Uso de marcadores moleculares na depressão: prospecção tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Keylla Conceição
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Machado, Kátia Conceição, Freitas, Rivelilson Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/206
Resumo: Depressão é o transtorno psiquiátrico mais comum, constituindo uma condição que abrange sintomas psicológicos, comportamentais e físicos. O conhecimento sobre a presença ou não de mutações nos genes envolvidos no metabolismo dos antidepressivos podem fornecer subsídios importantes para ajudar no manejo de dosagens e para escolha das medicações utilizadas para o tratamento da depressão. O presente estudo objetivou realizar uma prospecção sobre as pesquisas já desenvolvidas e com resultados patenteados sobre o uso de marcadores moleculares na depressão. A prospecção foi realizada tendo como base os pedidos de patente depositados em 4 bancos de dados analisados, sendo eles, Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) do Brasil, no European Patent Office (EPO), United States Patent and Trademark Office (USPTO) e World Intellectual Property Organization (WIPO). Após a pesquisa foi constatado um pequeno número de patentes, apenas 7 encontradas nos bancos de dados analisados, se classificando em três classes diferentes C12Q, A61K e A61B. Contudo a aplicabilidade clínica do uso dos marcadores moleculares na depressão, ainda necessita consideráveis investimentos na obtenção de dados provenientes de estudos que iram proporcionar informações importantes sobre o tratamento dessa patologia.
id AESPI-1_864cda4d7e465de8afaf6fc5c121a542
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/206
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Uso de marcadores moleculares na depressão: prospecção tecnológicaDepressão é o transtorno psiquiátrico mais comum, constituindo uma condição que abrange sintomas psicológicos, comportamentais e físicos. O conhecimento sobre a presença ou não de mutações nos genes envolvidos no metabolismo dos antidepressivos podem fornecer subsídios importantes para ajudar no manejo de dosagens e para escolha das medicações utilizadas para o tratamento da depressão. O presente estudo objetivou realizar uma prospecção sobre as pesquisas já desenvolvidas e com resultados patenteados sobre o uso de marcadores moleculares na depressão. A prospecção foi realizada tendo como base os pedidos de patente depositados em 4 bancos de dados analisados, sendo eles, Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) do Brasil, no European Patent Office (EPO), United States Patent and Trademark Office (USPTO) e World Intellectual Property Organization (WIPO). Após a pesquisa foi constatado um pequeno número de patentes, apenas 7 encontradas nos bancos de dados analisados, se classificando em três classes diferentes C12Q, A61K e A61B. Contudo a aplicabilidade clínica do uso dos marcadores moleculares na depressão, ainda necessita consideráveis investimentos na obtenção de dados provenientes de estudos que iram proporcionar informações importantes sobre o tratamento dessa patologia. API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualMachado, Keylla ConceiçãoMachado, Kátia ConceiçãoFreitas, Rivelilson Mendes2014-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/20610.7198/geintec.v4i3.206Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 4, n. 3 (2014); 1008-10162237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/206/436info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/206Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:24.997Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Uso de marcadores moleculares na depressão: prospecção tecnológica
title Uso de marcadores moleculares na depressão: prospecção tecnológica
spellingShingle Uso de marcadores moleculares na depressão: prospecção tecnológica
Machado, Keylla Conceição
title_short Uso de marcadores moleculares na depressão: prospecção tecnológica
title_full Uso de marcadores moleculares na depressão: prospecção tecnológica
title_fullStr Uso de marcadores moleculares na depressão: prospecção tecnológica
title_full_unstemmed Uso de marcadores moleculares na depressão: prospecção tecnológica
title_sort Uso de marcadores moleculares na depressão: prospecção tecnológica
author Machado, Keylla Conceição
author_facet Machado, Keylla Conceição
Machado, Kátia Conceição
Freitas, Rivelilson Mendes
author_role author
author2 Machado, Kátia Conceição
Freitas, Rivelilson Mendes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Keylla Conceição
Machado, Kátia Conceição
Freitas, Rivelilson Mendes
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Depressão é o transtorno psiquiátrico mais comum, constituindo uma condição que abrange sintomas psicológicos, comportamentais e físicos. O conhecimento sobre a presença ou não de mutações nos genes envolvidos no metabolismo dos antidepressivos podem fornecer subsídios importantes para ajudar no manejo de dosagens e para escolha das medicações utilizadas para o tratamento da depressão. O presente estudo objetivou realizar uma prospecção sobre as pesquisas já desenvolvidas e com resultados patenteados sobre o uso de marcadores moleculares na depressão. A prospecção foi realizada tendo como base os pedidos de patente depositados em 4 bancos de dados analisados, sendo eles, Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) do Brasil, no European Patent Office (EPO), United States Patent and Trademark Office (USPTO) e World Intellectual Property Organization (WIPO). Após a pesquisa foi constatado um pequeno número de patentes, apenas 7 encontradas nos bancos de dados analisados, se classificando em três classes diferentes C12Q, A61K e A61B. Contudo a aplicabilidade clínica do uso dos marcadores moleculares na depressão, ainda necessita consideráveis investimentos na obtenção de dados provenientes de estudos que iram proporcionar informações importantes sobre o tratamento dessa patologia.
description Depressão é o transtorno psiquiátrico mais comum, constituindo uma condição que abrange sintomas psicológicos, comportamentais e físicos. O conhecimento sobre a presença ou não de mutações nos genes envolvidos no metabolismo dos antidepressivos podem fornecer subsídios importantes para ajudar no manejo de dosagens e para escolha das medicações utilizadas para o tratamento da depressão. O presente estudo objetivou realizar uma prospecção sobre as pesquisas já desenvolvidas e com resultados patenteados sobre o uso de marcadores moleculares na depressão. A prospecção foi realizada tendo como base os pedidos de patente depositados em 4 bancos de dados analisados, sendo eles, Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) do Brasil, no European Patent Office (EPO), United States Patent and Trademark Office (USPTO) e World Intellectual Property Organization (WIPO). Após a pesquisa foi constatado um pequeno número de patentes, apenas 7 encontradas nos bancos de dados analisados, se classificando em três classes diferentes C12Q, A61K e A61B. Contudo a aplicabilidade clínica do uso dos marcadores moleculares na depressão, ainda necessita consideráveis investimentos na obtenção de dados provenientes de estudos que iram proporcionar informações importantes sobre o tratamento dessa patologia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/206
10.7198/geintec.v4i3.206
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/206
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v4i3.206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/206/436
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 4, n. 3 (2014); 1008-1016
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144017354752