Anemia em alunos de escolas públicas no Recife: um estudo de tendências temporais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos,Maria da Conceição Chaves de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Leite,Ida Cristina Ferreira, Oliveira,Juliana Souza, Miglioli,Teresa Cristina, Santos,Marcela Carvalho dos, Batista Filho,Malaquias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011001100004
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar as tendências de evolução temporal da anemia em alunos de 7 a 11 anos no bairro da Várzea (Recife-PE) com base em três inquéritos realizados em 1982, 2001 e 2005. A avaliação foi efetuada em dez escolas públicas no 1° estudo e nove nos dois últimos (uma foi desativada), em amostra de 305 alunos (1982), 684 alunos (2001) e 756 alunos (2005). A hemoglobina foi determinada em amostras de sangue colhidas por venopunção, considerando dois critérios para discriminar a anemia: pontos de corte < 12 g/dL e < 11,5 g/dL. Pelo primeiro critério, a prevalência de anemia elevou-se de 8,8% em 1982 para 18,9% em 2001, decaindo para 13,4% em 2005. Pelo segundo critério, a ocorrência de anemia decresceu de 10,7% para 3,6%, entre 2001 e 2005. Na última avaliação, o problema da anemia praticamente desapareceu, a partir dos 9 anos de idade. A evolução da anemia apresentou duas tendências bem diferenciadas: elevação num primeiro momento (1982 - 2001) e rápida diminuição numa segunda etapa (2001-2005).
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