Eficiência da sétima geração de consoles de videogames: aplicação da análise envoltória de dados (DEA) de 2007 a 2012 nos principais mercados de jogos
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
Texto Completo: | http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/447 |
Resumo: | O objetivo do trabalho consiste em analisar o grau de eficiência das questões de desenvolvimento dos três principais mercados da sétima geração de consoles de videogames, isto é, Estados Unidos, Europa e Japão, com relação à venda nesses mercados, por meio da aplicação do método de Análise Envoltória de Dados (DEA), no período de 2007 a 2012. Com exceção do mercado japonês, em que há uma preferência nítida para os consoles locais, nos demais existe equilíbrio na participação de mercado, o que demonstra que os mercados dos Estados Unidos e da Europa podem ser considerados mais contrabalançados. Observando a eficiência dos mercados anualmente, percebe-se um padrão de eficiência no mercado europeu, que se manteve como bechmark para todos os anos de estudo. Dessa forma, considerando a eficiência total, o mercado europeu é eficiente com grau de eficiência máximo (100%), tendo o americano (62,49%) e o japonês (34,87%) como antecessores, respectivamente. As diferenças da eficiência entre os mercados podem ser evidenciadas pelos impactos que a sétima geração de consoles provoca em questões econômicas e culturais. |
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Eficiência da sétima geração de consoles de videogames: aplicação da análise envoltória de dados (DEA) de 2007 a 2012 nos principais mercados de jogosO objetivo do trabalho consiste em analisar o grau de eficiência das questões de desenvolvimento dos três principais mercados da sétima geração de consoles de videogames, isto é, Estados Unidos, Europa e Japão, com relação à venda nesses mercados, por meio da aplicação do método de Análise Envoltória de Dados (DEA), no período de 2007 a 2012. Com exceção do mercado japonês, em que há uma preferência nítida para os consoles locais, nos demais existe equilíbrio na participação de mercado, o que demonstra que os mercados dos Estados Unidos e da Europa podem ser considerados mais contrabalançados. Observando a eficiência dos mercados anualmente, percebe-se um padrão de eficiência no mercado europeu, que se manteve como bechmark para todos os anos de estudo. Dessa forma, considerando a eficiência total, o mercado europeu é eficiente com grau de eficiência máximo (100%), tendo o americano (62,49%) e o japonês (34,87%) como antecessores, respectivamente. As diferenças da eficiência entre os mercados podem ser evidenciadas pelos impactos que a sétima geração de consoles provoca em questões econômicas e culturais.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualPinto, Nelson Guilherme MachadoConte, Bruno PereiraCoronel, Daniel Arruda2014-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/44710.7198/geintec.v4i5.447Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 4, n. 5 (2014); 1521-15352237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/447/499info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:04:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/447Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:06.334Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true |
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O objetivo do trabalho consiste em analisar o grau de eficiência das questões de desenvolvimento dos três principais mercados da sétima geração de consoles de videogames, isto é, Estados Unidos, Europa e Japão, com relação à venda nesses mercados, por meio da aplicação do método de Análise Envoltória de Dados (DEA), no período de 2007 a 2012. Com exceção do mercado japonês, em que há uma preferência nítida para os consoles locais, nos demais existe equilíbrio na participação de mercado, o que demonstra que os mercados dos Estados Unidos e da Europa podem ser considerados mais contrabalançados. Observando a eficiência dos mercados anualmente, percebe-se um padrão de eficiência no mercado europeu, que se manteve como bechmark para todos os anos de estudo. Dessa forma, considerando a eficiência total, o mercado europeu é eficiente com grau de eficiência máximo (100%), tendo o americano (62,49%) e o japonês (34,87%) como antecessores, respectivamente. As diferenças da eficiência entre os mercados podem ser evidenciadas pelos impactos que a sétima geração de consoles provoca em questões econômicas e culturais. |
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