Modelagem e simulação do fluxo de pacientes em uma clínica médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Cathaline Bonafini
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Luciano Costa, Silva, Mateus Marcelino da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/834
Resumo: O atendimento nos serviços de assistência à saúde encontra-se em uma situação crítica no Brasil. Embora faltem recursos financeiros, os problemas enfrentados atualmente sinalizam que parte de sua origem está na ineficiência e no despreparo das pessoas que dirigem os processos de atendimento em saúde. Contribuindo nesse sentido, este trabalho buscou analisar o fluxo de pacientes de uma clínica especializada no tratamento de alergias, utilizando a simulação de eventos discretos como ferramenta de suporte. Para tal, foi necessário mapear os fluxos dos processos de atendimento, identificar os pontos críticos com base nos dados relativos ao fluxo de pacientes e propor melhorias simulando a implementação. Foram realizadas visitas à clínica em questão com o intuito de compreender a dinâmica do atendimento e o fluxo dos pacientes e coletar os dados referentes aos tempos que forneceriam entradas ao modelo de simulação. Após simular o sistema atual utilizando como parâmetros o tempo médio do paciente no sistema e o tempo médio em operação, foram propostos três cenários para melhoria do tempo de espera do cliente. Com alterações simples no processo, foi possível obter nos resultados simulados uma redução de cerca 60% no tempo de permanência dos pacientes na clínica. Os resultados demonstraram que os princípios básicos de simplificação de processos são completamente aplicáveis em operações do setor de saúde e permitem vislumbrar um caminho para amenizar problemas comuns ao setor.
id AESPI-1_f3e80a40c2a7a96da35c02ba38d017d9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/834
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Modelagem e simulação do fluxo de pacientes em uma clínica médicaO atendimento nos serviços de assistência à saúde encontra-se em uma situação crítica no Brasil. Embora faltem recursos financeiros, os problemas enfrentados atualmente sinalizam que parte de sua origem está na ineficiência e no despreparo das pessoas que dirigem os processos de atendimento em saúde. Contribuindo nesse sentido, este trabalho buscou analisar o fluxo de pacientes de uma clínica especializada no tratamento de alergias, utilizando a simulação de eventos discretos como ferramenta de suporte. Para tal, foi necessário mapear os fluxos dos processos de atendimento, identificar os pontos críticos com base nos dados relativos ao fluxo de pacientes e propor melhorias simulando a implementação. Foram realizadas visitas à clínica em questão com o intuito de compreender a dinâmica do atendimento e o fluxo dos pacientes e coletar os dados referentes aos tempos que forneceriam entradas ao modelo de simulação. Após simular o sistema atual utilizando como parâmetros o tempo médio do paciente no sistema e o tempo médio em operação, foram propostos três cenários para melhoria do tempo de espera do cliente. Com alterações simples no processo, foi possível obter nos resultados simulados uma redução de cerca 60% no tempo de permanência dos pacientes na clínica. Os resultados demonstraram que os princípios básicos de simplificação de processos são completamente aplicáveis em operações do setor de saúde e permitem vislumbrar um caminho para amenizar problemas comuns ao setor.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualCNPqSanches, Cathaline BonafiniSantos, Luciano CostaSilva, Mateus Marcelino da2016-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/83410.7198/geintec.v6i2.834Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 2 (2016); 3079-30942237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/834/688info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:04:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/834Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:02.471Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem e simulação do fluxo de pacientes em uma clínica médica
title Modelagem e simulação do fluxo de pacientes em uma clínica médica
spellingShingle Modelagem e simulação do fluxo de pacientes em uma clínica médica
Sanches, Cathaline Bonafini
title_short Modelagem e simulação do fluxo de pacientes em uma clínica médica
title_full Modelagem e simulação do fluxo de pacientes em uma clínica médica
title_fullStr Modelagem e simulação do fluxo de pacientes em uma clínica médica
title_full_unstemmed Modelagem e simulação do fluxo de pacientes em uma clínica médica
title_sort Modelagem e simulação do fluxo de pacientes em uma clínica médica
author Sanches, Cathaline Bonafini
author_facet Sanches, Cathaline Bonafini
Santos, Luciano Costa
Silva, Mateus Marcelino da
author_role author
author2 Santos, Luciano Costa
Silva, Mateus Marcelino da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Cathaline Bonafini
Santos, Luciano Costa
Silva, Mateus Marcelino da
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O atendimento nos serviços de assistência à saúde encontra-se em uma situação crítica no Brasil. Embora faltem recursos financeiros, os problemas enfrentados atualmente sinalizam que parte de sua origem está na ineficiência e no despreparo das pessoas que dirigem os processos de atendimento em saúde. Contribuindo nesse sentido, este trabalho buscou analisar o fluxo de pacientes de uma clínica especializada no tratamento de alergias, utilizando a simulação de eventos discretos como ferramenta de suporte. Para tal, foi necessário mapear os fluxos dos processos de atendimento, identificar os pontos críticos com base nos dados relativos ao fluxo de pacientes e propor melhorias simulando a implementação. Foram realizadas visitas à clínica em questão com o intuito de compreender a dinâmica do atendimento e o fluxo dos pacientes e coletar os dados referentes aos tempos que forneceriam entradas ao modelo de simulação. Após simular o sistema atual utilizando como parâmetros o tempo médio do paciente no sistema e o tempo médio em operação, foram propostos três cenários para melhoria do tempo de espera do cliente. Com alterações simples no processo, foi possível obter nos resultados simulados uma redução de cerca 60% no tempo de permanência dos pacientes na clínica. Os resultados demonstraram que os princípios básicos de simplificação de processos são completamente aplicáveis em operações do setor de saúde e permitem vislumbrar um caminho para amenizar problemas comuns ao setor.
description O atendimento nos serviços de assistência à saúde encontra-se em uma situação crítica no Brasil. Embora faltem recursos financeiros, os problemas enfrentados atualmente sinalizam que parte de sua origem está na ineficiência e no despreparo das pessoas que dirigem os processos de atendimento em saúde. Contribuindo nesse sentido, este trabalho buscou analisar o fluxo de pacientes de uma clínica especializada no tratamento de alergias, utilizando a simulação de eventos discretos como ferramenta de suporte. Para tal, foi necessário mapear os fluxos dos processos de atendimento, identificar os pontos críticos com base nos dados relativos ao fluxo de pacientes e propor melhorias simulando a implementação. Foram realizadas visitas à clínica em questão com o intuito de compreender a dinâmica do atendimento e o fluxo dos pacientes e coletar os dados referentes aos tempos que forneceriam entradas ao modelo de simulação. Após simular o sistema atual utilizando como parâmetros o tempo médio do paciente no sistema e o tempo médio em operação, foram propostos três cenários para melhoria do tempo de espera do cliente. Com alterações simples no processo, foi possível obter nos resultados simulados uma redução de cerca 60% no tempo de permanência dos pacientes na clínica. Os resultados demonstraram que os princípios básicos de simplificação de processos são completamente aplicáveis em operações do setor de saúde e permitem vislumbrar um caminho para amenizar problemas comuns ao setor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/834
10.7198/geintec.v6i2.834
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/834
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v6i2.834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/834/688
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 2 (2016); 3079-3094
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144896061440