Eficiência da sétima geração de consoles de videogames: aplicação da análise envoltória de dados (DEA) de 2007 a 2012 nos principais mercados de jogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Nelson Guilherme Machado
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Conte, Bruno Pereira, Coronel, Daniel Arruda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/447
Resumo: O objetivo do trabalho consiste em analisar o grau de eficiência das questões de desenvolvimento dos três principais mercados da sétima geração de consoles de videogames, isto é, Estados Unidos, Europa e Japão, com relação à venda nesses mercados, por meio da aplicação do método de Análise Envoltória de Dados (DEA), no período de 2007 a 2012. Com exceção do mercado japonês, em que há uma preferência nítida para os consoles locais, nos demais existe equilíbrio na participação de mercado, o que demonstra que os mercados dos Estados Unidos e da Europa podem ser considerados mais contrabalançados. Observando a eficiência dos mercados anualmente, percebe-se um padrão de eficiência no mercado europeu, que se manteve como bechmark para todos os anos de estudo. Dessa forma, considerando a eficiência total, o mercado europeu é eficiente com grau de eficiência máximo (100%), tendo o americano (62,49%) e o japonês (34,87%) como antecessores, respectivamente. As diferenças da eficiência entre os mercados podem ser evidenciadas pelos impactos que a sétima geração de consoles provoca em questões econômicas e culturais.
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