Revisão sistemática sobre o efeito do programa escolar de prevenção ao uso de drogas Keepin’ it REAL: traduzido e implementado no Brasil pelo PROERD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente,Juliana Y.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Galvão,Patricia Paiva de Oliveira, Gusmoes,Julia Dell Sol Passos, Sanchez,Zila M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232022001104175
Resumo: Resumo O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é o programa escolar de prevenção mais disseminado no Brasil, seu atual currículo é baseado no programa norte-americano Keepin’it REAL (kiR). Não há na literatura evidência de efetividade do PROERD na prevenção ao uso de drogas, sendo necessários estudos complementares que auxiliem a compreensão desses achados. O objetivo do presente estudo é realizar uma síntese das evidências do efeito do currículo que deu origem ao PROERD: o kiR. Através de revisão sistemática encontrou-se 17 estudos que reportaram resultados de efeito de diferentes versões do kiR no uso de drogas e/ou violência. Com exceção do estudo brasileiro, não foram encontrados estudos que avaliassem o efeito no uso de drogas da versão aplicada por policiais (DARE-kiR), a mesma implementada pelo PROERD. Foram encontradas evidências favoráveis do kiR na prevenção ao uso de drogas para o currículo do 7º ano, que contrariam os resultados de efeito nulo do PROERD. Não foram encontradas evidências internacionais do efeito do kiR no currículo do 5º ano, assim como o estudo do PROERD. Sugere-se que revisões no currículo do 7º ano do PROERD para que ele possa refletir os resultados internacionais e que o currículo do 5º ano posso ser repensado considerando as evidências negativas internacionais.
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