“GEOGRAFIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA” NO HORIZONTE DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Paulista de Geografia |
Texto Completo: | https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3094 |
Resumo: | As ideias colocadas neste artigo advêm de uma confluência de buscas, demandas e delineamentos no que concerne às temáticas negras (incluindo quilombolas e africanas) e às relações étnico-raciais voltadas para a educação geográfica e o ensino de geografia. O motivo são os vinte anos do marco legal, a Lei 10.639/03. Na primeira parte do artigo, rememoro o percurso do movimento negro acadêmico ou educador para captar a disputa em torno das pautas negras e raciais. Por sua vez, apresento a redução e fragmentação dessas demandas na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional até o sancionamento da Lei 10.639/03. Na segunda seção, abordo a relação da geografia com os movimentos sociais, particularmente com as questões negras e raciais e a produção de geógrafos participantes ou próximos dos movimentos negros que refletem o horizonte da educação das relações étnico-raciais. Na terceira parte, problematizo o desdobramento de alguns pontos da lei e do parecer do Conselho Nacional de Educação na educação geográfica, com indicação da produção de geógrafos/as. |
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