Management of intellectual property assets in Private Universities: The PUC / RJ case

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pádua Gilaberte, Thalissa Pádua
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Winter, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1111
Resumo: A literatura tradicional denomina Sistema Nacional de Inovação o conjunto de instituições dos setores público ou privado cujas atividades e interações geram, adotam, importam, modificam e difundem novas tecnologias. Para tanto, o nível de articulação dos três atores principais que compõem esse sistema (Estado, empresa e universidade/instituto de pesquisa) são determinantes para a geração de inovação. Fundamentais na produção e difusão do conhecimento, as universidades detêm grande parte deste, e delas, por vezes, se origina o processo de transferência de tecnologia para as empresas. Os resultados das atividades de pesquisa e desenvolvimento, realizadas no âmbito dessas instituições, decorrentes das atuações de pesquisadores e docentes, geram os ativos de propriedade intelectual (ativos intangíveis). O presente trabalho objetiva analisar a importância dos ativos de propriedade intelectual nas universidades, contextualizar  a evolução histórica das universidades no Brasil, contemplando o seu papel na inovação tecnológica, e por fim, analisar o procedimento de proteção para depósito ou registro dos ativos de Propriedade Intelectual (PI) da  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) a fim de pautar as decisões de gestores em universidades privadas em estratégias a serem adotadas em gestão de ativos de PI.
id AESPI-1_d54dba1ef8d6bf8097183ae82b6b11b2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1111
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Management of intellectual property assets in Private Universities: The PUC / RJ caseA literatura tradicional denomina Sistema Nacional de Inovação o conjunto de instituições dos setores público ou privado cujas atividades e interações geram, adotam, importam, modificam e difundem novas tecnologias. Para tanto, o nível de articulação dos três atores principais que compõem esse sistema (Estado, empresa e universidade/instituto de pesquisa) são determinantes para a geração de inovação. Fundamentais na produção e difusão do conhecimento, as universidades detêm grande parte deste, e delas, por vezes, se origina o processo de transferência de tecnologia para as empresas. Os resultados das atividades de pesquisa e desenvolvimento, realizadas no âmbito dessas instituições, decorrentes das atuações de pesquisadores e docentes, geram os ativos de propriedade intelectual (ativos intangíveis). O presente trabalho objetiva analisar a importância dos ativos de propriedade intelectual nas universidades, contextualizar  a evolução histórica das universidades no Brasil, contemplando o seu papel na inovação tecnológica, e por fim, analisar o procedimento de proteção para depósito ou registro dos ativos de Propriedade Intelectual (PI) da  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) a fim de pautar as decisões de gestores em universidades privadas em estratégias a serem adotadas em gestão de ativos de PI.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualPádua Gilaberte, Thalissa PáduaWinter, Eduardo2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/111110.7198/geintec.v8i4.1111Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 8, n. 4 (2018); 4562-45732237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1111/881https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1111Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:49.302Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Management of intellectual property assets in Private Universities: The PUC / RJ case
title Management of intellectual property assets in Private Universities: The PUC / RJ case
spellingShingle Management of intellectual property assets in Private Universities: The PUC / RJ case
Pádua Gilaberte, Thalissa Pádua
title_short Management of intellectual property assets in Private Universities: The PUC / RJ case
title_full Management of intellectual property assets in Private Universities: The PUC / RJ case
title_fullStr Management of intellectual property assets in Private Universities: The PUC / RJ case
title_full_unstemmed Management of intellectual property assets in Private Universities: The PUC / RJ case
title_sort Management of intellectual property assets in Private Universities: The PUC / RJ case
author Pádua Gilaberte, Thalissa Pádua
author_facet Pádua Gilaberte, Thalissa Pádua
Winter, Eduardo
author_role author
author2 Winter, Eduardo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pádua Gilaberte, Thalissa Pádua
Winter, Eduardo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv A literatura tradicional denomina Sistema Nacional de Inovação o conjunto de instituições dos setores público ou privado cujas atividades e interações geram, adotam, importam, modificam e difundem novas tecnologias. Para tanto, o nível de articulação dos três atores principais que compõem esse sistema (Estado, empresa e universidade/instituto de pesquisa) são determinantes para a geração de inovação. Fundamentais na produção e difusão do conhecimento, as universidades detêm grande parte deste, e delas, por vezes, se origina o processo de transferência de tecnologia para as empresas. Os resultados das atividades de pesquisa e desenvolvimento, realizadas no âmbito dessas instituições, decorrentes das atuações de pesquisadores e docentes, geram os ativos de propriedade intelectual (ativos intangíveis). O presente trabalho objetiva analisar a importância dos ativos de propriedade intelectual nas universidades, contextualizar  a evolução histórica das universidades no Brasil, contemplando o seu papel na inovação tecnológica, e por fim, analisar o procedimento de proteção para depósito ou registro dos ativos de Propriedade Intelectual (PI) da  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) a fim de pautar as decisões de gestores em universidades privadas em estratégias a serem adotadas em gestão de ativos de PI.
description A literatura tradicional denomina Sistema Nacional de Inovação o conjunto de instituições dos setores público ou privado cujas atividades e interações geram, adotam, importam, modificam e difundem novas tecnologias. Para tanto, o nível de articulação dos três atores principais que compõem esse sistema (Estado, empresa e universidade/instituto de pesquisa) são determinantes para a geração de inovação. Fundamentais na produção e difusão do conhecimento, as universidades detêm grande parte deste, e delas, por vezes, se origina o processo de transferência de tecnologia para as empresas. Os resultados das atividades de pesquisa e desenvolvimento, realizadas no âmbito dessas instituições, decorrentes das atuações de pesquisadores e docentes, geram os ativos de propriedade intelectual (ativos intangíveis). O presente trabalho objetiva analisar a importância dos ativos de propriedade intelectual nas universidades, contextualizar  a evolução histórica das universidades no Brasil, contemplando o seu papel na inovação tecnológica, e por fim, analisar o procedimento de proteção para depósito ou registro dos ativos de Propriedade Intelectual (PI) da  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) a fim de pautar as decisões de gestores em universidades privadas em estratégias a serem adotadas em gestão de ativos de PI.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1111
10.7198/geintec.v8i4.1111
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1111
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v8i4.1111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1111/881
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 8, n. 4 (2018); 4562-4573
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144510185472