Produção e desempenho de sementes de cultivares de alface em duas épocas de plantio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villela,Roseane Pereira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Souza,Rovilson José De, Guimarães,Renato Mendes, Nascimento,Warley Marcos, Gomes,Luiz Antônio Augusto, Carvalho,Bruno Oliveira, Bueno,Ana Carolina Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Sementes (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222010000100018
Resumo: Estudos sobre a produção de sementes de alface em diferentes épocas de plantio podem fornecer subsídios para que o produtor utilize práticas adequadas de manejo, aumentando a possibilidade de sucesso no empreendimento, maximizando a produção e favorecendo o retorno econômico. As condições climáticas durante diferentes etapas de desenvolvimento das plantas podem exercer influência direta sobre o vigor das sementes produzidas. Sendo assim, objetivou-se, neste trabalho, avaliar oito cultivares de alface quanto à qualidade fisiológica e à produção de sementes em ambiente protegido, nas condições de primavera/verão e outono/inverno, na região de Lavras - MG. As plantas foram avaliadas com relação às épocas de pendoamento e antese e produção de sementes. Após a colheita e beneficiamento, as sementes foram pesadas e submetidas aos testes de germinação, primeira contagem de germinação, velocidade de germinação a 20, 25, 30 e 35 ºC, emergência de plântulas e envelhecimento acelerado (41 ºC/48 e 72 horas). A produção de sementes de alface, na região de Lavras, em cultivo protegido deve ser realizada no outono/inverno para obtenção de maior produtividade e melhor qualidade das sementes, com utilização da cultivar Vera. A produção de sementes da cultivar Luisa no período do verão favorece sua capacidade de germinação sob condições de temperaturas elevadas. O plantio para produção de sementes das cultivares Lívia e Simpson na época primavera/verão e da cultivar Elisa na época outono/inverno não é recomendado para a região de Lavras - MG, por produzirem sementes de baixo vigor.
id ABTS-1_3c39e1155331e5f5fb00ed886eae5e97
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-31222010000100018
network_acronym_str ABTS-1
network_name_str Revista Brasileira de Sementes (Online)
repository_id_str
spelling Produção e desempenho de sementes de cultivares de alface em duas épocas de plantioqualidade fisiológicaLactucasativagerminaçãovigorEstudos sobre a produção de sementes de alface em diferentes épocas de plantio podem fornecer subsídios para que o produtor utilize práticas adequadas de manejo, aumentando a possibilidade de sucesso no empreendimento, maximizando a produção e favorecendo o retorno econômico. As condições climáticas durante diferentes etapas de desenvolvimento das plantas podem exercer influência direta sobre o vigor das sementes produzidas. Sendo assim, objetivou-se, neste trabalho, avaliar oito cultivares de alface quanto à qualidade fisiológica e à produção de sementes em ambiente protegido, nas condições de primavera/verão e outono/inverno, na região de Lavras - MG. As plantas foram avaliadas com relação às épocas de pendoamento e antese e produção de sementes. Após a colheita e beneficiamento, as sementes foram pesadas e submetidas aos testes de germinação, primeira contagem de germinação, velocidade de germinação a 20, 25, 30 e 35 ºC, emergência de plântulas e envelhecimento acelerado (41 ºC/48 e 72 horas). A produção de sementes de alface, na região de Lavras, em cultivo protegido deve ser realizada no outono/inverno para obtenção de maior produtividade e melhor qualidade das sementes, com utilização da cultivar Vera. A produção de sementes da cultivar Luisa no período do verão favorece sua capacidade de germinação sob condições de temperaturas elevadas. O plantio para produção de sementes das cultivares Lívia e Simpson na época primavera/verão e da cultivar Elisa na época outono/inverno não é recomendado para a região de Lavras - MG, por produzirem sementes de baixo vigor.Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222010000100018Revista Brasileira de Sementes v.32 n.1 2010reponame:Revista Brasileira de Sementes (Online)instname:Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)instacron:ABTS10.1590/S0101-31222010000100018info:eu-repo/semantics/openAccessVillela,Roseane PereiraSouza,Rovilson José DeGuimarães,Renato MendesNascimento,Warley MarcosGomes,Luiz Antônio AugustoCarvalho,Bruno OliveiraBueno,Ana Carolina Rosapor2010-05-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-31222010000100018Revistahttp://www.abrates.org.br/portal/revista/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||abrates@abrates.org.br1806-99750101-3122opendoar:2010-05-13T00:00Revista Brasileira de Sementes (Online) - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção e desempenho de sementes de cultivares de alface em duas épocas de plantio
