Prospection of technologies related to metal biosorption process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giese, Ellen Cristine
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1095
Resumo: A biossorção consiste em um processo biológico de retenção, remoção ou recuperação de metais ou outros compostos presentes em soluções aquosas, através de adsorção passiva ou complexação com sítios ativos presentes em diferentes materiais utilizados como biossorventes. O desenvolvimento de processos de biossorção tem apresentado considerável destaque nos últimos anos principalmente para aplicação em processos de tratamento de efluentes assim como em processos de recuperação de metais preciosos. Considerando a importância do processo de biossorção em áreas diversas, o objetivo deste trabalho foi avaliara evolução das inovações tecnológicas através da análise das patentes depositadas na base de dados daOrganização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI).Entre os anos de 1973 e 2015, 39 patentes foram depositadas na Patenstcope, com destaque para os pedidos de proteção nos Estados Unidos, China, República da Coréia, Alemanha, Rússia, Canadá, Reino Unido e Portugal. As principais áreas de destaque em tecnologias correlatas foram as tecnologias desenvolvidas para o tratamento de água, de águas residuais, de esgotos ou de lamas e lodos; assim como o desenvolvimento de processos químicos e o uso de micro-organismos. Em comparação com o número de artigos publicados relacionados ao tema nos últimos vinte anos, ficou evidente que as inovações biotecnológicas envolvendo a biossorção de metais não têm sido protegidas por patentes apesar das mesmas também serem consideradas um produto acadêmico.
id AESPI-1_8f2f123465b55dbe751890f6c46a94a3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1095
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Prospection of technologies related to metal biosorption processA biossorção consiste em um processo biológico de retenção, remoção ou recuperação de metais ou outros compostos presentes em soluções aquosas, através de adsorção passiva ou complexação com sítios ativos presentes em diferentes materiais utilizados como biossorventes. O desenvolvimento de processos de biossorção tem apresentado considerável destaque nos últimos anos principalmente para aplicação em processos de tratamento de efluentes assim como em processos de recuperação de metais preciosos. Considerando a importância do processo de biossorção em áreas diversas, o objetivo deste trabalho foi avaliara evolução das inovações tecnológicas através da análise das patentes depositadas na base de dados daOrganização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI).Entre os anos de 1973 e 2015, 39 patentes foram depositadas na Patenstcope, com destaque para os pedidos de proteção nos Estados Unidos, China, República da Coréia, Alemanha, Rússia, Canadá, Reino Unido e Portugal. As principais áreas de destaque em tecnologias correlatas foram as tecnologias desenvolvidas para o tratamento de água, de águas residuais, de esgotos ou de lamas e lodos; assim como o desenvolvimento de processos químicos e o uso de micro-organismos. Em comparação com o número de artigos publicados relacionados ao tema nos últimos vinte anos, ficou evidente que as inovações biotecnológicas envolvendo a biossorção de metais não têm sido protegidas por patentes apesar das mesmas também serem consideradas um produto acadêmico. API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualFAPERJGiese, Ellen Cristine2019-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/109510.7198/geintec.v9i3.1095Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 9, n. 3 (2019); 5046-50572237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1095/920Direitos autorais 2019 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologiashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1095Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:28.2Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Prospection of technologies related to metal biosorption process
title Prospection of technologies related to metal biosorption process
spellingShingle Prospection of technologies related to metal biosorption process
Giese, Ellen Cristine
title_short Prospection of technologies related to metal biosorption process
title_full Prospection of technologies related to metal biosorption process
title_fullStr Prospection of technologies related to metal biosorption process
title_full_unstemmed Prospection of technologies related to metal biosorption process
title_sort Prospection of technologies related to metal biosorption process
author Giese, Ellen Cristine
author_facet Giese, Ellen Cristine
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPERJ
dc.contributor.author.fl_str_mv Giese, Ellen Cristine
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv A biossorção consiste em um processo biológico de retenção, remoção ou recuperação de metais ou outros compostos presentes em soluções aquosas, através de adsorção passiva ou complexação com sítios ativos presentes em diferentes materiais utilizados como biossorventes. O desenvolvimento de processos de biossorção tem apresentado considerável destaque nos últimos anos principalmente para aplicação em processos de tratamento de efluentes assim como em processos de recuperação de metais preciosos. Considerando a importância do processo de biossorção em áreas diversas, o objetivo deste trabalho foi avaliara evolução das inovações tecnológicas através da análise das patentes depositadas na base de dados daOrganização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI).Entre os anos de 1973 e 2015, 39 patentes foram depositadas na Patenstcope, com destaque para os pedidos de proteção nos Estados Unidos, China, República da Coréia, Alemanha, Rússia, Canadá, Reino Unido e Portugal. As principais áreas de destaque em tecnologias correlatas foram as tecnologias desenvolvidas para o tratamento de água, de águas residuais, de esgotos ou de lamas e lodos; assim como o desenvolvimento de processos químicos e o uso de micro-organismos. Em comparação com o número de artigos publicados relacionados ao tema nos últimos vinte anos, ficou evidente que as inovações biotecnológicas envolvendo a biossorção de metais não têm sido protegidas por patentes apesar das mesmas também serem consideradas um produto acadêmico.
description A biossorção consiste em um processo biológico de retenção, remoção ou recuperação de metais ou outros compostos presentes em soluções aquosas, através de adsorção passiva ou complexação com sítios ativos presentes em diferentes materiais utilizados como biossorventes. O desenvolvimento de processos de biossorção tem apresentado considerável destaque nos últimos anos principalmente para aplicação em processos de tratamento de efluentes assim como em processos de recuperação de metais preciosos. Considerando a importância do processo de biossorção em áreas diversas, o objetivo deste trabalho foi avaliara evolução das inovações tecnológicas através da análise das patentes depositadas na base de dados daOrganização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI).Entre os anos de 1973 e 2015, 39 patentes foram depositadas na Patenstcope, com destaque para os pedidos de proteção nos Estados Unidos, China, República da Coréia, Alemanha, Rússia, Canadá, Reino Unido e Portugal. As principais áreas de destaque em tecnologias correlatas foram as tecnologias desenvolvidas para o tratamento de água, de águas residuais, de esgotos ou de lamas e lodos; assim como o desenvolvimento de processos químicos e o uso de micro-organismos. Em comparação com o número de artigos publicados relacionados ao tema nos últimos vinte anos, ficou evidente que as inovações biotecnológicas envolvendo a biossorção de metais não têm sido protegidas por patentes apesar das mesmas também serem consideradas um produto acadêmico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1095
10.7198/geintec.v9i3.1095
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1095
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v9i3.1095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1095/920
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 9, n. 3 (2019); 5046-5057
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144061394944