O CARÁTER DIALÓGICO DA PESQUISA QUALITATIVA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.19.2023.e864 |
Resumo: | No que se refere à metodologia no contexto das Ciências Sociais, a literatura tem-se centrado em dois vetores principais: na diferenciação entre metodologias qualitativas e quantitativas e nas possibilidades de complementaridade entre ambas. Este ensaio teórico-metodológico não pretende aprofundar as caraterísticas das metodologias, tampouco advogar qualquer tipo de incompatibilidade entre elas, mas tem por objetivo refletir sobre até que ponto as metodologias qualitativas são exclusivamente qualitativas e, sobretudo, as quantitativas são exclusivamente quantitativas. Para isso, pretende refletir sobre as seguintes questões epistemológicas: Qual a importância da análise qualitativa no âmbito das pesquisas, sobretudo empíricas, e de que forma podem, e devem assumir um caráter dialógico com as ações de pesquisa quantitativa? O que há de qualitativo na pesquisa quantitativa? Com base nos estudos do processo de triangulação da pesquisa qualitativa desenvolvido anteriormente pelos autores, a reflexão teórico-metodológica que agora se apresenta neste artigo, pretende responder à inquietação sobre a relação imbricada das pesquisas qualitativas e quantitativas. Ainda que na pesquisa quantitativa os resultados numéricos sejam a principal base de sustentação, sobretudo com relação aos fenómenos sociais, é evidente a importância da compreensão dos dados de forma contextualizada sobre as experiências socioculturais e os processos de construção do tecido social, o que implica por um lado, um diálogo entre um sujeito (capaz de reflexão e interpretação) e um objeto de estudo (refletido nos resultados); e, por outro, entre metodologias qualitativa e quantitativa. O resultado reflete a não existência de limites rígidos e impeditivos de uma imbricação entre os métodos. No entanto, para além da triangulação clássica, considera-se que nas pesquisas qualitativas também existe a quantificação de dados, mas também na pesquisa quantitativa, diferentes etapas são realizadas à luz de processos qualitativo. Em conclusão, impõem-se a necessidade de pensar que a dialogicidade da pesquisa ocorre em todas as etapas do seu desenvolvimento. |
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O CARÁTER DIALÓGICO DA PESQUISA QUALITATIVATHE DIALOGICAL CHARACTER OF QUALITATIVE RESEARCHMetodologiaEpistemologiaDialogicidadePesquisa QualitativaPesquisa QuantitativaMethodologyEpistemologyDialogicityQualitative researchQuantitative researchNo que se refere à metodologia no contexto das Ciências Sociais, a literatura tem-se centrado em dois vetores principais: na diferenciação entre metodologias qualitativas e quantitativas e nas possibilidades de complementaridade entre ambas. Este ensaio teórico-metodológico não pretende aprofundar as caraterísticas das metodologias, tampouco advogar qualquer tipo de incompatibilidade entre elas, mas tem por objetivo refletir sobre até que ponto as metodologias qualitativas são exclusivamente qualitativas e, sobretudo, as quantitativas são exclusivamente quantitativas. Para isso, pretende refletir sobre as seguintes questões epistemológicas: Qual a importância da análise qualitativa no âmbito das pesquisas, sobretudo empíricas, e de que forma podem, e devem assumir um caráter dialógico com as ações de pesquisa quantitativa? O que há de qualitativo na pesquisa quantitativa? Com base nos estudos do processo de triangulação da pesquisa qualitativa desenvolvido anteriormente pelos autores, a reflexão teórico-metodológica que agora se apresenta neste artigo, pretende responder à inquietação sobre a relação imbricada das pesquisas qualitativas e quantitativas. Ainda que na pesquisa quantitativa os resultados numéricos sejam a principal base de sustentação, sobretudo com relação aos fenómenos sociais, é evidente a importância da compreensão dos dados de forma contextualizada sobre as experiências socioculturais e os processos de construção do tecido social, o que implica por um lado, um diálogo entre um sujeito (capaz de reflexão e interpretação) e um objeto de estudo (refletido nos resultados); e, por outro, entre metodologias qualitativa e quantitativa. O resultado reflete a não existência de limites rígidos e impeditivos de uma imbricação entre os métodos. No entanto, para além da triangulação clássica, considera-se que nas pesquisas qualitativas também existe a quantificação de dados, mas também na pesquisa quantitativa, diferentes etapas são realizadas à luz de processos qualitativo. Em conclusão, impõem-se a necessidade de pensar que a dialogicidade da pesquisa ocorre em todas as etapas do seu desenvolvimento.About methodology in the context of Social Sciences, the literature has focused on two main vectors: the differentiation between qualitative and quantitative methodologies and the possibilities of complementarity between both. This theoretical-methodological essay