Prospective study on the use of industrialized seasonings

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Rodrigues, Caique
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rebelo de Matos, Márcia, Bezerra, Priscilla, Nunes, Itaciara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1116
Resumo: Os temperos processados têm ganhado destaque na indústria de alimentos não só por sua finalidade em atribuir cor, sabor e aroma aos alimentos, bem como por conferir a estes, maior conservação e viabilidade de comercialização. Nesse contexto, o presente estudo prospectivo teve como objetivo realizar um mapeamento tecnológico através da avaliação de pedidos de patentes, com o propósito de investigar o panorama brasileiro e internacional da fabricação de temperos processados, por meio da análise dos principais métodos de fabricação e ingredientes utilizados, além de verificar os principais autores e países detentores destas tecnologias. A pesquisa foi realizada a partir da associação de códigos da Classificação Internacional de Patentes com palavras-chave sobre o tema, no banco de dados Espacenet, resultando em 21 patentes e a partir das informações disponíveis foram elaborados gráficos e discussões. Houve prevalência da Organização Europeia de patentes (EP) com maior número de registro, diferente do Brasil que não apresentou registro de nenhum depósito. A maioria das patentes analisadas (52,40%) tratava da elaboração de temperos em tabletes. Diante da presente análise, observou-se um elevado uso de temperos processados no mundo, porém com baixa quantidade de pedidos de patentes, evidenciando assim a importância em impulsionar novos estudos e tecnologias associando o presente tema.
id AESPI-1_bc76fcd593a3b24ab06936963743e4ce
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1116
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Prospective study on the use of industrialized seasoningsOs temperos processados têm ganhado destaque na indústria de alimentos não só por sua finalidade em atribuir cor, sabor e aroma aos alimentos, bem como por conferir a estes, maior conservação e viabilidade de comercialização. Nesse contexto, o presente estudo prospectivo teve como objetivo realizar um mapeamento tecnológico através da avaliação de pedidos de patentes, com o propósito de investigar o panorama brasileiro e internacional da fabricação de temperos processados, por meio da análise dos principais métodos de fabricação e ingredientes utilizados, além de verificar os principais autores e países detentores destas tecnologias. A pesquisa foi realizada a partir da associação de códigos da Classificação Internacional de Patentes com palavras-chave sobre o tema, no banco de dados Espacenet, resultando em 21 patentes e a partir das informações disponíveis foram elaborados gráficos e discussões. Houve prevalência da Organização Europeia de patentes (EP) com maior número de registro, diferente do Brasil que não apresentou registro de nenhum depósito. A maioria das patentes analisadas (52,40%) tratava da elaboração de temperos em tabletes. Diante da presente análise, observou-se um elevado uso de temperos processados no mundo, porém com baixa quantidade de pedidos de patentes, evidenciando assim a importância em impulsionar novos estudos e tecnologias associando o presente tema.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualSilva Rodrigues, CaiqueRebelo de Matos, MárciaBezerra, PriscillaNunes, Itaciara2019-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/111610.7198/geintec.v9i2.1116Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 9, n. 2 (2019); 4929-49472237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1116/911Direitos autorais 2019 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologiashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1116Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:08.804Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Prospective study on the use of industrialized seasonings
title Prospective study on the use of industrialized seasonings
spellingShingle Prospective study on the use of industrialized seasonings
Silva Rodrigues, Caique
title_short Prospective study on the use of industrialized seasonings
title_full Prospective study on the use of industrialized seasonings
title_fullStr Prospective study on the use of industrialized seasonings
title_full_unstemmed Prospective study on the use of industrialized seasonings
title_sort Prospective study on the use of industrialized seasonings
author Silva Rodrigues, Caique
author_facet Silva Rodrigues, Caique
Rebelo de Matos, Márcia
Bezerra, Priscilla
Nunes, Itaciara
author_role author
author2 Rebelo de Matos, Márcia
Bezerra, Priscilla
Nunes, Itaciara
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Rodrigues, Caique
Rebelo de Matos, Márcia
Bezerra, Priscilla
Nunes, Itaciara
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Os temperos processados têm ganhado destaque na indústria de alimentos não só por sua finalidade em atribuir cor, sabor e aroma aos alimentos, bem como por conferir a estes, maior conservação e viabilidade de comercialização. Nesse contexto, o presente estudo prospectivo teve como objetivo realizar um mapeamento tecnológico através da avaliação de pedidos de patentes, com o propósito de investigar o panorama brasileiro e internacional da fabricação de temperos processados, por meio da análise dos principais métodos de fabricação e ingredientes utilizados, além de verificar os principais autores e países detentores destas tecnologias. A pesquisa foi realizada a partir da associação de códigos da Classificação Internacional de Patentes com palavras-chave sobre o tema, no banco de dados Espacenet, resultando em 21 patentes e a partir das informações disponíveis foram elaborados gráficos e discussões. Houve prevalência da Organização Europeia de patentes (EP) com maior número de registro, diferente do Brasil que não apresentou registro de nenhum depósito. A maioria das patentes analisadas (52,40%) tratava da elaboração de temperos em tabletes. Diante da presente análise, observou-se um elevado uso de temperos processados no mundo, porém com baixa quantidade de pedidos de patentes, evidenciando assim a importância em impulsionar novos estudos e tecnologias associando o presente tema.
description Os temperos processados têm ganhado destaque na indústria de alimentos não só por sua finalidade em atribuir cor, sabor e aroma aos alimentos, bem como por conferir a estes, maior conservação e viabilidade de comercialização. Nesse contexto, o presente estudo prospectivo teve como objetivo realizar um mapeamento tecnológico através da avaliação de pedidos de patentes, com o propósito de investigar o panorama brasileiro e internacional da fabricação de temperos processados, por meio da análise dos principais métodos de fabricação e ingredientes utilizados, além de verificar os principais autores e países detentores destas tecnologias. A pesquisa foi realizada a partir da associação de códigos da Classificação Internacional de Patentes com palavras-chave sobre o tema, no banco de dados Espacenet, resultando em 21 patentes e a partir das informações disponíveis foram elaborados gráficos e discussões. Houve prevalência da Organização Europeia de patentes (EP) com maior número de registro, diferente do Brasil que não apresentou registro de nenhum depósito. A maioria das patentes analisadas (52,40%) tratava da elaboração de temperos em tabletes. Diante da presente análise, observou-se um elevado uso de temperos processados no mundo, porém com baixa quantidade de pedidos de patentes, evidenciando assim a importância em impulsionar novos estudos e tecnologias associando o presente tema.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1116
10.7198/geintec.v9i2.1116
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1116
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v9i2.1116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1116/911
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 9, n. 2 (2019); 4929-4947
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121145172885504