A importância de uma indicação geográfica no desenvolvimento do turismo de uma região
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
Texto Completo: | http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/54 |
Resumo: | Com a obtenção do selo de qualidade das Indicações Geográficas (IGs), o aumento da atividade turística tem sido uma realidade em várias localidades brasileiras, a exemplo da primeira IG “Vale dos Vinhedos”, que trouxe muitas oportunidades de negócios e novos postos de trabalho àquela região vinícola. Além desses, outros exemplos podem ser citados. O presente trabalho objetiva discutir a relação entre as Indicações Geográficas e o desenvolvimento do Turismo de uma determinada região. A discussão oferece ainda espaço para a criação de novos nichos de mercado, como o Turismo, a ser agregado com o desenvolvimento de uma IG acrescentando um diferencial competitivo importante para os produtores. A pesquisa baseou-se em roteiros turísticos já presentes em algumas IGs, como o Enoturismo e o Turismo de Aventura na Serra Gaúcha no Vale dos Vinhedos e o modo de produção da cachaça em Paraty (RJ). Portanto, diante da análise, entende-se que a aliança entre o Turismo e as Indicações Geográficas, é garantia de sucesso, desde que se tenha um planejamento adequado e políticas públicas ajustadas para todo o conjunto envolvido. No período de 2009 a 2012, o número de IGs no Brasil cresceu bastante, e as IGs mais recentes necessitam de apoio para crescerem e cumprirem seu papel como instrumento de desenvolvimento das regiões detentora do selo. |
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A importância de uma indicação geográfica no desenvolvimento do turismo de uma regiãoCom a obtenção do selo de qualidade das Indicações Geográficas (IGs), o aumento da atividade turística tem sido uma realidade em várias localidades brasileiras, a exemplo da primeira IG “Vale dos Vinhedos”, que trouxe muitas oportunidades de negócios e novos postos de trabalho àquela região vinícola. Além desses, outros exemplos podem ser citados. O presente trabalho objetiva discutir a relação entre as Indicações Geográficas e o desenvolvimento do Turismo de uma determinada região. A discussão oferece ainda espaço para a criação de novos nichos de mercado, como o Turismo, a ser agregado com o desenvolvimento de uma IG acrescentando um diferencial competitivo importante para os produtores. A pesquisa baseou-se em roteiros turísticos já presentes em algumas IGs, como o Enoturismo e o Turismo de Aventura na Serra Gaúcha no Vale dos Vinhedos e o modo de produção da cachaça em Paraty (RJ). Portanto, diante da análise, entende-se que a aliança entre o Turismo e as Indicações Geográficas, é garantia de sucesso, desde que se tenha um planejamento adequado e políticas públicas ajustadas para todo o conjunto envolvido. No período de 2009 a 2012, o número de IGs no Brasil cresceu bastante, e as IGs mais recentes necessitam de apoio para crescerem e cumprirem seu papel como instrumento de desenvolvimento das regiões detentora do selo.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualNascimento, Jaqueline SilvaNunes, Gilvanda SilvaBandeira, Maria da Glória Almeida2012-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/5410.7198/geintec.v2i4.54Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 2, n. 4 (2012): Edição Especial - Indicações Geográficas; 365-3772237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/54/133info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:04:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/54Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:59.895Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true |
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