Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Katieli Fagundes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Menegazzo, Gabriele Rissotto, Hilgert, Juliana Balbinot, Hugo, Fernando Neves, Giordani, Jessye Melgarejo do Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232607
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de fatores contextuais e individuais associados à insatisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com o atendimento prestado pelo cirurgião-dentista na Atenção Primária à Saúde. Estudo transversal multinível, fundamentado em dados advindos de uma pesquisa de base nacional para avaliação da satisfação dos usuários com o SUS. Os dados foram coletados pelo Departamento de Ouvidoria Geral do SUS por meio de contato telefônico de uma amostra de 35.393 indivíduos de todo o país. Variáveis contextuais e individuais foram associadas à insatisfação com o serviço odontológico prestado pelo SUS. Para as análises, foi utilizado o software Stata versão 11.0 e realizada uma regressão logística multinível de efeitos aleatórios. Um total de 2.331 indivíduos de 61 municípios foram incluídos na amostra final de satisfação com o serviço odontológico. Apenas 43% dos participantes relataram haver resolução de seus pedidos e percebeu-se uma chance sete vezes maior de insatisfação para aqueles indivíduos que tiveram demanda não resolvida em relação aos que a resolveram. A presente pesquisa traz elementos que podem subsidiar o governo em ações voltadas para a melhoria do acesso e qualidade do atendimento prestado na atenção odontológica.
id UFRGS-2_1fee16c04457c20e8f4eb0ac4c627b2a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232607
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gonçalves, Katieli FagundesMenegazzo, Gabriele RissottoHilgert, Juliana BalbinotHugo, Fernando NevesGiordani, Jessye Melgarejo do Amaral2021-12-07T04:31:00Z20211413-8123http://hdl.handle.net/10183/232607001133766O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de fatores contextuais e individuais associados à insatisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com o atendimento prestado pelo cirurgião-dentista na Atenção Primária à Saúde. Estudo transversal multinível, fundamentado em dados advindos de uma pesquisa de base nacional para avaliação da satisfação dos usuários com o SUS. Os dados foram coletados pelo Departamento de Ouvidoria Geral do SUS por meio de contato telefônico de uma amostra de 35.393 indivíduos de todo o país. Variáveis contextuais e individuais foram associadas à insatisfação com o serviço odontológico prestado pelo SUS. Para as análises, foi utilizado o software Stata versão 11.0 e realizada uma regressão logística multinível de efeitos aleatórios. Um total de 2.331 indivíduos de 61 municípios foram incluídos na amostra final de satisfação com o serviço odontológico. Apenas 43% dos participantes relataram haver resolução de seus pedidos e percebeu-se uma chance sete vezes maior de insatisfação para aqueles indivíduos que tiveram demanda não resolvida em relação aos que a resolveram. A presente pesquisa traz elementos que podem subsidiar o governo em ações voltadas para a melhoria do acesso e qualidade do atendimento prestado na atenção odontológica.The scope of this study was to evaluate the influence of contextual and individual factors associated with dissatisfaction of users of the Unified Health System (SUS) with the care provided by dentists in Primary Health Care. It is a crosssectional and multilevel study, based on secondary data derived from a national basic research project to assess user satisfaction with the SUS. Data were collected by the Ombudsman’s Department of the SUS by telephone contact with a sample of 35,393 individuals from around the country. Contextual and individual variables were associated with dissatisfaction with the dental service provided by the SUS. For the analysis, Stata version 11.0 software was used together with multilevel random effects logistic regression. A total of 2,331 individuals from 61 municipalities were included in the final sample of satisfaction with the dental service. Only 43% of the participants reported that their claims had been resolved, and a seven times greater chance of dissatisfaction was perceived for those individuals who had unresolved demand in relation to those who resolved it. This research provides input that can subsidize the government in actions aimed at improving access and quality of care provided in dental care.application/pdfporCiência & saúde coletiva. Rio de Janeiro. Vol. 26, Supl. 2 (2021), p. 3715-3724Assistência odontológicaAtenção primária à saúdeDefesa do pacienteSatisfação do pacienteSistema Único de SaúdeDental carePrimary