Lei do Bem: o incentivo da inovação tecnológica como aumento da competitividade global do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zittei, Marcus Vinicius Moreira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lugoboni, Leonardo Fabris, Rodrigues, Aline de Lima, Chiarello, Tania Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/669
Resumo: Nos últimos anos o governo vem adotando estratégias de incentivo à inovação tecnológica, buscando o aumento da competitividade do país. Este estudo objetivou identificar a relação entre o incentivo à inovação tecnológica (Lei do Bem) e o índice da competitividade global das nações. Para analisar a competitividade dos países, desde 2006 o Fórum Econômico Mundial avalia algumas diretrizes e publica anualmente um ranking intitulado Relatório de competitividade global, que através da análise de diversos pilares de competitividade, determina a colocação de cada país. Com base nesse relatório, referente às informações prestadas pelas empresas em relação ao incentivo fiscal, e o relatório anual da competitividade das nações, foi possível identificar, através da análise de correlação entre a quantidade de empresas que se utilizam do benefício com o aumento da competitividade global, demonstrando uma necessidade de revisão dos limites ao benefício visando uma maior quantidade de participação de empresas no benefício.
id AESPI-1_cc87019b265b37c80a5308de31bcfd5b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/669
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Lei do Bem: o incentivo da inovação tecnológica como aumento da competitividade global do BrasilNos últimos anos o governo vem adotando estratégias de incentivo à inovação tecnológica, buscando o aumento da competitividade do país. Este estudo objetivou identificar a relação entre o incentivo à inovação tecnológica (Lei do Bem) e o índice da competitividade global das nações. Para analisar a competitividade dos países, desde 2006 o Fórum Econômico Mundial avalia algumas diretrizes e publica anualmente um ranking intitulado Relatório de competitividade global, que através da análise de diversos pilares de competitividade, determina a colocação de cada país. Com base nesse relatório, referente às informações prestadas pelas empresas em relação ao incentivo fiscal, e o relatório anual da competitividade das nações, foi possível identificar, através da análise de correlação entre a quantidade de empresas que se utilizam do benefício com o aumento da competitividade global, demonstrando uma necessidade de revisão dos limites ao benefício visando uma maior quantidade de participação de empresas no benefício.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualZittei, Marcus Vinicius MoreiraLugoboni, Leonardo FabrisRodrigues, Aline de LimaChiarello, Tania Cristina2016-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/66910.7198/geintec.v6i1.669Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 1 (2016); 2925-29432237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/669/642info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/669Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:12.57Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Lei do Bem: o incentivo da inovação tecnológica como aumento da competitividade global do Brasil
title Lei do Bem: o incentivo da inovação tecnológica como aumento da competitividade global do Brasil
spellingShingle Lei do Bem: o incentivo da inovação tecnológica como aumento da competitividade global do Brasil
Zittei, Marcus Vinicius Moreira
title_short Lei do Bem: o incentivo da inovação tecnológica como aumento da competitividade global do Brasil
title_full Lei do Bem: o incentivo da inovação tecnológica como aumento da competitividade global do Brasil
title_fullStr Lei do Bem: o incentivo da inovação tecnológica como aumento da competitividade global do Brasil
title_full_unstemmed Lei do Bem: o incentivo da inovação tecnológica como aumento da competitividade global do Brasil
title_sort Lei do Bem: o incentivo da inovação tecnológica como aumento da competitividade global do Brasil
author Zittei, Marcus Vinicius Moreira
author_facet Zittei, Marcus Vinicius Moreira
Lugoboni, Leonardo Fabris
Rodrigues, Aline de Lima
Chiarello, Tania Cristina
author_role author
author2 Lugoboni, Leonardo Fabris
Rodrigues, Aline de Lima
Chiarello, Tania Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Zittei, Marcus Vinicius Moreira
Lugoboni, Leonardo Fabris
Rodrigues, Aline de Lima
Chiarello, Tania Cristina
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Nos últimos anos o governo vem adotando estratégias de incentivo à inovação tecnológica, buscando o aumento da competitividade do país. Este estudo objetivou identificar a relação entre o incentivo à inovação tecnológica (Lei do Bem) e o índice da competitividade global das nações. Para analisar a competitividade dos países, desde 2006 o Fórum Econômico Mundial avalia algumas diretrizes e publica anualmente um ranking intitulado Relatório de competitividade global, que através da análise de diversos pilares de competitividade, determina a colocação de cada país. Com base nesse relatório, referente às informações prestadas pelas empresas em relação ao incentivo fiscal, e o relatório anual da competitividade das nações, foi possível identificar, através da análise de correlação entre a quantidade de empresas que se utilizam do benefício com o aumento da competitividade global, demonstrando uma necessidade de revisão dos limites ao benefício visando uma maior quantidade de participação de empresas no benefício.
description Nos últimos anos o governo vem adotando estratégias de incentivo à inovação tecnológica, buscando o aumento da competitividade do país. Este estudo objetivou identificar a relação entre o incentivo à inovação tecnológica (Lei do Bem) e o índice da competitividade global das nações. Para analisar a competitividade dos países, desde 2006 o Fórum Econômico Mundial avalia algumas diretrizes e publica anualmente um ranking intitulado Relatório de competitividade global, que através da análise de diversos pilares de competitividade, determina a colocação de cada país. Com base nesse relatório, referente às informações prestadas pelas empresas em relação ao incentivo fiscal, e o relatório anual da competitividade das nações, foi possível identificar, através da análise de correlação entre a quantidade de empresas que se utilizam do benefício com o aumento da competitividade global, demonstrando uma necessidade de revisão dos limites ao benefício visando uma maior quantidade de participação de empresas no benefício.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/669
10.7198/geintec.v6i1.669
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/669
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v6i1.669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/669/642
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 1 (2016); 2925-2943
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121145216925696