Satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental: a percepção de mudanças como preditora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Mônia Aparecida da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bandeira,Marina, Scalon,João Domingos, Quaglia,Maria Amélia Cesari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852012000200002
Resumo: OBJETIVOS: O principal objetivo deste estudo foi investigar as variáveis preditoras da satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental. Como objetivo secundário, avaliaram-se os níveis de mudança percebida e de satisfação dos pacientes. MÉTODO: Foi realizado um estudo de corte transversal, do tipo correlacional, com 110 pacientes psiquiátricos atendidos em três serviços públicos de saúde mental. Os pacientes foram entrevistados para aplicação da Escala de Mudança Percebida (EMP) e da Escala de Satisfação dos Pacientes com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR). RESULTADOS: O principal resultado encontrado foi que a percepção de mudança pelos pacientes constituiu a variável preditora mais importante da satisfação e, em segundo lugar, a maior idade. Foi detectada alta satisfação dos pacientes com os serviços e escores de percepção de mudança diferenciados em relação aos diferentes aspectos dos serviços avaliados. CONCLUSÃO: Este estudo revela a importância da percepção dos próprios pacientes sobre os resultados do tratamento como preditora da satisfação com os serviços. Os construtos de satisfação e percepção de mudança se revelaram importantes na avaliação dos serviços de saúde mental. Estudos longitudinais e com amostras maiores e aleatórias poderão fornecer dados adicionais para a reavaliação desses resultados.
id UFRJ-6_36e88fef3a3b094a6e740a2c272e1103
oai_identifier_str oai:scielo:S0047-20852012000200002
network_acronym_str UFRJ-6
network_name_str Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online)
repository_id_str
spelling Satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental: a percepção de mudanças como preditoraSatisfação do pacienteserviços de saúde mentalavaliação de resultados (cuidados de saúde)OBJETIVOS: O principal objetivo deste estudo foi investigar as variáveis preditoras da satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental. Como objetivo secundário, avaliaram-se os níveis de mudança percebida e de satisfação dos pacientes. MÉTODO: Foi realizado um estudo de corte transversal, do tipo correlacional, com 110 pacientes psiquiátricos atendidos em três serviços públicos de saúde mental. Os pacientes foram entrevistados para aplicação da Escala de Mudança Percebida (EMP) e da Escala de Satisfação dos Pacientes com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR). RESULTADOS: O principal resultado encontrado foi que a percepção de mudança pelos pacientes constituiu a variável preditora mais importante da satisfação e, em segundo lugar, a maior idade. Foi detectada alta satisfação dos pacientes com os serviços e escores de percepção de mudança diferenciados em relação aos diferentes aspectos dos serviços avaliados. CONCLUSÃO: Este estudo revela a importância da percepção dos próprios pacientes sobre os resultados do tratamento como preditora da satisfação com os serviços. Os construtos de satisfação e percepção de mudança se revelaram importantes na avaliação dos serviços de saúde mental. Estudos longitudinais e com amostras maiores e aleatórias poderão fornecer dados adicionais para a reavaliação desses resultados.Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852012000200002Jornal Brasileiro de Psiquiatria v.61 n.2 2012reponame:Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S0047-20852012000200002info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Mônia Aparecida daBandeira,MarinaScalon,João DomingosQuaglia,Maria Amélia Cesaripor2012-07-11T00:00:00Zoai:scielo:S0047-20852012000200002Revistahttp://portalrev.enfermagem.bvs.br/index.php?issn=0047-2085&lang=ptONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||editora@ipub.ufrj.br1982-02080047-2085opendoar:2012-07-11T00:00Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental: a percepção de mudanças como preditora
title Satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental: a percepção de mudanças como preditora
spellingShingle Satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental: a percepção de mudanças como preditora
Silva,Mônia Aparecida da
Satisfação do paciente
serviços de saúde mental
avaliação de resultados (cuidados de saúde)
title_short Satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental: a percepção de mudanças como preditora
title_full Satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental: a percepção de mudanças como preditora
title_fullStr Satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental: a percepção de mudanças como preditora
title_full_unstemmed Satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental: a percepção de mudanças como preditora
title_sort Satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental: a percepção de mudanças como preditora
author Silva,Mônia Aparecida da
author_facet Silva,Mônia Aparecida da
Bandeira,Marina
Scalon,João Domingos
Quaglia,Maria Amélia Cesari
author_role author
author2 Bandeira,Marina
Scalon,João Domingos
Quaglia,Maria Amélia Cesari
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Mônia Aparecida da
Bandeira,Marina
Scalon,João Domingos
Quaglia,Maria Amélia Cesari
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do paciente
serviços de saúde mental
avaliação de resultados (cuidados de saúde)
topic Satisfação do paciente
serviços de saúde mental
avaliação de resultados (cuidados de saúde)
description OBJETIVOS: O principal objetivo deste estudo foi investigar as variáveis preditoras da satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental. Como objetivo secundário, avaliaram-se os níveis de mudança percebida e de satisfação dos pacientes. MÉTODO: Foi realizado um estudo de corte transversal, do tipo correlacional, com 110 pacientes psiquiátricos atendidos em três serviços públicos de saúde mental. Os pacientes foram entrevistados para aplicação da Escala de Mudança Percebida (EMP) e da Escala de Satisfação dos Pacientes com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR). RESULTADOS: O principal resultado encontrado foi que a percepção de mudança pelos pacientes constituiu a variável preditora mais importante da satisfação e, em segundo lugar, a maior idade. Foi detectada alta satisfação dos pacientes com os serviços e escores de percepção de mudança diferenciados em relação aos diferentes aspectos dos serviços avaliados. CONCLUSÃO: Este estudo revela a importância da percepção dos próprios pacientes sobre os resultados do tratamento como preditora da satisfação com os serviços. Os construtos de satisfação e percepção de mudança se revelaram importantes na avaliação dos serviços de saúde mental. Estudos longitudinais e com amostras maiores e aleatórias poderão fornecer dados adicionais para a reavaliação desses resultados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852012000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852012000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0047-20852012000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Psiquiatria v.61 n.2 2012
reponame:Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online)
collection Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||editora@ipub.ufrj.br
_version_ 1750128246088794112