Satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental: a percepção de mudanças como preditora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852012000200002 |
Resumo: | OBJETIVOS: O principal objetivo deste estudo foi investigar as variáveis preditoras da satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental. Como objetivo secundário, avaliaram-se os níveis de mudança percebida e de satisfação dos pacientes. MÉTODO: Foi realizado um estudo de corte transversal, do tipo correlacional, com 110 pacientes psiquiátricos atendidos em três serviços públicos de saúde mental. Os pacientes foram entrevistados para aplicação da Escala de Mudança Percebida (EMP) e da Escala de Satisfação dos Pacientes com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR). RESULTADOS: O principal resultado encontrado foi que a percepção de mudança pelos pacientes constituiu a variável preditora mais importante da satisfação e, em segundo lugar, a maior idade. Foi detectada alta satisfação dos pacientes com os serviços e escores de percepção de mudança diferenciados em relação aos diferentes aspectos dos serviços avaliados. CONCLUSÃO: Este estudo revela a importância da percepção dos próprios pacientes sobre os resultados do tratamento como preditora da satisfação com os serviços. Os construtos de satisfação e percepção de mudança se revelaram importantes na avaliação dos serviços de saúde mental. Estudos longitudinais e com amostras maiores e aleatórias poderão fornecer dados adicionais para a reavaliação desses resultados. |
id |
UFRJ-6_36e88fef3a3b094a6e740a2c272e1103 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0047-20852012000200002 |
network_acronym_str |
UFRJ-6 |
network_name_str |
Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental: a percepção de mudanças como preditoraSatisfação do pacienteserviços de saúde mentalavaliação de resultados (cuidados de saúde)OBJETIVOS: O principal objetivo deste estudo foi investigar as variáveis preditoras da satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental. Como objetivo secundário, avaliaram-se os níveis de mudança percebida e de satisfação dos pacientes. MÉTODO: Foi realizado um estudo de corte transversal, do tipo correlacional, com 110 pacientes psiquiátricos atendidos em três serviços públicos de saúde mental. Os pacientes foram entrevistados para aplicação da Escala de Mudança Percebida (EMP) e da Escala de Satisfação dos Pacientes com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR). RESULTADOS: O principal resultado encontrado foi que a percepção de mudança pelos pacientes constituiu a variável preditora mais importante da satisfação e, em segundo lugar, a maior idade. Foi detectada alta satisfação dos pacientes com os serviços e escores de percepção de mudança diferenciados em relação aos diferentes aspectos dos serviços avaliados. CONCLUSÃO: Este estudo revela a importância da percepção dos próprios pacientes sobre os resultados do tratamento como preditora da satisfação com os serviços. Os construtos de satisfação e percepção de mudança se revelaram importantes na avaliação dos serviços de saúde mental. Estudos longitudinais e com amostras maiores e aleatórias poderão fornecer dados adicionais para a reavaliação desses resultados.Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852012000200002Jornal Brasileiro de Psiquiatria v.61 n.2 2012reponame:Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S0047-20852012000200002info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Mônia Aparecida daBandeira,MarinaScalon,João DomingosQuaglia,Maria Amélia Cesaripor2012-07-11T00:00:00Zoai:scielo:S0047-20852012000200002Revistahttp://portalrev.enfermagem.bvs.br/index.php?issn=0047-2085&lang=ptONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||editora@ipub.ufrj.br1982-02080047-2085opendoar:2012-07-11T00:00Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental: a percepção de mudanças como preditora |
title |
Satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental: a percepção de mudanças como preditora |
spellingShingle |
Satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental: a percepção de mudanças como preditora Silva,Mônia Aparecida da Satisfação do paciente serviços de saúde mental avaliação de resultados (cuidados de saúde) |
title_short |
Satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental: a percepção de mudanças como preditora |
title_full |
Satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental: a percepção de mudanças como preditora |
title_fullStr |
Satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental: a percepção de mudanças como preditora |
title_full_unstemmed |
Satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental: a percepção de mudanças como preditora |
title_sort |
Satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental: a percepção de mudanças como preditora |
author |
Silva,Mônia Aparecida da |
author_facet |
Silva,Mônia Aparecida da Bandeira,Marina Scalon,João Domingos Quaglia,Maria Amélia Cesari |
author_role |
author |
author2 |
Bandeira,Marina Scalon,João Domingos Quaglia,Maria Amélia Cesari |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Mônia Aparecida da Bandeira,Marina Scalon,João Domingos Quaglia,Maria Amélia Cesari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação do paciente serviços de saúde mental avaliação de resultados (cuidados de saúde) |
topic |
Satisfação do paciente serviços de saúde mental avaliação de resultados (cuidados de saúde) |
description |
OBJETIVOS: O principal objetivo deste estudo foi investigar as variáveis preditoras da satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental. Como objetivo secundário, avaliaram-se os níveis de mudança percebida e de satisfação dos pacientes. MÉTODO: Foi realizado um estudo de corte transversal, do tipo correlacional, com 110 pacientes psiquiátricos atendidos em três serviços públicos de saúde mental. Os pacientes foram entrevistados para aplicação da Escala de Mudança Percebida (EMP) e da Escala de Satisfação dos Pacientes com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR). RESULTADOS: O principal resultado encontrado foi que a percepção de mudança pelos pacientes constituiu a variável preditora mais importante da satisfação e, em segundo lugar, a maior idade. Foi detectada alta satisfação dos pacientes com os serviços e escores de percepção de mudança diferenciados em relação aos diferentes aspectos dos serviços avaliados. CONCLUSÃO: Este estudo revela a importância da percepção dos próprios pacientes sobre os resultados do tratamento como preditora da satisfação com os serviços. Os construtos de satisfação e percepção de mudança se revelaram importantes na avaliação dos serviços de saúde mental. Estudos longitudinais e com amostras maiores e aleatórias poderão fornecer dados adicionais para a reavaliação desses resultados. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852012000200002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852012000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0047-20852012000200002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Jornal Brasileiro de Psiquiatria v.61 n.2 2012 reponame:Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online) instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online) |
collection |
Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||editora@ipub.ufrj.br |
_version_ |
1750128246088794112 |