Grau de Satisfação pelo Uso do Balanced Scorecard nas Empresas Gaúchas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegotto, Margarete Luisa Arbugeri
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Camargo, Maria Emilia, Motta, Marta Elizete Ventura, Guth, Sergio Cavagnoli, Pacheco, Maria Teresa Martiningui
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/10
Resumo: ResumoA avaliação do desempenho de uma organização deixou de ser apenas observado pelos resultados financeiros, que isolados não são suficientes para garantir que suas estratégias e objetivos sejam alcançados de forma sistêmica. O acirramento da competição exige das empresas modelos estratégicos e práticas gerenciais que torne seu negócio cada vez mais sustentável em longo prazo. Observando às limitações dos sistemas contábeis tradicionais, Robert Kaplan e David Norton criaram em 1992 o balanced scorecard. Inicialmente o utilizaram como um modelo de avaliação e desempenho empresarial, com o passar do tempo aplicaram em empresas, o que proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão, de tal forma que traduza visão e estratégia empresarial, com objetivos interligados, medidos através de indicadores de desempenho. A proposta deste trabalho é apresentar o retorno do balanced scorecard como instrumento de gestão em empresas gaúchas. Os dados foram coletados entre setembro e novembro de 2008, por meio de questionários enviados por correio eletrônico. Os resultados obtidos evidenciam que o retorno obtido com a utilização do balanced scorecard é positivo, mas, apresenta algumas ressalvas, na sua implantação e no entendimento desta estratégia por parte dos colaboradores da empresa.Palavras-chave: balanced scorecard; estratégia, resultados.
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spelling Grau de Satisfação pelo Uso do Balanced Scorecard nas Empresas GaúchasResumoA avaliação do desempenho de uma organização deixou de ser apenas observado pelos resultados financeiros, que isolados não são suficientes para garantir que suas estratégias e objetivos sejam alcançados de forma sistêmica. O acirramento da competição exige das empresas modelos estratégicos e práticas gerenciais que torne seu negócio cada vez mais sustentável em longo prazo. Observando às limitações dos sistemas contábeis tradicionais, Robert Kaplan e David Norton criaram em 1992 o balanced scorecard. Inicialmente o utilizaram como um modelo de avaliação e desempenho empresarial, com o passar do tempo aplicaram em empresas, o que proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão, de tal forma que traduza visão e estratégia empresarial, com objetivos interligados, medidos através de indicadores de desempenho. A proposta deste trabalho é apresentar o retorno do balanced scorecard como instrumento de gestão em empresas gaúchas. Os dados foram coletados entre setembro e novembro de 2008, por meio de questionários enviados por correio eletrônico. Os resultados obtidos evidenciam que o retorno obtido com a utilização do balanced scorecard é positivo, mas, apresenta algumas ressalvas, na sua implantação e no entendimento desta estratégia por parte dos colaboradores da empresa.Palavras-chave: balanced scorecard; estratégia, resultados.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualMenegotto, Margarete Luisa ArbugeriCamargo, Maria EmiliaMotta, Marta Elizete VenturaGuth, Sergio CavagnoliPacheco, Maria Teresa Martiningui2011-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1010.7198/geintec.v1i2.10Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 1, n. 2 (2011); 32-482237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/10/51info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:04:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:04.019Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
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description ResumoA avaliação do desempenho de uma organização deixou de ser apenas observado pelos resultados financeiros, que isolados não são suficientes para garantir que suas estratégias e objetivos sejam alcançados de forma sistêmica. O acirramento da competição exige das empresas modelos estratégicos e práticas gerenciais que torne seu negócio cada vez mais sustentável em longo prazo. Observando às limitações dos sistemas contábeis tradicionais, Robert Kaplan e David Norton criaram em 1992 o balanced scorecard. Inicialmente o utilizaram como um modelo de avaliação e desempenho empresarial, com o passar do tempo aplicaram em empresas, o que proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão, de tal forma que traduza visão e estratégia empresarial, com objetivos interligados, medidos através de indicadores de desempenho. A proposta deste trabalho é apresentar o retorno do balanced scorecard como instrumento de gestão em empresas gaúchas. Os dados foram coletados entre setembro e novembro de 2008, por meio de questionários enviados por correio eletrônico. Os resultados obtidos evidenciam que o retorno obtido com a utilização do balanced scorecard é positivo, mas, apresenta algumas ressalvas, na sua implantação e no entendimento desta estratégia por parte dos colaboradores da empresa.Palavras-chave: balanced scorecard; estratégia, resultados.
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