Uma proposta de modelo conceitual para pesquisas em sistemas de informação e inovação em serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Maisle
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sales, Jefferson David Araujo, Dacorso, Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/252
Resumo: Cenários de adoção de sistemas de informação em organizações não significam, necessariamente, processos de inovação em serviços. É preciso que as características dos sistemas adotados bem como as formas de atuação e uso desses artefatos gerem efetivamente alguma forma inovação nos processos envolvidos. Com este entendimento, o propósito deste texto é, através de um ensaio teórico, apresentar um modelo conceitual de pesquisa que represente como a adoção de um sistema de informação pode gerar uma inovação em serviço para as organizações de acordo com as tipologias explicitadas por Sundbo e Gallouj (1998). As discussões postas neste texto indicam que os sistemas de informação trazem aspectos de inovação quando geram grande volume de dados atuais, confiáveis e consistentes; de fácil utilização e acessíveis; que proporcionem agilidade, comunicação, distribuição de dados e integração com outros sistemas; que auxiliem nas tomadas de decisão e diminuam custos; que sejam relevantes, de valor estratégico, abrangentes e que interagem com desenvolvedores e usuário. E, por fim, que consigam gerar inovação de produtos, inovação de processos, inovação gerencial, inovação de mercado e inovação contingencial.
id AESPI-1_62398851280806f2b6927951db71c818
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/252
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Uma proposta de modelo conceitual para pesquisas em sistemas de informação e inovação em serviçosCenários de adoção de sistemas de informação em organizações não significam, necessariamente, processos de inovação em serviços. É preciso que as características dos sistemas adotados bem como as formas de atuação e uso desses artefatos gerem efetivamente alguma forma inovação nos processos envolvidos. Com este entendimento, o propósito deste texto é, através de um ensaio teórico, apresentar um modelo conceitual de pesquisa que represente como a adoção de um sistema de informação pode gerar uma inovação em serviço para as organizações de acordo com as tipologias explicitadas por Sundbo e Gallouj (1998). As discussões postas neste texto indicam que os sistemas de informação trazem aspectos de inovação quando geram grande volume de dados atuais, confiáveis e consistentes; de fácil utilização e acessíveis; que proporcionem agilidade, comunicação, distribuição de dados e integração com outros sistemas; que auxiliem nas tomadas de decisão e diminuam custos; que sejam relevantes, de valor estratégico, abrangentes e que interagem com desenvolvedores e usuário. E, por fim, que consigam gerar inovação de produtos, inovação de processos, inovação gerencial, inovação de mercado e inovação contingencial.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualMoraes, MaisleSales, Jefferson David AraujoDacorso, Antonio2014-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/25210.7198/geintec.v4i1.252Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 4, n. 1 (2014); 543-5592237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/252/378http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/downloadSuppFile/252/24info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/252Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:21.625Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de modelo conceitual para pesquisas em sistemas de informação e inovação em serviços
title Uma proposta de modelo conceitual para pesquisas em sistemas de informação e inovação em serviços
spellingShingle Uma proposta de modelo conceitual para pesquisas em sistemas de informação e inovação em serviços
Moraes, Maisle
title_short Uma proposta de modelo conceitual para pesquisas em sistemas de informação e inovação em serviços
title_full Uma proposta de modelo conceitual para pesquisas em sistemas de informação e inovação em serviços
title_fullStr Uma proposta de modelo conceitual para pesquisas em sistemas de informação e inovação em serviços
title_full_unstemmed Uma proposta de modelo conceitual para pesquisas em sistemas de informação e inovação em serviços
title_sort Uma proposta de modelo conceitual para pesquisas em sistemas de informação e inovação em serviços
author Moraes, Maisle
author_facet Moraes, Maisle
Sales, Jefferson David Araujo
Dacorso, Antonio
author_role author
author2 Sales, Jefferson David Araujo
Dacorso, Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Maisle
Sales, Jefferson David Araujo
Dacorso, Antonio
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Cenários de adoção de sistemas de informação em organizações não significam, necessariamente, processos de inovação em serviços. É preciso que as características dos sistemas adotados bem como as formas de atuação e uso desses artefatos gerem efetivamente alguma forma inovação nos processos envolvidos. Com este entendimento, o propósito deste texto é, através de um ensaio teórico, apresentar um modelo conceitual de pesquisa que represente como a adoção de um sistema de informação pode gerar uma inovação em serviço para as organizações de acordo com as tipologias explicitadas por Sundbo e Gallouj (1998). As discussões postas neste texto indicam que os sistemas de informação trazem aspectos de inovação quando geram grande volume de dados atuais, confiáveis e consistentes; de fácil utilização e acessíveis; que proporcionem agilidade, comunicação, distribuição de dados e integração com outros sistemas; que auxiliem nas tomadas de decisão e diminuam custos; que sejam relevantes, de valor estratégico, abrangentes e que interagem com desenvolvedores e usuário. E, por fim, que consigam gerar inovação de produtos, inovação de processos, inovação gerencial, inovação de mercado e inovação contingencial.
description Cenários de adoção de sistemas de informação em organizações não significam, necessariamente, processos de inovação em serviços. É preciso que as características dos sistemas adotados bem como as formas de atuação e uso desses artefatos gerem efetivamente alguma forma inovação nos processos envolvidos. Com este entendimento, o propósito deste texto é, através de um ensaio teórico, apresentar um modelo conceitual de pesquisa que represente como a adoção de um sistema de informação pode gerar uma inovação em serviço para as organizações de acordo com as tipologias explicitadas por Sundbo e Gallouj (1998). As discussões postas neste texto indicam que os sistemas de informação trazem aspectos de inovação quando geram grande volume de dados atuais, confiáveis e consistentes; de fácil utilização e acessíveis; que proporcionem agilidade, comunicação, distribuição de dados e integração com outros sistemas; que auxiliem nas tomadas de decisão e diminuam custos; que sejam relevantes, de valor estratégico, abrangentes e que interagem com desenvolvedores e usuário. E, por fim, que consigam gerar inovação de produtos, inovação de processos, inovação gerencial, inovação de mercado e inovação contingencial.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/252
10.7198/geintec.v4i1.252
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/252
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v4i1.252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/252/378
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/downloadSuppFile/252/24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 4, n. 1 (2014); 543-559
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121145316540416