Spin-off acadêmico como mecanismo de transferência de tecnologia da universidade para a empresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrosi Filho, Gelso
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/314
Resumo: As universidades estão ampliando suas funções e contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento econômico local através da transferência de conhecimento e tecnologia para a aplicação prática. Há um grande interesse entre políticos e acadêmicos na geração de riquezas a partir de pesquisas financiadas com recursos públicos. Uma das maneiras de se fazer isto é através da criação de spin-offs acadêmicos, isto é, empresas criadas para explorar uma propriedade intelectual gerada através de pesquisas desenvolvidas em universidades públicas. Essas mudanças no ambiente acadêmico representam um grande desafio para as universidades, pois tradicionalmente inseridas num ambiente não comercial, elas agora se vêem num contexto altamente competitivo que as forçam a se comportarem como se fossem empresas. Este estudo objetiva realizar uma reflexão sobre os spin-offs acadêmicos, apresentando sua conceituação, alguns aspectos do processo de criação dos spin-offs acadêmicos, sua importância para o desenvolvimento econômico e social local e as principais barreiras à sua criação.
id AESPI-1_d90195c668f3585ca3a667ba71366248
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/314
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Spin-off acadêmico como mecanismo de transferência de tecnologia da universidade para a empresaAs universidades estão ampliando suas funções e contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento econômico local através da transferência de conhecimento e tecnologia para a aplicação prática. Há um grande interesse entre políticos e acadêmicos na geração de riquezas a partir de pesquisas financiadas com recursos públicos. Uma das maneiras de se fazer isto é através da criação de spin-offs acadêmicos, isto é, empresas criadas para explorar uma propriedade intelectual gerada através de pesquisas desenvolvidas em universidades públicas. Essas mudanças no ambiente acadêmico representam um grande desafio para as universidades, pois tradicionalmente inseridas num ambiente não comercial, elas agora se vêem num contexto altamente competitivo que as forçam a se comportarem como se fossem empresas. Este estudo objetiva realizar uma reflexão sobre os spin-offs acadêmicos, apresentando sua conceituação, alguns aspectos do processo de criação dos spin-offs acadêmicos, sua importância para o desenvolvimento econômico e social local e as principais barreiras à sua criação. API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualPedrosi Filho, GelsoCoelho, Arnaldo Fernandes de Matos2013-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/31410.7198/geintec.v3i4.314Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 3, n. 5 (2013): Edição Especial: Inovação Tecnológica; 383-3992237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/314/364info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:04:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/314Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:00.537Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Spin-off acadêmico como mecanismo de transferência de tecnologia da universidade para a empresa
title Spin-off acadêmico como mecanismo de transferência de tecnologia da universidade para a empresa
spellingShingle Spin-off acadêmico como mecanismo de transferência de tecnologia da universidade para a empresa
Pedrosi Filho, Gelso
title_short Spin-off acadêmico como mecanismo de transferência de tecnologia da universidade para a empresa
title_full Spin-off acadêmico como mecanismo de transferência de tecnologia da universidade para a empresa
title_fullStr Spin-off acadêmico como mecanismo de transferência de tecnologia da universidade para a empresa
title_full_unstemmed Spin-off acadêmico como mecanismo de transferência de tecnologia da universidade para a empresa
title_sort Spin-off acadêmico como mecanismo de transferência de tecnologia da universidade para a empresa
author Pedrosi Filho, Gelso
author_facet Pedrosi Filho, Gelso
Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
author_role author
author2 Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedrosi Filho, Gelso
Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv As universidades estão ampliando suas funções e contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento econômico local através da transferência de conhecimento e tecnologia para a aplicação prática. Há um grande interesse entre políticos e acadêmicos na geração de riquezas a partir de pesquisas financiadas com recursos públicos. Uma das maneiras de se fazer isto é através da criação de spin-offs acadêmicos, isto é, empresas criadas para explorar uma propriedade intelectual gerada através de pesquisas desenvolvidas em universidades públicas. Essas mudanças no ambiente acadêmico representam um grande desafio para as universidades, pois tradicionalmente inseridas num ambiente não comercial, elas agora se vêem num contexto altamente competitivo que as forçam a se comportarem como se fossem empresas. Este estudo objetiva realizar uma reflexão sobre os spin-offs acadêmicos, apresentando sua conceituação, alguns aspectos do processo de criação dos spin-offs acadêmicos, sua importância para o desenvolvimento econômico e social local e as principais barreiras à sua criação.
description As universidades estão ampliando suas funções e contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento econômico local através da transferência de conhecimento e tecnologia para a aplicação prática. Há um grande interesse entre políticos e acadêmicos na geração de riquezas a partir de pesquisas financiadas com recursos públicos. Uma das maneiras de se fazer isto é através da criação de spin-offs acadêmicos, isto é, empresas criadas para explorar uma propriedade intelectual gerada através de pesquisas desenvolvidas em universidades públicas. Essas mudanças no ambiente acadêmico representam um grande desafio para as universidades, pois tradicionalmente inseridas num ambiente não comercial, elas agora se vêem num contexto altamente competitivo que as forçam a se comportarem como se fossem empresas. Este estudo objetiva realizar uma reflexão sobre os spin-offs acadêmicos, apresentando sua conceituação, alguns aspectos do processo de criação dos spin-offs acadêmicos, sua importância para o desenvolvimento econômico e social local e as principais barreiras à sua criação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/314
10.7198/geintec.v3i4.314
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/314
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v3i4.314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/314/364
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 3, n. 5 (2013): Edição Especial: Inovação Tecnológica; 383-399
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144866701312