As contradições da cooperação técnica em educação Brasil-CPLP: o caso do Timor-Leste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Carta Internacional (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/62 |
Resumo: | A cooperação técnica entre o Brasil e países em desenvolvimento ampliou-se consideravelmente nosúltimos anos, sobretudo com a América Latina, a África e o Timor-Leste. Em dissertação de mestradorecentemente defendida sobre as relações de poder em torno das políticas linguísticas da Comunidadedos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para a expansão do português, identificamos a produção de umefeito de homogeneidade que visa silenciar a heterogeneidade no discurso da organização. O objetivodeste trabalho é analisar os projetos de cooperação técnica oferecida pelo Brasil aos países da CPLP nasáreas de educação para verificar se esse efeito de homogeneidade também se apresenta nessas políticas,favorecendo, assim, o português brasileiro, e uma visão brasileira de educação e, consequentemente, decultura. Após a análise de diversas fontes, podemos concluir que, apesar do discurso da solidariedade,a cooperação brasileira ainda está longe de ser uma construção entre as duas ou mais partes envolvidas,privilegiando, por fim, um sentido de “transferência” de expertise. |
id |
ABRI_ac91e7d760b4db2d468b0019d5f29817 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/62 |
network_acronym_str |
ABRI |
network_name_str |
Carta Internacional (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As contradições da cooperação técnica em educação Brasil-CPLP: o caso do Timor-LesteA cooperação técnica entre o Brasil e países em desenvolvimento ampliou-se consideravelmente nosúltimos anos, sobretudo com a América Latina, a África e o Timor-Leste. Em dissertação de mestradorecentemente defendida sobre as relações de poder em torno das políticas linguísticas da Comunidadedos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para a expansão do português, identificamos a produção de umefeito de homogeneidade que visa silenciar a heterogeneidade no discurso da organização. O objetivodeste trabalho é analisar os projetos de cooperação técnica oferecida pelo Brasil aos países da CPLP nasáreas de educação para verificar se esse efeito de homogeneidade também se apresenta nessas políticas,favorecendo, assim, o português brasileiro, e uma visão brasileira de educação e, consequentemente, decultura. Após a análise de diversas fontes, podemos concluir que, apesar do discurso da solidariedade,a cooperação brasileira ainda está longe de ser uma construção entre as duas ou mais partes envolvidas,privilegiando, por fim, um sentido de “transferência” de expertise.Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)2012-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/62Carta Internacional; Vol. 7 No. 2 (2012); 149-162Carta Internacional; Vol. 7 Núm. 2 (2012); 149-162Carta Internacional; v. 7 n. 2 (2012); 149-1622526-9038reponame:Carta Internacional (Belo Horizonte. Online)instname:Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)instacron:ABRIporhttps://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/62/48da Silva, Diego Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-20T20:51:01Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/62Revistahttps://www.cartainternacional.abri.org.br/CartaONGhttps://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/oaicartainternacional@abri.org.brhttps://doi.org/10.215302526-90382526-9038opendoar:2020-11-20T20:51:01Carta Internacional (Belo Horizonte. Online) - Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contradições da cooperação técnica em educação Brasil-CPLP: o caso do Timor-Leste |
title |
As contradições da cooperação técnica em educação Brasil-CPLP: o caso do Timor-Leste |
spellingShingle |
As contradições da cooperação técnica em educação Brasil-CPLP: o caso do Timor-Leste da Silva, Diego Barbosa |
title_short |
As contradições da cooperação técnica em educação Brasil-CPLP: o caso do Timor-Leste |
title_full |
As contradições da cooperação técnica em educação Brasil-CPLP: o caso do Timor-Leste |
title_fullStr |
As contradições da cooperação técnica em educação Brasil-CPLP: o caso do Timor-Leste |
title_full_unstemmed |
As contradições da cooperação técnica em educação Brasil-CPLP: o caso do Timor-Leste |
title_sort |
As contradições da cooperação técnica em educação Brasil-CPLP: o caso do Timor-Leste |
author |
da Silva, Diego Barbosa |
author_facet |
da Silva, Diego Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Diego Barbosa |
description |
A cooperação técnica entre o Brasil e países em desenvolvimento ampliou-se consideravelmente nosúltimos anos, sobretudo com a América Latina, a África e o Timor-Leste. Em dissertação de mestradorecentemente defendida sobre as relações de poder em torno das políticas linguísticas da Comunidadedos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para a expansão do português, identificamos a produção de umefeito de homogeneidade que visa silenciar a heterogeneidade no discurso da organização. O objetivodeste trabalho é analisar os projetos de cooperação técnica oferecida pelo Brasil aos países da CPLP nasáreas de educação para verificar se esse efeito de homogeneidade também se apresenta nessas políticas,favorecendo, assim, o português brasileiro, e uma visão brasileira de educação e, consequentemente, decultura. Após a análise de diversas fontes, podemos concluir que, apesar do discurso da solidariedade,a cooperação brasileira ainda está longe de ser uma construção entre as duas ou mais partes envolvidas,privilegiando, por fim, um sentido de “transferência” de expertise. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/62 |
url |
https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/62 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/62/48 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Carta Internacional; Vol. 7 No. 2 (2012); 149-162 Carta Internacional; Vol. 7 Núm. 2 (2012); 149-162 Carta Internacional; v. 7 n. 2 (2012); 149-162 2526-9038 reponame:Carta Internacional (Belo Horizonte. Online) instname:Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) instacron:ABRI |
instname_str |
Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) |
instacron_str |
ABRI |
institution |
ABRI |
reponame_str |
Carta Internacional (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Carta Internacional (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Carta Internacional (Belo Horizonte. Online) - Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) |
repository.mail.fl_str_mv |
cartainternacional@abri.org.br |
_version_ |
1797066958813790208 |