Technological prospection of second generation ethanol production processes: an overview through the analysis of patent applications.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schlittler, Luiz André Felizardo Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Antunes, Adelaide Maria de Souza, Junior, Nei Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1193
Resumo: Produzir etanol a partir de biomassas de composição lignocelulósica não é um conceito recente. Contudo, com o aumento da população e da atividade industrial no mundo a demanda energética e os impactos ambientais decorrentes trazem à tona a necessidade de novas fontes de energia. No início deste novo milênio, o etanol e as biomassas ganharam notoriedade como fontes capazes de complementar sustentavelmente a matriz energética e, também, de amenizar os impactos causados pelas fontes fósseis de energia. Existem diferentes maneiras de se produzir etanol a partir de biomassas, porém as tecnologias mais estudadas são aquelas realizadas através de rotas biotecnológicas. Tendo em vista os investimentos em desenvolvimento realizados ao longo dos anos, este artigo tem como objetivo analisar a geração de tecnologias nos principais elos da cadeia produtiva do etanol de segunda geração através dos pedidos de patentes com intuito de identificar as tendências que nortearão a indústria deste biocombustível.
id AESPI-1_aa8f387317493de19b7283d5180d7634
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1193
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Technological prospection of second generation ethanol production processes: an overview through the analysis of patent applications.Produzir etanol a partir de biomassas de composição lignocelulósica não é um conceito recente. Contudo, com o aumento da população e da atividade industrial no mundo a demanda energética e os impactos ambientais decorrentes trazem à tona a necessidade de novas fontes de energia. No início deste novo milênio, o etanol e as biomassas ganharam notoriedade como fontes capazes de complementar sustentavelmente a matriz energética e, também, de amenizar os impactos causados pelas fontes fósseis de energia. Existem diferentes maneiras de se produzir etanol a partir de biomassas, porém as tecnologias mais estudadas são aquelas realizadas através de rotas biotecnológicas. Tendo em vista os investimentos em desenvolvimento realizados ao longo dos anos, este artigo tem como objetivo analisar a geração de tecnologias nos principais elos da cadeia produtiva do etanol de segunda geração através dos pedidos de patentes com intuito de identificar as tendências que nortearão a indústria deste biocombustível. API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualSchlittler, Luiz André Felizardo SilvaAntunes, Adelaide Maria de SouzaJunior, Nei Pereira2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/119310.7198/geintec.v8i4.1193Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 8, n. 4 (2018); 4632-46462237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1193/885Direitos autorais 2018 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologiashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1193Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:43.803Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Technological prospection of second generation ethanol production processes: an overview through the analysis of patent applications.
title Technological prospection of second generation ethanol production processes: an overview through the analysis of patent applications.
spellingShingle Technological prospection of second generation ethanol production processes: an overview through the analysis of patent applications.
Schlittler, Luiz André Felizardo Silva
title_short Technological prospection of second generation ethanol production processes: an overview through the analysis of patent applications.
title_full Technological prospection of second generation ethanol production processes: an overview through the analysis of patent applications.
title_fullStr Technological prospection of second generation ethanol production processes: an overview through the analysis of patent applications.
title_full_unstemmed Technological prospection of second generation ethanol production processes: an overview through the analysis of patent applications.
title_sort Technological prospection of second generation ethanol production processes: an overview through the analysis of patent applications.
author Schlittler, Luiz André Felizardo Silva
author_facet Schlittler, Luiz André Felizardo Silva
Antunes, Adelaide Maria de Souza
Junior, Nei Pereira
author_role author
author2 Antunes, Adelaide Maria de Souza
Junior, Nei Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Schlittler, Luiz André Felizardo Silva
Antunes, Adelaide Maria de Souza
Junior, Nei Pereira
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Produzir etanol a partir de biomassas de composição lignocelulósica não é um conceito recente. Contudo, com o aumento da população e da atividade industrial no mundo a demanda energética e os impactos ambientais decorrentes trazem à tona a necessidade de novas fontes de energia. No início deste novo milênio, o etanol e as biomassas ganharam notoriedade como fontes capazes de complementar sustentavelmente a matriz energética e, também, de amenizar os impactos causados pelas fontes fósseis de energia. Existem diferentes maneiras de se produzir etanol a partir de biomassas, porém as tecnologias mais estudadas são aquelas realizadas através de rotas biotecnológicas. Tendo em vista os investimentos em desenvolvimento realizados ao longo dos anos, este artigo tem como objetivo analisar a geração de tecnologias nos principais elos da cadeia produtiva do etanol de segunda geração através dos pedidos de patentes com intuito de identificar as tendências que nortearão a indústria deste biocombustível.
description Produzir etanol a partir de biomassas de composição lignocelulósica não é um conceito recente. Contudo, com o aumento da população e da atividade industrial no mundo a demanda energética e os impactos ambientais decorrentes trazem à tona a necessidade de novas fontes de energia. No início deste novo milênio, o etanol e as biomassas ganharam notoriedade como fontes capazes de complementar sustentavelmente a matriz energética e, também, de amenizar os impactos causados pelas fontes fósseis de energia. Existem diferentes maneiras de se produzir etanol a partir de biomassas, porém as tecnologias mais estudadas são aquelas realizadas através de rotas biotecnológicas. Tendo em vista os investimentos em desenvolvimento realizados ao longo dos anos, este artigo tem como objetivo analisar a geração de tecnologias nos principais elos da cadeia produtiva do etanol de segunda geração através dos pedidos de patentes com intuito de identificar as tendências que nortearão a indústria deste biocombustível.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1193
10.7198/geintec.v8i4.1193
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1193
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v8i4.1193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1193/885
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 8, n. 4 (2018); 4632-4646
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144450416640