Análise da produção científica brasileira sobre seleção de fornecedores apoiada em métodos multicritério
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
Texto Completo: | http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/949 |
Resumo: | Em um cenário mercadológico competitivo, a área de compras contribui significativamente para o alcance dos objetivos organizacionais. Sua missão é identificar as necessidades competitivas dos produtos e serviços, tornando-se responsável pela entrega a tempo, pela otimização dos custos e por sua qualidade. Nesse contexto, a seleção dos fornecedores é central para a função compras. Este estudo tem como objetivo analisar a produção científica brasileira sobre seleção de fornecedores por meio de métodos multicritério de apoio à decisão. A pesquisa é de natureza exploratória, no qual foi aplicado o método bibliométrico para analisar artigos publicados no período entre 2006 e 2015, disponíveis nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico. Como principais resultados identificou-se a tendência de evolução nas publicações a respeito do tema, a predominância do estudo de caso como estratégia de pesquisa, bem como as instituições que tem maior número de participação na publicação de artigos sobre o tema. |
id |
AESPI-1_1ca14bba3a9c6f6ea338b5f5d9c5e68c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/949 |
network_acronym_str |
AESPI-1 |
network_name_str |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
spelling |
Análise da produção científica brasileira sobre seleção de fornecedores apoiada em métodos multicritérioEm um cenário mercadológico competitivo, a área de compras contribui significativamente para o alcance dos objetivos organizacionais. Sua missão é identificar as necessidades competitivas dos produtos e serviços, tornando-se responsável pela entrega a tempo, pela otimização dos custos e por sua qualidade. Nesse contexto, a seleção dos fornecedores é central para a função compras. Este estudo tem como objetivo analisar a produção científica brasileira sobre seleção de fornecedores por meio de métodos multicritério de apoio à decisão. A pesquisa é de natureza exploratória, no qual foi aplicado o método bibliométrico para analisar artigos publicados no período entre 2006 e 2015, disponíveis nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico. Como principais resultados identificou-se a tendência de evolução nas publicações a respeito do tema, a predominância do estudo de caso como estratégia de pesquisa, bem como as instituições que tem maior número de participação na publicação de artigos sobre o tema. API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualLongaray, André AndradeTondolo, Vilmar Antonio GonçalvesGonçalves, Anderson PicuaMunhoz, Paulo RobertoCamargo, Maria EmíliaTondolo, Rosana da Rosa Portella2017-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/94910.7198/geintec.v7i3.949Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 7, n. 3 (2017); 3970-39852237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/949/816info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/949Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:27.407Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da produção científica brasileira sobre seleção de fornecedores apoiada em métodos multicritério |
title |
Análise da produção científica brasileira sobre seleção de fornecedores apoiada em métodos multicritério |
spellingShingle |
Análise da produção científica brasileira sobre seleção de fornecedores apoiada em métodos multicritério Longaray, André Andrade |
title_short |
Análise da produção científica brasileira sobre seleção de fornecedores apoiada em métodos multicritério |
title_full |
Análise da produção científica brasileira sobre seleção de fornecedores apoiada em métodos multicritério |
title_fullStr |
Análise da produção científica brasileira sobre seleção de fornecedores apoiada em métodos multicritério |
title_full_unstemmed |
Análise da produção científica brasileira sobre seleção de fornecedores apoiada em métodos multicritério |
title_sort |
Análise da produção científica brasileira sobre seleção de fornecedores apoiada em métodos multicritério |
author |
Longaray, André Andrade |
author_facet |
Longaray, André Andrade Tondolo, Vilmar Antonio Gonçalves Gonçalves, Anderson Picua Munhoz, Paulo Roberto Camargo, Maria Emília Tondolo, Rosana da Rosa Portella |
author_role |
author |
author2 |
Tondolo, Vilmar Antonio Gonçalves Gonçalves, Anderson Picua Munhoz, Paulo Roberto Camargo, Maria Emília Tondolo, Rosana da Rosa Portella |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Longaray, André Andrade Tondolo, Vilmar Antonio Gonçalves Gonçalves, Anderson Picua Munhoz, Paulo Roberto Camargo, Maria Emília Tondolo, Rosana da Rosa Portella |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Em um cenário mercadológico competitivo, a área de compras contribui significativamente para o alcance dos objetivos organizacionais. Sua missão é identificar as necessidades competitivas dos produtos e serviços, tornando-se responsável pela entrega a tempo, pela otimização dos custos e por sua qualidade. Nesse contexto, a seleção dos fornecedores é central para a função compras. Este estudo tem como objetivo analisar a produção científica brasileira sobre seleção de fornecedores por meio de métodos multicritério de apoio à decisão. A pesquisa é de natureza exploratória, no qual foi aplicado o método bibliométrico para analisar artigos publicados no período entre 2006 e 2015, disponíveis nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico. Como principais resultados identificou-se a tendência de evolução nas publicações a respeito do tema, a predominância do estudo de caso como estratégia de pesquisa, bem como as instituições que tem maior número de participação na publicação de artigos sobre o tema. |
description |
Em um cenário mercadológico competitivo, a área de compras contribui significativamente para o alcance dos objetivos organizacionais. Sua missão é identificar as necessidades competitivas dos produtos e serviços, tornando-se responsável pela entrega a tempo, pela otimização dos custos e por sua qualidade. Nesse contexto, a seleção dos fornecedores é central para a função compras. Este estudo tem como objetivo analisar a produção científica brasileira sobre seleção de fornecedores por meio de métodos multicritério de apoio à decisão. A pesquisa é de natureza exploratória, no qual foi aplicado o método bibliométrico para analisar artigos publicados no período entre 2006 e 2015, disponíveis nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico. Como principais resultados identificou-se a tendência de evolução nas publicações a respeito do tema, a predominância do estudo de caso como estratégia de pesquisa, bem como as instituições que tem maior número de participação na publicação de artigos sobre o tema. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/949 10.7198/geintec.v7i3.949 |
url |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/949 |
identifier_str_mv |
10.7198/geintec.v7i3.949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/949/816 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual |
publisher.none.fl_str_mv |
API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 7, n. 3 (2017); 3970-3985 2237-0722 reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI) instacron:AESPI |
reponame_str |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
collection |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
instname_str |
Ensino Superior do Piauí (AESPI) |
instacron_str |
AESPI |
institution |
AESPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121144051957760 |