health careOmbudsmanPatient satisfactionUnified health systemFatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no BrasilContextual and individual factors associated with dissatisfaction with dental care in Brazil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133766.pdf.txt001133766.pdf.txtExtracted Texttext/plain34737http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232607/2/001133766.pdf.txtd7d82b925d5fa65d98f1b63d9c937b62MD52ORIGINAL001133766.pdfTexto completoapplication/pdf106953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232607/1/001133766.pdf8df8c78d91cc79ffbf8f8811130b6d6bMD5110183/2326072021-12-09 05:34:14.236814oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232607Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-12-09T07:34:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Contextual and individual factors associated with dissatisfaction with dental care in Brazil
title Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil
spellingShingle Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil
Gonçalves, Katieli Fagundes
Assistência odontológica
Atenção primária à saúde
Defesa do paciente
Satisfação do paciente
Sistema Único de Saúde
Dental care
Primary health care
Ombudsman
Patient satisfaction
Unified health system
title_short Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil
title_full Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil
title_fullStr Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil
title_full_unstemmed Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil
title_sort Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com a assistência odontológica no Brasil
author Gonçalves, Katieli Fagundes
author_facet Gonçalves, Katieli Fagundes
Menegazzo, Gabriele Rissotto
Hilgert, Juliana Balbinot
Hugo, Fernando Neves
Giordani, Jessye Melgarejo do Amaral
author_role author
author2 Menegazzo, Gabriele Rissotto
Hilgert, Juliana Balbinot
Hugo, Fernando Neves
Giordani, Jessye Melgarejo do Amaral
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Katieli Fagundes
Menegazzo, Gabriele Rissotto
Hilgert, Juliana Balbinot
Hugo, Fernando Neves
Giordani, Jessye Melgarejo do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência odontológica
Atenção primária à saúde
Defesa do paciente
Satisfação do paciente
Sistema Único de Saúde
topic Assistência odontológica
Atenção primária à saúde
Defesa do paciente
Satisfação do paciente
Sistema Único de Saúde
Dental care
Primary health care
Ombudsman
Patient satisfaction
Unified health system
dc.subject.eng.fl_str_mv Dental care
Primary health care
Ombudsman
Patient satisfaction
Unified health system
description O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de fatores contextuais e individuais associados à insatisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com o atendimento prestado pelo cirurgião-dentista na Atenção Primária à Saúde. Estudo transversal multinível, fundamentado em dados advindos de uma pesquisa de base nacional para avaliação da satisfação dos usuários com o SUS. Os dados foram coletados pelo Departamento de Ouvidoria Geral do SUS por meio de contato telefônico de uma amostra de 35.393 indivíduos de todo o país. Variáveis contextuais e individuais foram associadas à insatisfação com o serviço odontológico prestado pelo SUS. Para as análises, foi utilizado o software Stata versão 11.0 e realizada uma regressão logística multinível de efeitos aleatórios. Um total de 2.331 indivíduos de 61 municípios foram incluídos na amostra final de satisfação com o serviço odontológico. Apenas 43% dos participantes relataram haver resolução de seus pedidos e percebeu-se uma chance sete vezes maior de insatisfação para aqueles indivíduos que tiveram demanda não resolvida em relação aos que a resolveram. A presente pesquisa traz elementos que podem subsidiar o governo em ações voltadas para a melhoria do acesso e qualidade do atendimento prestado na atenção odontológica.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-07T04:31:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232607
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-8123
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133766
identifier_str_mv 1413-8123
001133766
url http://hdl.handle.net/10183/232607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciência & saúde coletiva. Rio de Janeiro. Vol. 26, Supl. 2 (2021), p. 3715-3724
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232607/2/001133766.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232607/1/001133766.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d7d82b925d5fa65d98f1b63d9c937b62
8df8c78d91cc79ffbf8f8811130b6d6b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1824427423224037376