Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232021001603715 |
Resumo: | Resumo O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de fatores contextuais e individuais associados à insatisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com o atendimento prestado pelo cirurgião-dentista na Atenção Primária à Saúde. Estudo transversal multinível, fundamentado em dados advindos de uma pesquisa de base nacional para avaliação da satisfação dos usuários com o SUS. Os dados foram coletados pelo Departamento de Ouvidoria Geral do SUS por meio de contato telefônico de uma amostra de 35.393 indivíduos de todo o país. Variáveis contextuais e individuais foram associadas à insatisfação com o serviço odontológico prestado pelo SUS. Para as análises, foi utilizado o software Stata versão 11.0 e realizada uma regressão logística multinível de efeitos aleatórios. Um total de 2.331 indivíduos de 61 municípios foram incluídos na amostra final de satisfação com o serviço odontológico. Apenas 43% dos participantes relataram haver resolução de seus pedidos e percebeu-se uma chance sete vezes maior de insatisfação para aqueles indivíduos que tiveram demanda não resolvida em relação aos que a resolveram. A presente pesquisa traz elementos que podem subsidiar o governo em ações voltadas para a melhoria do acesso e qualidade do atendimento prestado na atenção odontológica. |
id |
ABRASCO-2_83cabe19a5c8da87694143e1536f106d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-81232021001603715 |
network_acronym_str |
ABRASCO-2 |
network_name_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no BrasilAssistência odontológicaAtenção PrimáriaOuvidoriaSatisfação do pacienteSistema Único de SaúdeResumo O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de fatores contextuais e individuais associados à insatisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com o atendimento prestado pelo cirurgião-dentista na Atenção Primária à Saúde. Estudo transversal multinível, fundamentado em dados advindos de uma pesquisa de base nacional para avaliação da satisfação dos usuários com o SUS. Os dados foram coletados pelo Departamento de Ouvidoria Geral do SUS por meio de contato telefônico de uma amostra de 35.393 indivíduos de todo o país. Variáveis contextuais e individuais foram associadas à insatisfação com o serviço odontológico prestado pelo SUS. Para as análises, foi utilizado o software Stata versão 11.0 e realizada uma regressão logística multinível de efeitos aleatórios. Um total de 2.331 indivíduos de 61 municípios foram incluídos na amostra final de satisfação com o serviço odontológico. Apenas 43% dos participantes relataram haver resolução de seus pedidos e percebeu-se uma chance sete vezes maior de insatisfação para aqueles indivíduos que tiveram demanda não resolvida em relação aos que a resolveram. A presente pesquisa traz elementos que podem subsidiar o governo em ações voltadas para a melhoria do acesso e qualidade do atendimento prestado na atenção odontológica.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232021001603715Ciência & Saúde Coletiva v.26 suppl.2 2021reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1413-81232021269.2.04162020info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves,Katiéli FagundesMenegazzo,Gabriele RissottoHilgert,Juliana BalbinotHugo,Fernando NevesGiordani,Jessye Melgarejo do Amaralpor2021-08-27T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232021001603715Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2021-08-27T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil |
title |
Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil |
spellingShingle |
Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil Gonçalves,Katiéli Fagundes Assistência odontológica Atenção Primária Ouvidoria Satisfação do paciente Sistema Único de Saúde |
title_short |
Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil |
title_full |
Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil |
title_fullStr |
Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil |
title_full_unstemmed |
Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil |
title_sort |
Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil |
author |
Gonçalves,Katiéli Fagundes |
author_facet |
Gonçalves,Katiéli Fagundes Menegazzo,Gabriele Rissotto Hilgert,Juliana Balbinot Hugo,Fernando Neves Giordani,Jessye Melgarejo do Amaral |
author_role |
author |
author2 |
Menegazzo,Gabriele Rissotto Hilgert,Juliana Balbinot Hugo,Fernando Neves Giordani,Jessye Melgarejo do Amaral |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves,Katiéli Fagundes Menegazzo,Gabriele Rissotto Hilgert,Juliana Balbinot Hugo,Fernando Neves Giordani,Jessye Melgarejo do Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assistência odontológica Atenção Primária Ouvidoria Satisfação do paciente Sistema Único de Saúde |
topic |
Assistência odontológica Atenção Primária Ouvidoria Satisfação do paciente Sistema Único de Saúde |
description |
Resumo O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de fatores contextuais e individuais associados à insatisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com o atendimento prestado pelo cirurgião-dentista na Atenção Primária à Saúde. Estudo transversal multinível, fundamentado em dados advindos de uma pesquisa de base nacional para avaliação da satisfação dos usuários com o SUS. Os dados foram coletados pelo Departamento de Ouvidoria Geral do SUS por meio de contato telefônico de uma amostra de 35.393 indivíduos de todo o país. Variáveis contextuais e individuais foram associadas à insatisfação com o serviço odontológico prestado pelo SUS. Para as análises, foi utilizado o software Stata versão 11.0 e realizada uma regressão logística multinível de efeitos aleatórios. Um total de 2.331 indivíduos de 61 municípios foram incluídos na amostra final de satisfação com o serviço odontológico. Apenas 43% dos participantes relataram haver resolução de seus pedidos e percebeu-se uma chance sete vezes maior de insatisfação para aqueles indivíduos que tiveram demanda não resolvida em relação aos que a resolveram. A presente pesquisa traz elementos que podem subsidiar o governo em ações voltadas para a melhoria do acesso e qualidade do atendimento prestado na atenção odontológica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232021001603715 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232021001603715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-81232021269.2.04162020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva v.26 suppl.2 2021 reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online) instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) instacron:ABRASCO |
instname_str |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
instacron_str |
ABRASCO |
institution |
ABRASCO |
reponame_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
collection |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br |
_version_ |
1754213049213911040 |