Efeito do pólen nas características físicas e fisiológicas de sementes de mamão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Gabriela Neves
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pereira,Messias Gonzaga, Silva,Roberto Ferreira da, Oliveira,Anna Christina Sanazário de, Silva,Franceli da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Sementes (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222009000200002
Resumo: A ocorrência do fenômeno xênia, considerado como o resultado do cruzamento que se manifesta na primeira geração da planta mãe, há muito é conhecida. Entretanto, pouco é conhecido a respeito da contribuição do efeito do pólen no comportamento das sementes de mamão. Objetivou-se neste trabalho, avaliar a influência do pólen nas características físicas e fisiológicas das sementes de mamão. As sementes utilizadas foram provenientes de frutos dos grupos Solo e Formosa, oriundos de polinização manual, correspondente aos seguintes tratamentos: T1- Solo autofecundado; T2 - Formosa autofecundado; T3 - Solo x Formosa; T4 - Formosa x Solo; T5 - T3 autofecundado; T6 - T4 autofecundado. Foram realizadas as seguintes determinações e testes: número de sementes por fruto, tamanho da semente, peso de mil sementes, testes de germinação, primeira contagem, envelhecimento acelerado, comprimento da radícula, hipocótilo e teste de frio. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com quatro repetições, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Não se verificou efeito da origem do pólen nas características físicas das sementes. Para qualidade fisiológica das sementes não foi possível avaliar o efeito da xênia, uma vez que, observou-se a manifestação precoce da heterose.
id ABTS-1_d1ea0d4b4a532f2405f45c809061a6c6
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-31222009000200002
network_acronym_str ABTS-1
network_name_str Revista Brasileira de Sementes (Online)
repository_id_str
spelling Efeito do pólen nas características físicas e fisiológicas de sementes de mamãoCarica papaya L.qualidade fisiológicaxêniaA ocorrência do fenômeno xênia, considerado como o resultado do cruzamento que se manifesta na primeira geração da planta mãe, há muito é conhecida. Entretanto, pouco é conhecido a respeito da contribuição do efeito do pólen no comportamento das sementes de mamão. Objetivou-se neste trabalho, avaliar a influência do pólen nas características físicas e fisiológicas das sementes de mamão. As sementes utilizadas foram provenientes de frutos dos grupos Solo e Formosa, oriundos de polinização manual, correspondente aos seguintes tratamentos: T1- Solo autofecundado; T2 - Formosa autofecundado; T3 - Solo x Formosa; T4 - Formosa x Solo; T5 - T3 autofecundado; T6 - T4 autofecundado. Foram realizadas as seguintes determinações e testes: número de sementes por fruto, tamanho da semente, peso de mil sementes, testes de germinação, primeira contagem, envelhecimento acelerado, comprimento da radícula, hipocótilo e teste de frio. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com quatro repetições, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Não se verificou efeito da origem do pólen nas características físicas das sementes. Para qualidade fisiológica das sementes não foi possível avaliar o efeito da xênia, uma vez que, observou-se a manifestação precoce da heterose.Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222009000200002Revista Brasileira de Sementes v.31 n.2 2009reponame:Revista Brasileira de Sementes (Online)instname:Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)instacron:ABTS10.1590/S0101-31222009000200002info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Gabriela NevesPereira,Messias GonzagaSilva,Roberto Ferreira daOliveira,Anna Christina Sanazário deSilva,Franceli dapor2009-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-31222009000200002Revistahttp://www.abrates.org.br/portal/revista/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||abrates@abrates.org.br1806-99750101-3122opendoar:2009-10-19T00:00Revista Brasileira de Sementes (Online) - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do pólen nas características físicas e fisiológicas de sementes de mamão
title Efeito do pólen nas características físicas e fisiológicas de sementes de mamão
spellingShingle Efeito do pólen nas características físicas e fisiológicas de sementes de mamão
Martins,Gabriela Neves
Carica papaya L.
qualidade fisiológica
xênia
title_short Efeito do pólen nas características físicas e fisiológicas de sementes de mamão
title_full Efeito do pólen nas características físicas e fisiológicas de sementes de mamão
title_fullStr Efeito do pólen nas características físicas e fisiológicas de sementes de mamão
title_full_unstemmed Efeito do pólen nas características físicas e fisiológicas de sementes de mamão
title_sort Efeito do pólen nas características físicas e fisiológicas de sementes de mamão
author Martins,Gabriela Neves
author_facet Martins,Gabriela Neves
Pereira,Messias Gonzaga
Silva,Roberto Ferreira da
Oliveira,Anna Christina Sanazário de
Silva,Franceli da
author_role author
author2 Pereira,Messias Gonzaga
Silva,Roberto Ferreira da
Oliveira,Anna Christina Sanazário de
Silva,Franceli da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,Gabriela Neves
Pereira,Messias Gonzaga
Silva,Roberto Ferreira da
Oliveira,Anna Christina Sanazário de
Silva,Franceli da
dc.subject.por.fl_str_mv Carica papaya L.
qualidade fisiológica
xênia
topic Carica papaya L.
qualidade fisiológica
xênia
description A ocorrência do fenômeno xênia, considerado como o resultado do cruzamento que se manifesta na primeira geração da planta mãe, há muito é conhecida. Entretanto, pouco é conhecido a respeito da contribuição do efeito do pólen no comportamento das sementes de mamão. Objetivou-se neste trabalho, avaliar a influência do pólen nas características físicas e fisiológicas das sementes de mamão. As sementes utilizadas foram provenientes de frutos dos grupos Solo e Formosa, oriundos de polinização manual, correspondente aos seguintes tratamentos: T1- Solo autofecundado; T2 - Formosa autofecundado; T3 - Solo x Formosa; T4 - Formosa x Solo; T5 - T3 autofecundado; T6 - T4 autofecundado. Foram realizadas as seguintes determinações e testes: número de sementes por fruto, tamanho da semente, peso de mil sementes, testes de germinação, primeira contagem, envelhecimento acelerado, comprimento da radícula, hipocótilo e teste de frio. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com quatro repetições, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Não se verificou efeito da origem do pólen nas características físicas das sementes. Para qualidade fisiológica das sementes não foi possível avaliar o efeito da xênia, uma vez que, observou-se a manifestação precoce da heterose.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222009000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222009000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-31222009000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Sementes v.31 n.2 2009
reponame:Revista Brasileira de Sementes (Online)
instname:Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
instacron:ABTS
instname_str Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
instacron_str ABTS
institution ABTS
reponame_str Revista Brasileira de Sementes (Online)
collection Revista Brasileira de Sementes (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Sementes (Online) - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
repository.mail.fl_str_mv ||abrates@abrates.org.br
_version_ 1754820948551270400