As mídias e a gestão de relacionamento em vinícolas: um estudo de múltiplos casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madalosso, Bruna
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gonçalves, Roberto Birch, Piccin, Tatiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/590
Resumo: A partir da revolução causada com o surgimento da web 2.0 e a mudança de comportamento dos novos consumidores, que passam a ser os protagonistas na disseminação de informações e influenciam na decisão de compra de outros usuários, surge a necessidade das empresas adaptarem-se ao ambiente virtual, com intuito de buscar novos clientes e de melhor atendê-los. O presente trabalho tem como objetivo analisar o posicionamento de quatro empresas do setor vinícola brasileiro, chileno e argentino nos sites de redes sociais Facebook, Twitter e Youtube. Além disso, buscar encontrar semelhanças e diferenças entre a atuação destas vinícolas, para entender seus objetivos e a forma como agem. A inserção das empresas Vinícola Alfa, Vinhos Beta, Gama Winery e Bodegas Sigma nos sites de redes sociais foram analisadas através de uma pesquisa qualitativa, a partir de entrevistas com os responsáveis pelas mídias sociais das empresas e a triangulação com dados secundários obtidos nos sites oficiais das empresas e nas redes sociais online das empresas estudadas, aplicando o método de análise de conteúdo. Foi constatado que as empresas, embora estejam presentes nos mesmos ambientes de mídias sociais, utilizam estratégias distintas de atuação online e estão obtendo bons e crescentes resultados.
id AESPI-1_ca948307d27c43437d66ef125ab51701
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/590
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling As mídias e a gestão de relacionamento em vinícolas: um estudo de múltiplos casosA partir da revolução causada com o surgimento da web 2.0 e a mudança de comportamento dos novos consumidores, que passam a ser os protagonistas na disseminação de informações e influenciam na decisão de compra de outros usuários, surge a necessidade das empresas adaptarem-se ao ambiente virtual, com intuito de buscar novos clientes e de melhor atendê-los. O presente trabalho tem como objetivo analisar o posicionamento de quatro empresas do setor vinícola brasileiro, chileno e argentino nos sites de redes sociais Facebook, Twitter e Youtube. Além disso, buscar encontrar semelhanças e diferenças entre a atuação destas vinícolas, para entender seus objetivos e a forma como agem. A inserção das empresas Vinícola Alfa, Vinhos Beta, Gama Winery e Bodegas Sigma nos sites de redes sociais foram analisadas através de uma pesquisa qualitativa, a partir de entrevistas com os responsáveis pelas mídias sociais das empresas e a triangulação com dados secundários obtidos nos sites oficiais das empresas e nas redes sociais online das empresas estudadas, aplicando o método de análise de conteúdo. Foi constatado que as empresas, embora estejam presentes nos mesmos ambientes de mídias sociais, utilizam estratégias distintas de atuação online e estão obtendo bons e crescentes resultados.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualMadalosso, BrunaGonçalves, Roberto BirchPiccin, Tatiana2016-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/59010.7198/geintec.v6i1.590Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 1 (2016); 2718-27332237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/590/626info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:02:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/590Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:21.265Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv As mídias e a gestão de relacionamento em vinícolas: um estudo de múltiplos casos
title As mídias e a gestão de relacionamento em vinícolas: um estudo de múltiplos casos
spellingShingle As mídias e a gestão de relacionamento em vinícolas: um estudo de múltiplos casos
Madalosso, Bruna
title_short As mídias e a gestão de relacionamento em vinícolas: um estudo de múltiplos casos
title_full As mídias e a gestão de relacionamento em vinícolas: um estudo de múltiplos casos
title_fullStr As mídias e a gestão de relacionamento em vinícolas: um estudo de múltiplos casos
title_full_unstemmed As mídias e a gestão de relacionamento em vinícolas: um estudo de múltiplos casos
title_sort As mídias e a gestão de relacionamento em vinícolas: um estudo de múltiplos casos
author Madalosso, Bruna
author_facet Madalosso, Bruna
Gonçalves, Roberto Birch
Piccin, Tatiana
author_role author
author2 Gonçalves, Roberto Birch
Piccin, Tatiana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Madalosso, Bruna
Gonçalves, Roberto Birch
Piccin, Tatiana
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv A partir da revolução causada com o surgimento da web 2.0 e a mudança de comportamento dos novos consumidores, que passam a ser os protagonistas na disseminação de informações e influenciam na decisão de compra de outros usuários, surge a necessidade das empresas adaptarem-se ao ambiente virtual, com intuito de buscar novos clientes e de melhor atendê-los. O presente trabalho tem como objetivo analisar o posicionamento de quatro empresas do setor vinícola brasileiro, chileno e argentino nos sites de redes sociais Facebook, Twitter e Youtube. Além disso, buscar encontrar semelhanças e diferenças entre a atuação destas vinícolas, para entender seus objetivos e a forma como agem. A inserção das empresas Vinícola Alfa, Vinhos Beta, Gama Winery e Bodegas Sigma nos sites de redes sociais foram analisadas através de uma pesquisa qualitativa, a partir de entrevistas com os responsáveis pelas mídias sociais das empresas e a triangulação com dados secundários obtidos nos sites oficiais das empresas e nas redes sociais online das empresas estudadas, aplicando o método de análise de conteúdo. Foi constatado que as empresas, embora estejam presentes nos mesmos ambientes de mídias sociais, utilizam estratégias distintas de atuação online e estão obtendo bons e crescentes resultados.
description A partir da revolução causada com o surgimento da web 2.0 e a mudança de comportamento dos novos consumidores, que passam a ser os protagonistas na disseminação de informações e influenciam na decisão de compra de outros usuários, surge a necessidade das empresas adaptarem-se ao ambiente virtual, com intuito de buscar novos clientes e de melhor atendê-los. O presente trabalho tem como objetivo analisar o posicionamento de quatro empresas do setor vinícola brasileiro, chileno e argentino nos sites de redes sociais Facebook, Twitter e Youtube. Além disso, buscar encontrar semelhanças e diferenças entre a atuação destas vinícolas, para entender seus objetivos e a forma como agem. A inserção das empresas Vinícola Alfa, Vinhos Beta, Gama Winery e Bodegas Sigma nos sites de redes sociais foram analisadas através de uma pesquisa qualitativa, a partir de entrevistas com os responsáveis pelas mídias sociais das empresas e a triangulação com dados secundários obtidos nos sites oficiais das empresas e nas redes sociais online das empresas estudadas, aplicando o método de análise de conteúdo. Foi constatado que as empresas, embora estejam presentes nos mesmos ambientes de mídias sociais, utilizam estratégias distintas de atuação online e estão obtendo bons e crescentes resultados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/590
10.7198/geintec.v6i1.590
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/590
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v6i1.590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/590/626
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 1 (2016); 2718-2733
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121143761502208