As contradições da cooperação técnica em educação Brasil-CPLP: o caso do Timor-Leste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Diego Barbosa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Carta Internacional (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/62
Resumo: A cooperação técnica entre o Brasil e países em desenvolvimento ampliou-se consideravelmente nosúltimos anos, sobretudo com a América Latina, a África e o Timor-Leste. Em dissertação de mestradorecentemente defendida sobre as relações de poder em torno das políticas linguísticas da Comunidadedos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para a expansão do português, identificamos a produção de umefeito de homogeneidade que visa silenciar a heterogeneidade no discurso da organização. O objetivodeste trabalho é analisar os projetos de cooperação técnica oferecida pelo Brasil aos países da CPLP nasáreas de educação para verificar se esse efeito de homogeneidade também se apresenta nessas políticas,favorecendo, assim, o português brasileiro, e uma visão brasileira de educação e, consequentemente, decultura. Após a análise de diversas fontes, podemos concluir que, apesar do discurso da solidariedade,a cooperação brasileira ainda está longe de ser uma construção entre as duas ou mais partes envolvidas,privilegiando, por fim, um sentido de “transferência” de expertise.
id ABRI_ac91e7d760b4db2d468b0019d5f29817
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/62
network_acronym_str ABRI
network_name_str Carta Internacional (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling As contradições da cooperação técnica em educação Brasil-CPLP: o caso do Timor-LesteA cooperação técnica entre o Brasil e países em desenvolvimento ampliou-se consideravelmente nosúltimos anos, sobretudo com a América Latina, a África e o Timor-Leste. Em dissertação de mestradorecentemente defendida sobre as relações de poder em torno das políticas linguísticas da Comunidadedos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para a expansão do português, identificamos a produção de umefeito de homogeneidade que visa silenciar a heterogeneidade no discurso da organização. O objetivodeste trabalho é analisar os projetos de cooperação técnica oferecida pelo Brasil aos países da CPLP nasáreas de educação para verificar se esse efeito de homogeneidade também se apresenta nessas políticas,favorecendo, assim, o português brasileiro, e uma visão brasileira de educação e, consequentemente, decultura. Após a análise de diversas fontes, podemos concluir que, apesar do discurso da solidariedade,a cooperação brasileira ainda está longe de ser uma construção entre as duas ou mais partes envolvidas,privilegiando, por fim, um sentido de “transferência” de expertise.Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)2012-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/62Carta Internacional; Vol. 7 No. 2 (2012); 149-162Carta Internacional; Vol. 7 Núm. 2 (2012); 149-162Carta Internacional; v. 7 n. 2 (2012); 149-1622526-9038reponame:Carta Internacional (Belo Horizonte. Online)instname:Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)instacron:ABRIporhttps://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/62/48da Silva, Diego Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-20T20:51:01Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/62Revistahttps://www.cartainternacional.abri.org.br/CartaONGhttps://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/oaicartainternacional@abri.org.brhttps://doi.org/10.215302526-90382526-9038opendoar:2020-11-20T20:51:01Carta Internacional (Belo Horizonte. Online) - Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)false
dc.title.none.fl_str_mv As contradições da cooperação técnica em educação Brasil-CPLP: o caso do Timor-Leste
title As contradições da cooperação técnica em educação Brasil-CPLP: o caso do Timor-Leste
spellingShingle As contradições da cooperação técnica em educação Brasil-CPLP: o caso do Timor-Leste
da Silva, Diego Barbosa
title_short As contradições da cooperação técnica em educação Brasil-CPLP: o caso do Timor-Leste
title_full As contradições da cooperação técnica em educação Brasil-CPLP: o caso do Timor-Leste
title_fullStr As contradições da cooperação técnica em educação Brasil-CPLP: o caso do Timor-Leste
title_full_unstemmed As contradições da cooperação técnica em educação Brasil-CPLP: o caso do Timor-Leste
title_sort As contradições da cooperação técnica em educação Brasil-CPLP: o caso do Timor-Leste
author da Silva, Diego Barbosa
author_facet da Silva, Diego Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Diego Barbosa
description A cooperação técnica entre o Brasil e países em desenvolvimento ampliou-se consideravelmente nosúltimos anos, sobretudo com a América Latina, a África e o Timor-Leste. Em dissertação de mestradorecentemente defendida sobre as relações de poder em torno das políticas linguísticas da Comunidadedos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para a expansão do português, identificamos a produção de umefeito de homogeneidade que visa silenciar a heterogeneidade no discurso da organização. O objetivodeste trabalho é analisar os projetos de cooperação técnica oferecida pelo Brasil aos países da CPLP nasáreas de educação para verificar se esse efeito de homogeneidade também se apresenta nessas políticas,favorecendo, assim, o português brasileiro, e uma visão brasileira de educação e, consequentemente, decultura. Após a análise de diversas fontes, podemos concluir que, apesar do discurso da solidariedade,a cooperação brasileira ainda está longe de ser uma construção entre as duas ou mais partes envolvidas,privilegiando, por fim, um sentido de “transferência” de expertise.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/62
url https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/62
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/62/48
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)
dc.source.none.fl_str_mv Carta Internacional; Vol. 7 No. 2 (2012); 149-162
Carta Internacional; Vol. 7 Núm. 2 (2012); 149-162
Carta Internacional; v. 7 n. 2 (2012); 149-162
2526-9038
reponame:Carta Internacional (Belo Horizonte. Online)
instname:Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)
instacron:ABRI
instname_str Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)
instacron_str ABRI
institution ABRI
reponame_str Carta Internacional (Belo Horizonte. Online)
collection Carta Internacional (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Carta Internacional (Belo Horizonte. Online) - Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)
repository.mail.fl_str_mv cartainternacional@abri.org.br
_version_ 1797066958813790208