Reconstituição cirúrgica do períneo após o parto: um estudo qualitativo de uma prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232021000200475 |
Resumo: | Resumo Descreve-se uma atividade pedagógica com estudantes do Mestrado e Pós-Licenciatura em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, aplicando princípios da prática simulada na realização da sutura perineal após o parto. Este procedimento causa muita insegurança e gera grande ansiedade nos estudantes, quando iniciam estágio em bloco de partos. Os objetivos deste artigo são desenvolver competências psicomotoras nos estudantes para a reconstituição cirúrgica perineal; aumentar a autoconfiança dos estudantes para o procedimento. Metodologia qualitativa, com 2 momentos de recolha de dados aplicados a dois cursos. Questionário com perguntas abertas, sessão de “focus group” e filmagem. Análise de conteúdo das respostas às perguntas abertas e verbatim do “focus group”. Como Resultados destaca-se uma estreita relação entre a simulação e o desenvolvimento de competências. Os estudantes salientaram a importância da atividade pedagógica na aquisição de competências de sutura, reforço da autoconfiança e na diminuição da ansiedade inicial. O uso da investigação qualitativa permitiu identificar o impacto da prática simulada no desenvolvimento de competências dos estudantes, identificar aspetos a aperfeiçoar na metodologia, contribuindo para a melhoria das práticas pedagógicas. |
id |
ABRASCO-2_afb8711c98518a2b64d6f73d1fe15f50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-81232021000200475 |
network_acronym_str |
ABRASCO-2 |
network_name_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reconstituição cirúrgica do períneo após o parto: um estudo qualitativo de uma prática pedagógicaSimulaçãoTécnicas de SuturaPeríneoEstudantesEnfermagem ObstétricaResumo Descreve-se uma atividade pedagógica com estudantes do Mestrado e Pós-Licenciatura em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, aplicando princípios da prática simulada na realização da sutura perineal após o parto. Este procedimento causa muita insegurança e gera grande ansiedade nos estudantes, quando iniciam estágio em bloco de partos. Os objetivos deste artigo são desenvolver competências psicomotoras nos estudantes para a reconstituição cirúrgica perineal; aumentar a autoconfiança dos estudantes para o procedimento. Metodologia qualitativa, com 2 momentos de recolha de dados aplicados a dois cursos. Questionário com perguntas abertas, sessão de “focus group” e filmagem. Análise de conteúdo das respostas às perguntas abertas e verbatim do “focus group”. Como Resultados destaca-se uma estreita relação entre a simulação e o desenvolvimento de competências. Os estudantes salientaram a importância da atividade pedagógica na aquisição de competências de sutura, reforço da autoconfiança e na diminuição da ansiedade inicial. O uso da investigação qualitativa permitiu identificar o impacto da prática simulada no desenvolvimento de competências dos estudantes, identificar aspetos a aperfeiçoar na metodologia, contribuindo para a melhoria das práticas pedagógicas.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2021-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232021000200475Ciência & Saúde Coletiva v.26 n.2 2021reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1413-81232021262.40752020info:eu-repo/semantics/openAccessSotto-Mayor,LuísaSantos,Maria Anabela Ferreira dosSoares,Irene Maria TrindadeFélix,Maria Teresa SantanaDelgado,Maria JoãoSerra,Isabel Maria Guerra Gordinho de Rogadopor2021-02-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232021000200475Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2021-02-09T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reconstituição cirúrgica do períneo após o parto: um estudo qualitativo de uma prática pedagógica |
title |
Reconstituição cirúrgica do períneo após o parto: um estudo qualitativo de uma prática pedagógica |
spellingShingle |
Reconstituição cirúrgica do períneo após o parto: um estudo qualitativo de uma prática pedagógica Sotto-Mayor,Luísa Simulação Técnicas de Sutura Períneo Estudantes Enfermagem Obstétrica |
title_short |
Reconstituição cirúrgica do períneo após o parto: um estudo qualitativo de uma prática pedagógica |
title_full |
Reconstituição cirúrgica do períneo após o parto: um estudo qualitativo de uma prática pedagógica |
title_fullStr |
Reconstituição cirúrgica do períneo após o parto: um estudo qualitativo de uma prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
Reconstituição cirúrgica do períneo após o parto: um estudo qualitativo de uma prática pedagógica |
title_sort |
Reconstituição cirúrgica do períneo após o parto: um estudo qualitativo de uma prática pedagógica |
author |
Sotto-Mayor,Luísa |
author_facet |
Sotto-Mayor,Luísa Santos,Maria Anabela Ferreira dos Soares,Irene Maria Trindade Félix,Maria Teresa Santana Delgado,Maria João Serra,Isabel Maria Guerra Gordinho de Rogado |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Maria Anabela Ferreira dos Soares,Irene Maria Trindade Félix,Maria Teresa Santana Delgado,Maria João Serra,Isabel Maria Guerra Gordinho de Rogado |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sotto-Mayor,Luísa Santos,Maria Anabela Ferreira dos Soares,Irene Maria Trindade Félix,Maria Teresa Santana Delgado,Maria João Serra,Isabel Maria Guerra Gordinho de Rogado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Simulação Técnicas de Sutura Períneo Estudantes Enfermagem Obstétrica |
topic |
Simulação Técnicas de Sutura Períneo Estudantes Enfermagem Obstétrica |
description |
Resumo Descreve-se uma atividade pedagógica com estudantes do Mestrado e Pós-Licenciatura em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, aplicando princípios da prática simulada na realização da sutura perineal após o parto. Este procedimento causa muita insegurança e gera grande ansiedade nos estudantes, quando iniciam estágio em bloco de partos. Os objetivos deste artigo são desenvolver competências psicomotoras nos estudantes para a reconstituição cirúrgica perineal; aumentar a autoconfiança dos estudantes para o procedimento. Metodologia qualitativa, com 2 momentos de recolha de dados aplicados a dois cursos. Questionário com perguntas abertas, sessão de “focus group” e filmagem. Análise de conteúdo das respostas às perguntas abertas e verbatim do “focus group”. Como Resultados destaca-se uma estreita relação entre a simulação e o desenvolvimento de competências. Os estudantes salientaram a importância da atividade pedagógica na aquisição de competências de sutura, reforço da autoconfiança e na diminuição da ansiedade inicial. O uso da investigação qualitativa permitiu identificar o impacto da prática simulada no desenvolvimento de competências dos estudantes, identificar aspetos a aperfeiçoar na metodologia, contribuindo para a melhoria das práticas pedagógicas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232021000200475 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232021000200475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-81232021262.40752020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva v.26 n.2 2021 reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online) instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) instacron:ABRASCO |
instname_str |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
instacron_str |
ABRASCO |
institution |
ABRASCO |
reponame_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
collection |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br |
_version_ |
1754213047050698752 |