Estudo comparativo do coentro (Coriandum sativum l.) seco obtido em diferentes métodos de secagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Geânderson
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira, Mariana Costa, Silva, Maria Moraes, Castro, Alessandra Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/47
Resumo: Poucos são os métodos de conservação de hortaliças pós-colheita, nesse contexto a secagem surge como uma alternativa no processo de conservação do coentro que é uma das hortaliças mais consumidas no país, já que mantém as características nutricionais e físico-químicas próximas as do produto in natura; diante disto o presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência de dois processos: Liofilização e secagem em secador de bandejas sobre constituintes físico-químicos e aspectos físicos do coentro. As análises realizadas foram, Umidade, Aw, Cinzas, Acidez, Sólidos solúveis, pH, Fenóis totais e Carotenóides .Os resultados obtidos demonstram que os dois processos de secagem a que foi submetido o coentro alterou de forma significativa os compostos dos parâmetros analisados, no entanto ,comparando somente os dois métodos entre si a secagem em secador foi mais eficiente na retirada de água 6,23% de umidade enquanto que a liofilização 8,63%, já com relação a manutenção dos outros constituintes e da cor a liofilização agrediu menos o produto. Logo conclui-se que o coentro liofilizado mantém as características mais próximas as dos produto in natura do que o coentro seco em secador.
id AESPI-1_57a5e3a91c784ade843665359eea3ab8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Estudo comparativo do coentro (Coriandum sativum l.) seco obtido em diferentes métodos de secagemPoucos são os métodos de conservação de hortaliças pós-colheita, nesse contexto a secagem surge como uma alternativa no processo de conservação do coentro que é uma das hortaliças mais consumidas no país, já que mantém as características nutricionais e físico-químicas próximas as do produto in natura; diante disto o presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência de dois processos: Liofilização e secagem em secador de bandejas sobre constituintes físico-químicos e aspectos físicos do coentro. As análises realizadas foram, Umidade, Aw, Cinzas, Acidez, Sólidos solúveis, pH, Fenóis totais e Carotenóides .Os resultados obtidos demonstram que os dois processos de secagem a que foi submetido o coentro alterou de forma significativa os compostos dos parâmetros analisados, no entanto ,comparando somente os dois métodos entre si a secagem em secador foi mais eficiente na retirada de água 6,23% de umidade enquanto que a liofilização 8,63%, já com relação a manutenção dos outros constituintes e da cor a liofilização agrediu menos o produto. Logo conclui-se que o coentro liofilizado mantém as características mais próximas as dos produto in natura do que o coentro seco em secador. API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualSantos, GeândersonOliveira, Mariana CostaSilva, Maria MoraesCastro, Alessandra Almeida2012-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/4710.7198/geintec.v2i3.47Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 2, n. 3 (2012); 236-2442237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/47/97info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:39.495Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo do coentro (Coriandum sativum l.) seco obtido em diferentes métodos de secagem
title Estudo comparativo do coentro (Coriandum sativum l.) seco obtido em diferentes métodos de secagem
spellingShingle Estudo comparativo do coentro (Coriandum sativum l.) seco obtido em diferentes métodos de secagem
Santos, Geânderson
title_short Estudo comparativo do coentro (Coriandum sativum l.) seco obtido em diferentes métodos de secagem
title_full Estudo comparativo do coentro (Coriandum sativum l.) seco obtido em diferentes métodos de secagem
title_fullStr Estudo comparativo do coentro (Coriandum sativum l.) seco obtido em diferentes métodos de secagem
title_full_unstemmed Estudo comparativo do coentro (Coriandum sativum l.) seco obtido em diferentes métodos de secagem
title_sort Estudo comparativo do coentro (Coriandum sativum l.) seco obtido em diferentes métodos de secagem
author Santos, Geânderson
author_facet Santos, Geânderson
Oliveira, Mariana Costa
Silva, Maria Moraes
Castro, Alessandra Almeida
author_role author
author2 Oliveira, Mariana Costa
Silva, Maria Moraes
Castro, Alessandra Almeida
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Geânderson
Oliveira, Mariana Costa
Silva, Maria Moraes
Castro, Alessandra Almeida
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Poucos são os métodos de conservação de hortaliças pós-colheita, nesse contexto a secagem surge como uma alternativa no processo de conservação do coentro que é uma das hortaliças mais consumidas no país, já que mantém as características nutricionais e físico-químicas próximas as do produto in natura; diante disto o presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência de dois processos: Liofilização e secagem em secador de bandejas sobre constituintes físico-químicos e aspectos físicos do coentro. As análises realizadas foram, Umidade, Aw, Cinzas, Acidez, Sólidos solúveis, pH, Fenóis totais e Carotenóides .Os resultados obtidos demonstram que os dois processos de secagem a que foi submetido o coentro alterou de forma significativa os compostos dos parâmetros analisados, no entanto ,comparando somente os dois métodos entre si a secagem em secador foi mais eficiente na retirada de água 6,23% de umidade enquanto que a liofilização 8,63%, já com relação a manutenção dos outros constituintes e da cor a liofilização agrediu menos o produto. Logo conclui-se que o coentro liofilizado mantém as características mais próximas as dos produto in natura do que o coentro seco em secador.
description Poucos são os métodos de conservação de hortaliças pós-colheita, nesse contexto a secagem surge como uma alternativa no processo de conservação do coentro que é uma das hortaliças mais consumidas no país, já que mantém as características nutricionais e físico-químicas próximas as do produto in natura; diante disto o presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência de dois processos: Liofilização e secagem em secador de bandejas sobre constituintes físico-químicos e aspectos físicos do coentro. As análises realizadas foram, Umidade, Aw, Cinzas, Acidez, Sólidos solúveis, pH, Fenóis totais e Carotenóides .Os resultados obtidos demonstram que os dois processos de secagem a que foi submetido o coentro alterou de forma significativa os compostos dos parâmetros analisados, no entanto ,comparando somente os dois métodos entre si a secagem em secador foi mais eficiente na retirada de água 6,23% de umidade enquanto que a liofilização 8,63%, já com relação a manutenção dos outros constituintes e da cor a liofilização agrediu menos o produto. Logo conclui-se que o coentro liofilizado mantém as características mais próximas as dos produto in natura do que o coentro seco em secador.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/47
10.7198/geintec.v2i3.47
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/47
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v2i3.47
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/47/97
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 2, n. 3 (2012); 236-244
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144395890688