Autoavaliação da postura por idosos com e sem hipercifose torácica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasparotto,Lívia Pimenta Renó
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Reis,Camila Costa Ibiapina, Ramos,Luiz Roberto, Santos,José Francisco Quirino dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300018
Resumo: No presente artigo enumeram-se certas diferenças categoriais da percepção de si de idosos, cuja análise é importante para possíveis intervenções. Objetivo: analisar a relação entre a postura apresentada e a autopercepção desta por idosos. Metodologia: participaram 18 idosos do projeto Epidoso II-Unifesp submetidos à avaliação postural. As posturas foram fotografadas e as imagens entregues aos idosos, cujas opiniões foram analisadas por metodologia qualitativa. As falas foram transcritas e categorizadas pela técnica de codificação teórica axial e seletiva, na perspectiva do interacionismo simbólico. Resultados: Identificou-se uma atitude passiva do idoso em relação às alterações posturais. Há uma distorção da imagem corporal por aqueles que apresentam desvio de postura. Participantes que possuíam o alinhamento vertebral adequado mostraram-se mais conscientes sobre seu posicionamento corporal e a importância deste assimilada em fases anteriores à do envelhecimento. Conclusão: a aderência ao autocuidado postural parece ocorrer em fases anteriores à do envelhecimento, devendo ser realizado nestas épocas o trabalho efetivamente preventivo. A despreocupação com a questão postural relaciona-se com a concepção do idoso sobre a noção de envelhecimento que é, em si, o acúmulo de disfunções inevitavelmente simultâneas ou sucessivas.
id ABRASCO-2_64f9f67276648dee42510edb5c1c3611
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232012000300018
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Autoavaliação da postura por idosos com e sem hipercifose torácicaPosturaEnvelhecimentoPercepçãoNo presente artigo enumeram-se certas diferenças categoriais da percepção de si de idosos, cuja análise é importante para possíveis intervenções. Objetivo: analisar a relação entre a postura apresentada e a autopercepção desta por idosos. Metodologia: participaram 18 idosos do projeto Epidoso II-Unifesp submetidos à avaliação postural. As posturas foram fotografadas e as imagens entregues aos idosos, cujas opiniões foram analisadas por metodologia qualitativa. As falas foram transcritas e categorizadas pela técnica de codificação teórica axial e seletiva, na perspectiva do interacionismo simbólico. Resultados: Identificou-se uma atitude passiva do idoso em relação às alterações posturais. Há uma distorção da imagem corporal por aqueles que apresentam desvio de postura. Participantes que possuíam o alinhamento vertebral adequado mostraram-se mais conscientes sobre seu posicionamento corporal e a importância deste assimilada em fases anteriores à do envelhecimento. Conclusão: a aderência ao autocuidado postural parece ocorrer em fases anteriores à do envelhecimento, devendo ser realizado nestas épocas o trabalho efetivamente preventivo. A despreocupação com a questão postural relaciona-se com a concepção do idoso sobre a noção de envelhecimento que é, em si, o acúmulo de disfunções inevitavelmente simultâneas ou sucessivas.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300018Ciência & Saúde Coletiva v.17 n.3 2012reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232012000300018info:eu-repo/semantics/openAccessGasparotto,Lívia Pimenta RenóReis,Camila Costa IbiapinaRamos,Luiz RobertoSantos,José Francisco Quirino dospor2012-03-23T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232012000300018Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2012-03-23T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoavaliação da postura por idosos com e sem hipercifose torácica
title Autoavaliação da postura por idosos com e sem hipercifose torácica
spellingShingle Autoavaliação da postura por idosos com e sem hipercifose torácica
Gasparotto,Lívia Pimenta Renó
Postura
Envelhecimento
Percepção
title_short Autoavaliação da postura por idosos com e sem hipercifose torácica
title_full Autoavaliação da postura por idosos com e sem hipercifose torácica
title_fullStr Autoavaliação da postura por idosos com e sem hipercifose torácica
title_full_unstemmed Autoavaliação da postura por idosos com e sem hipercifose torácica
title_sort Autoavaliação da postura por idosos com e sem hipercifose torácica
author Gasparotto,Lívia Pimenta Renó
author_facet Gasparotto,Lívia Pimenta Renó
Reis,Camila Costa Ibiapina
Ramos,Luiz Roberto
Santos,José Francisco Quirino dos
author_role author
author2 Reis,Camila Costa Ibiapina
Ramos,Luiz Roberto
Santos,José Francisco Quirino dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasparotto,Lívia Pimenta Renó
Reis,Camila Costa Ibiapina
Ramos,Luiz Roberto
Santos,José Francisco Quirino dos
dc.subject.por.fl_str_mv Postura
Envelhecimento
Percepção
topic Postura
Envelhecimento
Percepção
description No presente artigo enumeram-se certas diferenças categoriais da percepção de si de idosos, cuja análise é importante para possíveis intervenções. Objetivo: analisar a relação entre a postura apresentada e a autopercepção desta por idosos. Metodologia: participaram 18 idosos do projeto Epidoso II-Unifesp submetidos à avaliação postural. As posturas foram fotografadas e as imagens entregues aos idosos, cujas opiniões foram analisadas por metodologia qualitativa. As falas foram transcritas e categorizadas pela técnica de codificação teórica axial e seletiva, na perspectiva do interacionismo simbólico. Resultados: Identificou-se uma atitude passiva do idoso em relação às alterações posturais. Há uma distorção da imagem corporal por aqueles que apresentam desvio de postura. Participantes que possuíam o alinhamento vertebral adequado mostraram-se mais conscientes sobre seu posicionamento corporal e a importância deste assimilada em fases anteriores à do envelhecimento. Conclusão: a aderência ao autocuidado postural parece ocorrer em fases anteriores à do envelhecimento, devendo ser realizado nestas épocas o trabalho efetivamente preventivo. A despreocupação com a questão postural relaciona-se com a concepção do idoso sobre a noção de envelhecimento que é, em si, o acúmulo de disfunções inevitavelmente simultâneas ou sucessivas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-81232012000300018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.17 n.3 2012
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213032548892672