Qualidade de vida de professores de educação básica do município de Florianópolis, SC, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Érico Felden
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Teixeira,Clarissa Stefani, Lopes,Adair da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000700011
Resumo: Este estudo investigou a percepção de qualidade de vida e a contribuição dos domínios físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente para a qualidade de vida geral de professores de educação básica do município de Florianópolis (SC). A amostra foi formada por 349 professores das redes estadual e municipal de ensino que responderam a um questionário com dados sociodemográficos e ao Whoqol-bref. A média de qualidade de vida geral foi de 63,75 pontos. O domínio meio ambiente apresentou menor escore médio (53,93 pontos) e o domínio relações sociais o maior (73,1 pontos). Os domínios meio ambiente e físico apresentaram maior associação com a qualidade de vida geral. Os professores da rede estadual de ensino apresentaram menores escores de qualidade de vida geral (p = 0,001), os quais estiveram correlacionados com maior tempo de magistério (p = 0,008) e maior carga de trabalho semanal (p = 0,013). Redução da carga horária, programas de promoção da saúde no decorrer da carreira e medidas ergonômicas no ambiente escolar são necessárias.
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