os usuários estavam satisfeitos com os CAPS, sobretudo quanto à competência dos profissionais, acolhida e ajuda recebida no serviço. Condições físicas e conforto do serviço obtiveram os menores escores na escala de avaliação de satisfação. Verificou-se que quase metade dos usuários não conhecia aspectos básicos de sua terapia medicamentosa, como o nome dos medicamentos em uso, e um terço relatou que já fez uso inadequado destes. Os usuários dos CAPS álcool e drogas ou de serviços de médio porte estavam mais satisfeitos que os dos CAPS saúde mental ou serviços com funcionamento 24h. Os usuários estão satisfeitos com o modelo de atenção praticado nos CAPS, embora detectada a necessidade de melhorias na estrutura física, mecanismos de participação e empoderamento dos usuários.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2018-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018001103799Ciência & Saúde Coletiva v.23 n.11 2018reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1413-812320182311.25722016info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Sarah NascimentoLima,Marina GuimarãesRuas,Cristina Marianopor2018-11-26T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232018001103799Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2018-11-26T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de Serviços de Saúde Mental Brasileiros: satisfação dos usuários e fatores associados
title Avaliação de Serviços de Saúde Mental Brasileiros: satisfação dos usuários e fatores associados
spellingShingle Avaliação de Serviços de Saúde Mental Brasileiros: satisfação dos usuários e fatores associados
Silva,Sarah Nascimento
Avaliação de serviços de saúde
Serviços de saúde mental
Satisfação do paciente
title_short Avaliação de Serviços de Saúde Mental Brasileiros: satisfação dos usuários e fatores associados
title_full Avaliação de Serviços de Saúde Mental Brasileiros: satisfação dos usuários e fatores associados
title_fullStr Avaliação de Serviços de Saúde Mental Brasileiros: satisfação dos usuários e fatores associados
title_full_unstemmed Avaliação de Serviços de Saúde Mental Brasileiros: satisfação dos usuários e fatores associados
title_sort Avaliação de Serviços de Saúde Mental Brasileiros: satisfação dos usuários e fatores associados
author Silva,Sarah Nascimento
author_facet Silva,Sarah Nascimento
Lima,Marina Guimarães
Ruas,Cristina Mariano
author_role author
author2 Lima,Marina Guimarães
Ruas,Cristina Mariano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Sarah Nascimento
Lima,Marina Guimarães
Ruas,Cristina Mariano
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de serviços de saúde
Serviços de saúde mental
Satisfação do paciente
topic Avaliação de serviços de saúde
Serviços de saúde mental
Satisfação do paciente
description Resumo A satisfação dos usuários é um importante critério para avaliar a qualidade dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O objetivo foi avaliar a satisfação de usuários dos principais CAPS de uma região de Minas Gerais e seus fatores associados. Foi realizado um estudo transversal em 11 CAPS, os usuários foram entrevistados para aplicação da Escala de Avaliação da Satisfação dos Usuários com os Serviços de Saúde Mental e um formulário semi-estruturado com variáveis sociodemográficas e clínicas. Os usuários estavam satisfeitos com os CAPS, sobretudo quanto à competência dos profissionais, acolhida e ajuda recebida no serviço. Condições físicas e conforto do serviço obtiveram os menores escores na escala de avaliação de satisfação. Verificou-se que quase metade dos usuários não conhecia aspectos básicos de sua terapia medicamentosa, como o nome dos medicamentos em uso, e um terço relatou que já fez uso inadequado destes. Os usuários dos CAPS álcool e drogas ou de serviços de médio porte estavam mais satisfeitos que os dos CAPS saúde mental ou serviços com funcionamento 24h. Os usuários estão satisfeitos com o modelo de atenção praticado nos CAPS, embora detectada a necessidade de melhorias na estrutura física, mecanismos de participação e empoderamento dos usuários.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018001103799
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018001103799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-812320182311.25722016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.23 n.11 2018
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213042685476864