Technology foresight applied to ion propulsion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Ilana Mota
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Amarante Segundo, Gesil Sampaio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/844
Resumo: Propulsores iônicos são utilizados em satélites de comunicação e para a propulsão principal em sondas espaciais. O sistema consiste na expulsão de íons para a criação do impulso, podendo proporcionar velocidades mais altas do que outros tipos de aparato. O presente artigo tem o objetivo de fazer uma análise de prospecção no ramo da Propulsão Iônica através de uma busca de anterioridade na base de patentes Espacenet®. Ao todo, foram encontrados 58 depósitos de patentes nesta área de pesquisa entre o período de 1995 a 2015. Por meio da busca de anterioridade, foi possível analisar os principais depositantes, os países mais atuantes e a tendência da pesquisa ao longo dos anos. O estudo mostrou que o campo, apesar de atuante há muitas décadas, ainda possui espaço para novas pesquisas pois são poucos os depositantes influentes na área, resultando em 58 depósitos em um período de pesquisa de 20 anos.
id AESPI-1_2613c78395ef0b67fcc6de3640690021
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/844
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Technology foresight applied to ion propulsionPropulsores iônicos são utilizados em satélites de comunicação e para a propulsão principal em sondas espaciais. O sistema consiste na expulsão de íons para a criação do impulso, podendo proporcionar velocidades mais altas do que outros tipos de aparato. O presente artigo tem o objetivo de fazer uma análise de prospecção no ramo da Propulsão Iônica através de uma busca de anterioridade na base de patentes Espacenet®. Ao todo, foram encontrados 58 depósitos de patentes nesta área de pesquisa entre o período de 1995 a 2015. Por meio da busca de anterioridade, foi possível analisar os principais depositantes, os países mais atuantes e a tendência da pesquisa ao longo dos anos. O estudo mostrou que o campo, apesar de atuante há muitas décadas, ainda possui espaço para novas pesquisas pois são poucos os depositantes influentes na área, resultando em 58 depósitos em um período de pesquisa de 20 anos. API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualFAPESBde Almeida, Ilana MotaAmarante Segundo, Gesil Sampaio2019-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/84410.7198/geintec.v9i1.844Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 9, n. 1 (2019); 4758-47682237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/844/896https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/844Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:33.635Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Technology foresight applied to ion propulsion
title Technology foresight applied to ion propulsion
spellingShingle Technology foresight applied to ion propulsion
de Almeida, Ilana Mota
title_short Technology foresight applied to ion propulsion
title_full Technology foresight applied to ion propulsion
title_fullStr Technology foresight applied to ion propulsion
title_full_unstemmed Technology foresight applied to ion propulsion
title_sort Technology foresight applied to ion propulsion
author de Almeida, Ilana Mota
author_facet de Almeida, Ilana Mota
Amarante Segundo, Gesil Sampaio
author_role author
author2 Amarante Segundo, Gesil Sampaio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPESB
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida, Ilana Mota
Amarante Segundo, Gesil Sampaio
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Propulsores iônicos são utilizados em satélites de comunicação e para a propulsão principal em sondas espaciais. O sistema consiste na expulsão de íons para a criação do impulso, podendo proporcionar velocidades mais altas do que outros tipos de aparato. O presente artigo tem o objetivo de fazer uma análise de prospecção no ramo da Propulsão Iônica através de uma busca de anterioridade na base de patentes Espacenet®. Ao todo, foram encontrados 58 depósitos de patentes nesta área de pesquisa entre o período de 1995 a 2015. Por meio da busca de anterioridade, foi possível analisar os principais depositantes, os países mais atuantes e a tendência da pesquisa ao longo dos anos. O estudo mostrou que o campo, apesar de atuante há muitas décadas, ainda possui espaço para novas pesquisas pois são poucos os depositantes influentes na área, resultando em 58 depósitos em um período de pesquisa de 20 anos.
description Propulsores iônicos são utilizados em satélites de comunicação e para a propulsão principal em sondas espaciais. O sistema consiste na expulsão de íons para a criação do impulso, podendo proporcionar velocidades mais altas do que outros tipos de aparato. O presente artigo tem o objetivo de fazer uma análise de prospecção no ramo da Propulsão Iônica através de uma busca de anterioridade na base de patentes Espacenet®. Ao todo, foram encontrados 58 depósitos de patentes nesta área de pesquisa entre o período de 1995 a 2015. Por meio da busca de anterioridade, foi possível analisar os principais depositantes, os países mais atuantes e a tendência da pesquisa ao longo dos anos. O estudo mostrou que o campo, apesar de atuante há muitas décadas, ainda possui espaço para novas pesquisas pois são poucos os depositantes influentes na área, resultando em 58 depósitos em um período de pesquisa de 20 anos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/844
10.7198/geintec.v9i1.844
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/844
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v9i1.844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/844/896
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 9, n. 1 (2019); 4758-4768
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144116969472