title Produção e desempenho de sementes de cultivares de alface em duas épocas de plantio
spellingShingle Produção e desempenho de sementes de cultivares de alface em duas épocas de plantio
Villela,Roseane Pereira
qualidade fisiológica
Lactucasativa
germinação
vigor
title_short Produção e desempenho de sementes de cultivares de alface em duas épocas de plantio
title_full Produção e desempenho de sementes de cultivares de alface em duas épocas de plantio
title_fullStr Produção e desempenho de sementes de cultivares de alface em duas épocas de plantio
title_full_unstemmed Produção e desempenho de sementes de cultivares de alface em duas épocas de plantio
title_sort Produção e desempenho de sementes de cultivares de alface em duas épocas de plantio
author Villela,Roseane Pereira
author_facet Villela,Roseane Pereira
Souza,Rovilson José De
Guimarães,Renato Mendes
Nascimento,Warley Marcos
Gomes,Luiz Antônio Augusto
Carvalho,Bruno Oliveira
Bueno,Ana Carolina Rosa
author_role author
author2 Souza,Rovilson José De
Guimarães,Renato Mendes
Nascimento,Warley Marcos
Gomes,Luiz Antônio Augusto
Carvalho,Bruno Oliveira
Bueno,Ana Carolina Rosa
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villela,Roseane Pereira
Souza,Rovilson José De
Guimarães,Renato Mendes
Nascimento,Warley Marcos
Gomes,Luiz Antônio Augusto
Carvalho,Bruno Oliveira
Bueno,Ana Carolina Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv qualidade fisiológica
Lactucasativa
germinação
vigor
topic qualidade fisiológica
Lactucasativa
germinação
vigor
description Estudos sobre a produção de sementes de alface em diferentes épocas de plantio podem fornecer subsídios para que o produtor utilize práticas adequadas de manejo, aumentando a possibilidade de sucesso no empreendimento, maximizando a produção e favorecendo o retorno econômico. As condições climáticas durante diferentes etapas de desenvolvimento das plantas podem exercer influência direta sobre o vigor das sementes produzidas. Sendo assim, objetivou-se, neste trabalho, avaliar oito cultivares de alface quanto à qualidade fisiológica e à produção de sementes em ambiente protegido, nas condições de primavera/verão e outono/inverno, na região de Lavras - MG. As plantas foram avaliadas com relação às épocas de pendoamento e antese e produção de sementes. Após a colheita e beneficiamento, as sementes foram pesadas e submetidas aos testes de germinação, primeira contagem de germinação, velocidade de germinação a 20, 25, 30 e 35 ºC, emergência de plântulas e envelhecimento acelerado (41 ºC/48 e 72 horas). A produção de sementes de alface, na região de Lavras, em cultivo protegido deve ser realizada no outono/inverno para obtenção de maior produtividade e melhor qualidade das sementes, com utilização da cultivar Vera. A produção de sementes da cultivar Luisa no período do verão favorece sua capacidade de germinação sob condições de temperaturas elevadas. O plantio para produção de sementes das cultivares Lívia e Simpson na época primavera/verão e da cultivar Elisa na época outono/inverno não é recomendado para a região de Lavras - MG, por produzirem sementes de baixo vigor.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222010000100018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222010000100018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-31222010000100018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Sementes v.32 n.1 2010
reponame:Revista Brasileira de Sementes (Online)
instname:Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
instacron:ABTS
instname_str Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
instacron_str ABTS
institution ABTS
reponame_str Revista Brasileira de Sementes (Online)
collection Revista Brasileira de Sementes (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Sementes (Online) - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
repository.mail.fl_str_mv ||abrates@abrates.org.br
_version_ 1754820949001109504