Levantamento do caráter inovador da pesquisa aplicada desenvolvida no IF Sertão-PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Maria Gomes da Conceição
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: de Queiroz, Rodrigo Bezerra Remigio, de Azevedo, Luciana Cavalcanti, Silva, Gracieti de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/289
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o grau de inovação das pesquisas no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, e sua contribuição através do processo de transferência de tecnologia para a sociedade. Para atingir o objetivo geral, este trabalho buscou identificar as pesquisas desenvolvidas no IF Sertão-PE no período de 2011-2012, analisando o potencial inovador dessas pesquisas e identificando a modalidade de proteção intelectual aplicável. Buscou-se ainda verificar, o potencial de transferência de tecnologias geradas pela pesquisa do IF Sertão-PE para a sociedade. A metodologia utilizada foi aplicação de questionário semi-estruturado. Para levantamento do universo da amostra, foi realizada uma pesquisa documental nas coordenações de pesquisa dos campi, onde se definiu aplicar o questionário com todos os orientadores de projetos de pesquisa concluídos nas modalidades PIBIC, PIBIC JR e PIBITI de 2011-2012.  O questionário foi aplicado por um bolsista PIBITI, orientado para não interferir nas respostas. Após conclusão desta fase, os dados foram tabulados e analisados de maneira quali-quantitativa. Verificou-se que cerca de 68 projetos estão em andamento, dos quais 42% são passiveis de proteção intelectual e com potencial de transferência de tecnologia ao final da pesquisa, uma vez que 40% dos pesquisadores afirmaram conhecer empresas com interesse na tecnologia.
id AESPI-1_95c6643356583da45151cfe6f0872250
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/289
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Levantamento do caráter inovador da pesquisa aplicada desenvolvida no IF Sertão-PEEste estudo tem como objetivo analisar o grau de inovação das pesquisas no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, e sua contribuição através do processo de transferência de tecnologia para a sociedade. Para atingir o objetivo geral, este trabalho buscou identificar as pesquisas desenvolvidas no IF Sertão-PE no período de 2011-2012, analisando o potencial inovador dessas pesquisas e identificando a modalidade de proteção intelectual aplicável. Buscou-se ainda verificar, o potencial de transferência de tecnologias geradas pela pesquisa do IF Sertão-PE para a sociedade. A metodologia utilizada foi aplicação de questionário semi-estruturado. Para levantamento do universo da amostra, foi realizada uma pesquisa documental nas coordenações de pesquisa dos campi, onde se definiu aplicar o questionário com todos os orientadores de projetos de pesquisa concluídos nas modalidades PIBIC, PIBIC JR e PIBITI de 2011-2012.  O questionário foi aplicado por um bolsista PIBITI, orientado para não interferir nas respostas. Após conclusão desta fase, os dados foram tabulados e analisados de maneira quali-quantitativa. Verificou-se que cerca de 68 projetos estão em andamento, dos quais 42% são passiveis de proteção intelectual e com potencial de transferência de tecnologia ao final da pesquisa, uma vez que 40% dos pesquisadores afirmaram conhecer empresas com interesse na tecnologia.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualLira, Maria Gomes da Conceiçãode Queiroz, Rodrigo Bezerra Remigiode Azevedo, Luciana CavalcantiSilva, Gracieti de Souza2013-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/28910.7198/geintec.v3i4.289Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 3, n. 5 (2013): Edição Especial: Inovação Tecnológica; 062-0722237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/289/339info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/289Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:35.42Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Levantamento do caráter inovador da pesquisa aplicada desenvolvida no IF Sertão-PE
title Levantamento do caráter inovador da pesquisa aplicada desenvolvida no IF Sertão-PE
spellingShingle Levantamento do caráter inovador da pesquisa aplicada desenvolvida no IF Sertão-PE
