Classificação e análise da literatura sobre modularidade: perspectivas futuras para pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kubota, Flávio Issao
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: de Souza Campos, Lucila Maria, Cauchick Miguel, Paulo Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/259
Resumo: O desenvolvimento de novos produtos tornou-se um esforço conjunto de diversas organizações. Demandas variadas por parte dos clientes, pressão por reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos e minimização de custos são alguns dos desafios recentes que as empresas de manufatura e serviços têm enfrentado. Nesse contexto, observa-se que a modularidade tem sido considerada nas estratégias de negócios das companhias, visando superar esses desafios. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a literatura acerca do tema modularidade, com a finalidade de descrever os principais benefícios e dificuldades/barreiras da estratégia modular, bem como apontar tópicos emergentes e perspectivas futuras de pesquisa no tema. Para a consecução do estudo, realizou-se uma pesquisa teórico-conceitual, identificando a bibliografia relevante e assim, construindo (selecionando) um portfólio bibliográfico no tema para identificar, principalmente, novas oportunidades de pesquisa para desenvolver estudos futuros. Observou-se que os benefícios mais destacados são as economias de escala e redução de lead-time e as dificuldades são o aumento da dependência dos fornecedores quanto aos conhecimentos tecnológicos (especialmente no setor automotivo) e a mudança da cadeia de suprimentos tradicional para a modular. Como tópicos emergentes, destacam-se a modularidade aplicada ao setor de serviços e o estudo das relações entre diversos (três ou mais) tipos de modularidade.
id AESPI-1_a7cb83f495e08e14f576840eee7fce1e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/259
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Classificação e análise da literatura sobre modularidade: perspectivas futuras para pesquisaO desenvolvimento de novos produtos tornou-se um esforço conjunto de diversas organizações. Demandas variadas por parte dos clientes, pressão por reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos e minimização de custos são alguns dos desafios recentes que as empresas de manufatura e serviços têm enfrentado. Nesse contexto, observa-se que a modularidade tem sido considerada nas estratégias de negócios das companhias, visando superar esses desafios. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a literatura acerca do tema modularidade, com a finalidade de descrever os principais benefícios e dificuldades/barreiras da estratégia modular, bem como apontar tópicos emergentes e perspectivas futuras de pesquisa no tema. Para a consecução do estudo, realizou-se uma pesquisa teórico-conceitual, identificando a bibliografia relevante e assim, construindo (selecionando) um portfólio bibliográfico no tema para identificar, principalmente, novas oportunidades de pesquisa para desenvolver estudos futuros. Observou-se que os benefícios mais destacados são as economias de escala e redução de lead-time e as dificuldades são o aumento da dependência dos fornecedores quanto aos conhecimentos tecnológicos (especialmente no setor automotivo) e a mudança da cadeia de suprimentos tradicional para a modular. Como tópicos emergentes, destacam-se a modularidade aplicada ao setor de serviços e o estudo das relações entre diversos (três ou mais) tipos de modularidade.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualCAPESCNPqKubota, Flávio Issaode Souza Campos, Lucila MariaCauchick Miguel, Paulo Augusto2014-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/25910.7198/geintec.v4i1.259Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 4, n. 1 (2014); 604-6212237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/259/383info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:04:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/259Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:00.87Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Classificação e análise da literatura sobre modularidade: perspectivas futuras para pesquisa
title Classificação e análise da literatura sobre modularidade: perspectivas futuras para pesquisa
spellingShingle Classificação e análise da literatura sobre modularidade: perspectivas futuras para pesquisa
Kubota, Flávio Issao
title_short Classificação e análise da literatura sobre modularidade: perspectivas futuras para pesquisa
title_full Classificação e análise da literatura sobre modularidade: perspectivas futuras para pesquisa
title_fullStr Classificação e análise da literatura sobre modularidade: perspectivas futuras para pesquisa
title_full_unstemmed Classificação e análise da literatura sobre modularidade: perspectivas futuras para pesquisa
title_sort Classificação e análise da literatura sobre modularidade: perspectivas futuras para pesquisa
author Kubota, Flávio Issao
author_facet Kubota, Flávio Issao
de Souza Campos, Lucila Maria
Cauchick Miguel, Paulo Augusto
author_role author
author2 de Souza Campos, Lucila Maria
Cauchick Miguel, Paulo Augusto
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Kubota, Flávio Issao
de Souza Campos, Lucila Maria
Cauchick Miguel, Paulo Augusto
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O desenvolvimento de novos produtos tornou-se um esforço conjunto de diversas organizações. Demandas variadas por parte dos clientes, pressão por reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos e minimização de custos são alguns dos desafios recentes que as empresas de manufatura e serviços têm enfrentado. Nesse contexto, observa-se que a modularidade tem sido considerada nas estratégias de negócios das companhias, visando superar esses desafios. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a literatura acerca do tema modularidade, com a finalidade de descrever os principais benefícios e dificuldades/barreiras da estratégia modular, bem como apontar tópicos emergentes e perspectivas futuras de pesquisa no tema. Para a consecução do estudo, realizou-se uma pesquisa teórico-conceitual, identificando a bibliografia relevante e assim, construindo (selecionando) um portfólio bibliográfico no tema para identificar, principalmente, novas oportunidades de pesquisa para desenvolver estudos futuros. Observou-se que os benefícios mais destacados são as economias de escala e redução de lead-time e as dificuldades são o aumento da dependência dos fornecedores quanto aos conhecimentos tecnológicos (especialmente no setor automotivo) e a mudança da cadeia de suprimentos tradicional para a modular. Como tópicos emergentes, destacam-se a modularidade aplicada ao setor de serviços e o estudo das relações entre diversos (três ou mais) tipos de modularidade.
description O desenvolvimento de novos produtos tornou-se um esforço conjunto de diversas organizações. Demandas variadas por parte dos clientes, pressão por reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos e minimização de custos são alguns dos desafios recentes que as empresas de manufatura e serviços têm enfrentado. Nesse contexto, observa-se que a modularidade tem sido considerada nas estratégias de negócios das companhias, visando superar esses desafios. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a literatura acerca do tema modularidade, com a finalidade de descrever os principais benefícios e dificuldades/barreiras da estratégia modular, bem como apontar tópicos emergentes e perspectivas futuras de pesquisa no tema. Para a consecução do estudo, realizou-se uma pesquisa teórico-conceitual, identificando a bibliografia relevante e assim, construindo (selecionando) um portfólio bibliográfico no tema para identificar, principalmente, novas oportunidades de pesquisa para desenvolver estudos futuros. Observou-se que os benefícios mais destacados são as economias de escala e redução de lead-time e as dificuldades são o aumento da dependência dos fornecedores quanto aos conhecimentos tecnológicos (especialmente no setor automotivo) e a mudança da cadeia de suprimentos tradicional para a modular. Como tópicos emergentes, destacam-se a modularidade aplicada ao setor de serviços e o estudo das relações entre diversos (três ou mais) tipos de modularidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/259
10.7198/geintec.v4i1.259
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/259
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v4i1.259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/259/383
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 4, n. 1 (2014); 604-621
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144871944192