Educação em saúde na rede municipal de saúde: práticas de nutricionistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira,Mariana de Sousa Nunes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Matias,Karolina Kellen, Queiroz,Maria Goretti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232021000200455
Resumo: Resumo A educação em saúde deve ser vista como instrumento de promoção da qualidade de vida. O objetivo do presente trabalho foi avaliar práticas de educação em saúde de nutricionistas de rede municipal de saúde, em uma cidade da região centro-oeste. Optou-se pela pesquisa qualitativa e, especificamente, pela teoria fundamentada nos dados. Foram realizadas entrevistas e observação de atividades educativas e, por meio dessas, avaliou-se a utilização de recursos materiais, estratégias e, ainda, a tentativa de envolver os usuários do serviço. Foram definidas cinco categorias de análise. A intenção da conscientização e a mudança de hábitos salienta a predileção do profissional por ações articuladas e coerentes com a realidade. Valorização da produtividade, insuficiência de capacitação, a falta de estrutura física foi citada como limitação. A maioria das entrevistadas não avalia resultados; acredita no compartilhamento de saberes como processo transformador da realidade e defende o trabalho multiprofissional e o cuidado em colocar em prática a integralidade e a equidade. As concepções de educação em saúde dos nutricionistas implicam em sua atuação profissional pois refletem a perspectiva das práticas educativas desenvolvidas.
id ABRASCO-2_e4436e304a1cdb5be8df35023f22332d
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232021000200455
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Educação em saúde na rede municipal de saúde: práticas de nutricionistasEducação em saúdeEducação alimentar e nutricional, NutricionistaResumo A educação em saúde deve ser vista como instrumento de promoção da qualidade de vida. O objetivo do presente trabalho foi avaliar práticas de educação em saúde de nutricionistas de rede municipal de saúde, em uma cidade da região centro-oeste. Optou-se pela pesquisa qualitativa e, especificamente, pela teoria fundamentada nos dados. Foram realizadas entrevistas e observação de atividades educativas e, por meio dessas, avaliou-se a utilização de recursos materiais, estratégias e, ainda, a tentativa de envolver os usuários do serviço. Foram definidas cinco categorias de análise. A intenção da conscientização e a mudança de hábitos salienta a predileção do profissional por ações articuladas e coerentes com a realidade. Valorização da produtividade, insuficiência de capacitação, a falta de estrutura física foi citada como limitação. A maioria das entrevistadas não avalia resultados; acredita no compartilhamento de saberes como processo transformador da realidade e defende o trabalho multiprofissional e o cuidado em colocar em prática a integralidade e a equidade. As concepções de educação em saúde dos nutricionistas implicam em sua atuação profissional pois refletem a perspectiva das práticas educativas desenvolvidas.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2021-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232021000200455Ciência & Saúde Coletiva v.26 n.2 2021reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1413-81232021262.41062020info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Mariana de Sousa NunesMatias,Karolina KellenQueiroz,Maria Gorettipor2021-02-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232021000200455Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2021-02-09T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em saúde na rede municipal de saúde: práticas de nutricionistas
title Educação em saúde na rede municipal de saúde: práticas de nutricionistas
spellingShingle Educação em saúde na rede municipal de saúde: práticas de nutricionistas
Vieira,Mariana de Sousa Nunes
Educação em saúde
Educação alimentar e nutricional, Nutricionista
title_short Educação em saúde na rede municipal de saúde: práticas de nutricionistas
title_full Educação em saúde na rede municipal de saúde: práticas de nutricionistas
title_fullStr Educação em saúde na rede municipal de saúde: práticas de nutricionistas
title_full_unstemmed Educação em saúde na rede municipal de saúde: práticas de nutricionistas
title_sort Educação em saúde na rede municipal de saúde: práticas de nutricionistas
author Vieira,Mariana de Sousa Nunes
author_facet Vieira,Mariana de Sousa Nunes
Matias,Karolina Kellen
Queiroz,Maria Goretti
author_role author
author2 Matias,Karolina Kellen
Queiroz,Maria Goretti
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira,Mariana de Sousa Nunes
Matias,Karolina Kellen
Queiroz,Maria Goretti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Educação alimentar e nutricional, Nutricionista
topic Educação em saúde
Educação alimentar e nutricional, Nutricionista
description Resumo A educação em saúde deve ser vista como instrumento de promoção da qualidade de vida. O objetivo do presente trabalho foi avaliar práticas de educação em saúde de nutricionistas de rede municipal de saúde, em uma cidade da região centro-oeste. Optou-se pela pesquisa qualitativa e, especificamente, pela teoria fundamentada nos dados. Foram realizadas entrevistas e observação de atividades educativas e, por meio dessas, avaliou-se a utilização de recursos materiais, estratégias e, ainda, a tentativa de envolver os usuários do serviço. Foram definidas cinco categorias de análise. A intenção da conscientização e a mudança de hábitos salienta a predileção do profissional por ações articuladas e coerentes com a realidade. Valorização da produtividade, insuficiência de capacitação, a falta de estrutura física foi citada como limitação. A maioria das entrevistadas não avalia resultados; acredita no compartilhamento de saberes como processo transformador da realidade e defende o trabalho multiprofissional e o cuidado em colocar em prática a integralidade e a equidade. As concepções de educação em saúde dos nutricionistas implicam em sua atuação profissional pois refletem a perspectiva das práticas educativas desenvolvidas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232021000200455
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232021000200455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-81232021262.41062020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.26 n.2 2021
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213047047553024