Lira, Maria Gomes da Conceição
title_short Levantamento do caráter inovador da pesquisa aplicada desenvolvida no IF Sertão-PE
title_full Levantamento do caráter inovador da pesquisa aplicada desenvolvida no IF Sertão-PE
title_fullStr Levantamento do caráter inovador da pesquisa aplicada desenvolvida no IF Sertão-PE
title_full_unstemmed Levantamento do caráter inovador da pesquisa aplicada desenvolvida no IF Sertão-PE
title_sort Levantamento do caráter inovador da pesquisa aplicada desenvolvida no IF Sertão-PE
author Lira, Maria Gomes da Conceição
author_facet Lira, Maria Gomes da Conceição
de Queiroz, Rodrigo Bezerra Remigio
de Azevedo, Luciana Cavalcanti
Silva, Gracieti de Souza
author_role author
author2 de Queiroz, Rodrigo Bezerra Remigio
de Azevedo, Luciana Cavalcanti
Silva, Gracieti de Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lira, Maria Gomes da Conceição
de Queiroz, Rodrigo Bezerra Remigio
de Azevedo, Luciana Cavalcanti
Silva, Gracieti de Souza
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Este estudo tem como objetivo analisar o grau de inovação das pesquisas no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, e sua contribuição através do processo de transferência de tecnologia para a sociedade. Para atingir o objetivo geral, este trabalho buscou identificar as pesquisas desenvolvidas no IF Sertão-PE no período de 2011-2012, analisando o potencial inovador dessas pesquisas e identificando a modalidade de proteção intelectual aplicável. Buscou-se ainda verificar, o potencial de transferência de tecnologias geradas pela pesquisa do IF Sertão-PE para a sociedade. A metodologia utilizada foi aplicação de questionário semi-estruturado. Para levantamento do universo da amostra, foi realizada uma pesquisa documental nas coordenações de pesquisa dos campi, onde se definiu aplicar o questionário com todos os orientadores de projetos de pesquisa concluídos nas modalidades PIBIC, PIBIC JR e PIBITI de 2011-2012.  O questionário foi aplicado por um bolsista PIBITI, orientado para não interferir nas respostas. Após conclusão desta fase, os dados foram tabulados e analisados de maneira quali-quantitativa. Verificou-se que cerca de 68 projetos estão em andamento, dos quais 42% são passiveis de proteção intelectual e com potencial de transferência de tecnologia ao final da pesquisa, uma vez que 40% dos pesquisadores afirmaram conhecer empresas com interesse na tecnologia.
description Este estudo tem como objetivo analisar o grau de inovação das pesquisas no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, e sua contribuição através do processo de transferência de tecnologia para a sociedade. Para atingir o objetivo geral, este trabalho buscou identificar as pesquisas desenvolvidas no IF Sertão-PE no período de 2011-2012, analisando o potencial inovador dessas pesquisas e identificando a modalidade de proteção intelectual aplicável. Buscou-se ainda verificar, o potencial de transferência de tecnologias geradas pela pesquisa do IF Sertão-PE para a sociedade. A metodologia utilizada foi aplicação de questionário semi-estruturado. Para levantamento do universo da amostra, foi realizada uma pesquisa documental nas coordenações de pesquisa dos campi, onde se definiu aplicar o questionário com todos os orientadores de projetos de pesquisa concluídos nas modalidades PIBIC, PIBIC JR e PIBITI de 2011-2012.  O questionário foi aplicado por um bolsista PIBITI, orientado para não interferir nas respostas. Após conclusão desta fase, os dados foram tabulados e analisados de maneira quali-quantitativa. Verificou-se que cerca de 68 projetos estão em andamento, dos quais 42% são passiveis de proteção intelectual e com potencial de transferência de tecnologia ao final da pesquisa, uma vez que 40% dos pesquisadores afirmaram conhecer empresas com interesse na tecnologia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/289
10.7198/geintec.v3i4.289
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/289
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v3i4.289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/289/339
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 3, n. 5 (2013): Edição Especial: Inovação Tecnológica; 062-072
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144136892416