does not intend to deepen the characteristics of the methodologies, nor to advocate any type of incompatibility between them, but it aims to reflect on the extent to which qualitative methodologies are exclusively qualitative and, above all, quantitative ones are exclusively quantitative. For this, it intends to reflect on the following epistemological questions: What is the importance of qualitative analysis in the context of research, especially empirical ones, and in what way can and should they assume a dialogical character with quantitative research actions? What is qualitative within quantitative research? Based on studies of the triangulation process of qualitative research previously developed by the authors, the theoretical-methodological reflection that is now presented in this article, intends to respond to the concern about the intertwined relationship between qualitative and quantitative research. Although in quantitative research numerical results are the main support base, especially in relation to social phenomena, the importance of understanding the data in a contextualized way about sociocultural experiences and the processes of construction of the social fabric is evident, which implies for on the one hand, a dialogue between a subject (capable of reflection and interpretation) and an object of study (reflected in the results). On the other hand, between qualitative and quantitative methodologies. The result reflects the non-existence of rigid limits that prevent an imbrication between the methods. However, in addition to the classic triangulation, it is considered that in qualitative research there is also data quantification, but also in quantitative research, different steps are carried out in the light of qualitative processes. In conclusion, it is necessary to think that the dialogicity of the research occurs in all stages of its development.Ludomedia2023-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.19.2023.e864https://doi.org/10.36367/ntqr.19.2023.e864New Trends in Qualitative Research; Vol. 19 (2023): Qualitative Research in Social Sciences; e864New Trends in Qualitative Research; Vol. 19 (2023): Investigación Cualitativa en Ciencias Sociales; e864New Trends in Qualitative Research; Vol. 19 (2023): Investigação Qualitativa em Ciências Sociais; e8642184-777010.36367/ntqr.19.2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/864https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/864/896Simone Antoniaci TuzzoInês Guerra SantosClaudomilson Fernandes Bragainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T07:02:08Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:34:01.317904Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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No que se refere à metodologia no contexto das Ciências Sociais, a literatura tem-se centrado em dois vetores principais: na diferenciação entre metodologias qualitativas e quantitativas e nas possibilidades de complementaridade entre ambas. Este ensaio teórico-metodológico não pretende aprofundar as caraterísticas das metodologias, tampouco advogar qualquer tipo de incompatibilidade entre elas, mas tem por objetivo refletir sobre até que ponto as metodologias qualitativas são exclusivamente qualitativas e, sobretudo, as quantitativas são exclusivamente quantitativas. Para isso, pretende refletir sobre as seguintes questões epistemológicas: Qual a importância da análise qualitativa no âmbito das pesquisas, sobretudo empíricas, e de que forma podem, e devem assumir um caráter dialógico com as ações de pesquisa quantitativa? O que há de qualitativo na pesquisa quantitativa? Com base nos estudos do processo de triangulação da pesquisa qualitativa desenvolvido anteriormente pelos autores, a reflexão teórico-metodológica que agora se apresenta neste artigo, pretende responder à inquietação sobre a relação imbricada das pesquisas qualitativas e quantitativas. Ainda que na pesquisa quantitativa os resultados numéricos sejam a principal base de sustentação, sobretudo com relação aos fenómenos sociais, é evidente a importância da compreensão dos dados de forma contextualizada sobre as experiências socioculturais e os processos de construção do tecido social, o que implica por um lado, um diálogo entre um sujeito (capaz de reflexão e interpretação) e um objeto de estudo (refletido nos resultados); e, por outro, entre metodologias qualitativa e quantitativa. O resultado reflete a não existência de limites rígidos e impeditivos de uma imbricação entre os métodos. No entanto, para além da triangulação clássica, considera-se que nas pesquisas qualitativas também existe a quantificação de dados, mas também na pesquisa quantitativa, diferentes etapas são realizadas à luz de processos qualitativo. Em conclusão, impõem-se a necessidade de pensar que a dialogicidade da pesquisa ocorre em todas as etapas do seu desenvolvimento. |
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