Fungicide potential of Jatropha curcas L

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Daniel Ornelas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva-Mann, Renata, Ferreira, Olavo José Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1088
Resumo: O gênero Jatropha pertence à família Euphorbiaceae e contém 186 espécies conhecidas. No Brasil, o pinhão-manso (Jatropha curcas L.) surge como alternativa para o fornecimento de matéria-prima, por possuir alta produtividade de óleo, apresentar baixo custo de produção e ser resistente ao estresse hídrico, o que seria uma vantagem significativa principalmente na região semiárida do país. Além desta utilização, tem sido constatado grande potencial para uso medicinal e na agricultura como agente fungicida, acaricida e inseticida. Entretanto, o incentivo ao cultivo do pinhão-manso em extensas áreas causa grande apreensão com a pesquisa agrícola no Brasil, devido à grande limitação do conhecimento técnico sobre esta cultura. Com o intuito de obter informações sobre o uso do extrato de diferentes partes da planta, realizou-se uma prospecção em bancos de dados de pesquisa científica, tecnológica e de patentes, bem como nos sites do Ministério da Saúde e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Observou-se que há registros acadêmicos sobre o uso de extratos de diferentes partes do pinhão-manso, evidenciando a importância desta espécie para a formulação de produtos fitossanitários. No entanto, existem poucos registros de patentes referentes ao uso do extrato de pinhão-manso como fungicida nas diferentes bases de dados pesquisadas, evidenciando a necessidade de se realizar novas pesquisas direcionadas aos multiusos que esta espécie possui.
id AESPI-1_e3c6191cf334ebb8528075963991e9f5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1088
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Fungicide potential of Jatropha curcas LO gênero Jatropha pertence à família Euphorbiaceae e contém 186 espécies conhecidas. No Brasil, o pinhão-manso (Jatropha curcas L.) surge como alternativa para o fornecimento de matéria-prima, por possuir alta produtividade de óleo, apresentar baixo custo de produção e ser resistente ao estresse hídrico, o que seria uma vantagem significativa principalmente na região semiárida do país. Além desta utilização, tem sido constatado grande potencial para uso medicinal e na agricultura como agente fungicida, acaricida e inseticida. Entretanto, o incentivo ao cultivo do pinhão-manso em extensas áreas causa grande apreensão com a pesquisa agrícola no Brasil, devido à grande limitação do conhecimento técnico sobre esta cultura. Com o intuito de obter informações sobre o uso do extrato de diferentes partes da planta, realizou-se uma prospecção em bancos de dados de pesquisa científica, tecnológica e de patentes, bem como nos sites do Ministério da Saúde e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Observou-se que há registros acadêmicos sobre o uso de extratos de diferentes partes do pinhão-manso, evidenciando a importância desta espécie para a formulação de produtos fitossanitários. No entanto, existem poucos registros de patentes referentes ao uso do extrato de pinhão-manso como fungicida nas diferentes bases de dados pesquisadas, evidenciando a necessidade de se realizar novas pesquisas direcionadas aos multiusos que esta espécie possui.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualRibeiro, Daniel OrnelasSilva-Mann, RenataFerreira, Olavo José Marques2020-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/108810.7198/geintec.v10i1.1088Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 10, n. 1 (2020); 5314-53352237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1088/pdfhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-01T19:21:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1088Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:32.31Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Fungicide potential of Jatropha curcas L
title Fungicide potential of Jatropha curcas L
spellingShingle Fungicide potential of Jatropha curcas L
Ribeiro, Daniel Ornelas
title_short Fungicide potential of Jatropha curcas L
title_full Fungicide potential of Jatropha curcas L
title_fullStr Fungicide potential of Jatropha curcas L
title_full_unstemmed Fungicide potential of Jatropha curcas L
title_sort Fungicide potential of Jatropha curcas L
author Ribeiro, Daniel Ornelas
author_facet Ribeiro, Daniel Ornelas
Silva-Mann, Renata
Ferreira, Olavo José Marques
author_role author
author2 Silva-Mann, Renata
Ferreira, Olavo José Marques
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Daniel Ornelas
Silva-Mann, Renata
Ferreira, Olavo José Marques
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O gênero Jatropha pertence à família Euphorbiaceae e contém 186 espécies conhecidas. No Brasil, o pinhão-manso (Jatropha curcas L.) surge como alternativa para o fornecimento de matéria-prima, por possuir alta produtividade de óleo, apresentar baixo custo de produção e ser resistente ao estresse hídrico, o que seria uma vantagem significativa principalmente na região semiárida do país. Além desta utilização, tem sido constatado grande potencial para uso medicinal e na agricultura como agente fungicida, acaricida e inseticida. Entretanto, o incentivo ao cultivo do pinhão-manso em extensas áreas causa grande apreensão com a pesquisa agrícola no Brasil, devido à grande limitação do conhecimento técnico sobre esta cultura. Com o intuito de obter informações sobre o uso do extrato de diferentes partes da planta, realizou-se uma prospecção em bancos de dados de pesquisa científica, tecnológica e de patentes, bem como nos sites do Ministério da Saúde e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Observou-se que há registros acadêmicos sobre o uso de extratos de diferentes partes do pinhão-manso, evidenciando a importância desta espécie para a formulação de produtos fitossanitários. No entanto, existem poucos registros de patentes referentes ao uso do extrato de pinhão-manso como fungicida nas diferentes bases de dados pesquisadas, evidenciando a necessidade de se realizar novas pesquisas direcionadas aos multiusos que esta espécie possui.
description O gênero Jatropha pertence à família Euphorbiaceae e contém 186 espécies conhecidas. No Brasil, o pinhão-manso (Jatropha curcas L.) surge como alternativa para o fornecimento de matéria-prima, por possuir alta produtividade de óleo, apresentar baixo custo de produção e ser resistente ao estresse hídrico, o que seria uma vantagem significativa principalmente na região semiárida do país. Além desta utilização, tem sido constatado grande potencial para uso medicinal e na agricultura como agente fungicida, acaricida e inseticida. Entretanto, o incentivo ao cultivo do pinhão-manso em extensas áreas causa grande apreensão com a pesquisa agrícola no Brasil, devido à grande limitação do conhecimento técnico sobre esta cultura. Com o intuito de obter informações sobre o uso do extrato de diferentes partes da planta, realizou-se uma prospecção em bancos de dados de pesquisa científica, tecnológica e de patentes, bem como nos sites do Ministério da Saúde e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Observou-se que há registros acadêmicos sobre o uso de extratos de diferentes partes do pinhão-manso, evidenciando a importância desta espécie para a formulação de produtos fitossanitários. No entanto, existem poucos registros de patentes referentes ao uso do extrato de pinhão-manso como fungicida nas diferentes bases de dados pesquisadas, evidenciando a necessidade de se realizar novas pesquisas direcionadas aos multiusos que esta espécie possui.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1088
10.7198/geintec.v10i1.1088
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1088
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v10i1.1088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1088/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 10, n. 1 (2020); 5314-5335
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121145579732992