Uso de produtos naturais para o tratamento de doenças infecciosas: prospecção tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Keylla Conceição
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Machado, Kátia Conceição, Gomes Junior, Antonio Luiz, Freitas, Rivelilson Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/216
Resumo: O uso de produtos naturais demonstram uma grande dimensão e conscientização através da aplicação empírica da fitoterapia entre a população. Esses produtos estão frequentemente em testes para comprovar sua eficácia em diversas patologias, dentre elas, as doenças infecciosas que representam graves problemas de saúde pública. O presente estudo objetivou realizar uma busca de anterioridade e apresentar uma visão geral do estado atual do desenvolvimento tecnológico relacionado ao uso de produtos naturais para o tratamento de doenças infecciosas. A prospecção foi realizada tendo como base os pedidos de patente depositados em 4 bancos de dados analisados, sendo eles, Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) do Brasil, no European Patent Office (EPO), United States Patent and Trademark Office (USPTO) e World Intellectual Property Organization (WIPO). Após a pesquisa foi constatado apenas 20 patentes, demostrando que em 2008 foi observado o maior número de depósito e que os Estados Unidos se apresentam como o maior depositário, e demostrando a classificação internacional mais abundante foi A61K, que trata de preparações para finalidades médicas, odontológicas e/ou higiênicas. Contudo, foi observado que ainda existe um pequeno número de patentes, sendo necessário um interesse maior no uso de produtos naturais nessas doenças, que vem se manifestando cada vez mais.
id AESPI-1_ceba9653e3ddd8779ea02eaf190d21ba
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/216
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Uso de produtos naturais para o tratamento de doenças infecciosas: prospecção tecnológicaO uso de produtos naturais demonstram uma grande dimensão e conscientização através da aplicação empírica da fitoterapia entre a população. Esses produtos estão frequentemente em testes para comprovar sua eficácia em diversas patologias, dentre elas, as doenças infecciosas que representam graves problemas de saúde pública. O presente estudo objetivou realizar uma busca de anterioridade e apresentar uma visão geral do estado atual do desenvolvimento tecnológico relacionado ao uso de produtos naturais para o tratamento de doenças infecciosas. A prospecção foi realizada tendo como base os pedidos de patente depositados em 4 bancos de dados analisados, sendo eles, Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) do Brasil, no European Patent Office (EPO), United States Patent and Trademark Office (USPTO) e World Intellectual Property Organization (WIPO). Após a pesquisa foi constatado apenas 20 patentes, demostrando que em 2008 foi observado o maior número de depósito e que os Estados Unidos se apresentam como o maior depositário, e demostrando a classificação internacional mais abundante foi A61K, que trata de preparações para finalidades médicas, odontológicas e/ou higiênicas. Contudo, foi observado que ainda existe um pequeno número de patentes, sendo necessário um interesse maior no uso de produtos naturais nessas doenças, que vem se manifestando cada vez mais.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualMachado, Keylla ConceiçãoMachado, Kátia ConceiçãoGomes Junior, Antonio LuizFreitas, Rivelilson Mendes2014-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/21610.7198/geintec.v4i1.216Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 4, n. 1 (2014); 665-6722237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/216/393info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/216Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:51.635Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Uso de produtos naturais para o tratamento de doenças infecciosas: prospecção tecnológica
title Uso de produtos naturais para o tratamento de doenças infecciosas: prospecção tecnológica
spellingShingle Uso de produtos naturais para o tratamento de doenças infecciosas: prospecção tecnológica
Machado, Keylla Conceição
title_short Uso de produtos naturais para o tratamento de doenças infecciosas: prospecção tecnológica
title_full Uso de produtos naturais para o tratamento de doenças infecciosas: prospecção tecnológica
title_fullStr Uso de produtos naturais para o tratamento de doenças infecciosas: prospecção tecnológica
title_full_unstemmed Uso de produtos naturais para o tratamento de doenças infecciosas: prospecção tecnológica
title_sort Uso de produtos naturais para o tratamento de doenças infecciosas: prospecção tecnológica
author Machado, Keylla Conceição
author_facet Machado, Keylla Conceição
Machado, Kátia Conceição
Gomes Junior, Antonio Luiz
Freitas, Rivelilson Mendes
author_role author
author2 Machado, Kátia Conceição
Gomes Junior, Antonio Luiz
Freitas, Rivelilson Mendes
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Keylla Conceição
Machado, Kátia Conceição
Gomes Junior, Antonio Luiz
Freitas, Rivelilson Mendes
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O uso de produtos naturais demonstram uma grande dimensão e conscientização através da aplicação empírica da fitoterapia entre a população. Esses produtos estão frequentemente em testes para comprovar sua eficácia em diversas patologias, dentre elas, as doenças infecciosas que representam graves problemas de saúde pública. O presente estudo objetivou realizar uma busca de anterioridade e apresentar uma visão geral do estado atual do desenvolvimento tecnológico relacionado ao uso de produtos naturais para o tratamento de doenças infecciosas. A prospecção foi realizada tendo como base os pedidos de patente depositados em 4 bancos de dados analisados, sendo eles, Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) do Brasil, no European Patent Office (EPO), United States Patent and Trademark Office (USPTO) e World Intellectual Property Organization (WIPO). Após a pesquisa foi constatado apenas 20 patentes, demostrando que em 2008 foi observado o maior número de depósito e que os Estados Unidos se apresentam como o maior depositário, e demostrando a classificação internacional mais abundante foi A61K, que trata de preparações para finalidades médicas, odontológicas e/ou higiênicas. Contudo, foi observado que ainda existe um pequeno número de patentes, sendo necessário um interesse maior no uso de produtos naturais nessas doenças, que vem se manifestando cada vez mais.
description O uso de produtos naturais demonstram uma grande dimensão e conscientização através da aplicação empírica da fitoterapia entre a população. Esses produtos estão frequentemente em testes para comprovar sua eficácia em diversas patologias, dentre elas, as doenças infecciosas que representam graves problemas de saúde pública. O presente estudo objetivou realizar uma busca de anterioridade e apresentar uma visão geral do estado atual do desenvolvimento tecnológico relacionado ao uso de produtos naturais para o tratamento de doenças infecciosas. A prospecção foi realizada tendo como base os pedidos de patente depositados em 4 bancos de dados analisados, sendo eles, Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) do Brasil, no European Patent Office (EPO), United States Patent and Trademark Office (USPTO) e World Intellectual Property Organization (WIPO). Após a pesquisa foi constatado apenas 20 patentes, demostrando que em 2008 foi observado o maior número de depósito e que os Estados Unidos se apresentam como o maior depositário, e demostrando a classificação internacional mais abundante foi A61K, que trata de preparações para finalidades médicas, odontológicas e/ou higiênicas. Contudo, foi observado que ainda existe um pequeno número de patentes, sendo necessário um interesse maior no uso de produtos naturais nessas doenças, que vem se manifestando cada vez mais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/216
10.7198/geintec.v4i1.216
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/216
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v4i1.216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/216/393
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 4, n. 1 (2014); 665-672
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144537448448