EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARTICIPAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: Relato de experiência em escolas municipais de Marabá-PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janailson Macêdo Luiz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1004
Resumo: O artigo apresenta resultados de projeto executado junto a escolas municipais de Marabá-PA, no qual se buscou o desenvolvimento de metodologias que auxiliassem a abordagem da educação das relações étnico-raciais no Ensino Fundamental. Durante o ano de 2016, foram realizadas atividades centradas na interdisciplinaridade, a partir de interlocuções entre campos como História, Geografia, Artes, Lí­ngua Portuguesa e Ensino Religioso. Foi objetivada, por meio do contato com manifestações a exemplo do hip hop, dança, teatro, literatura e artes visuais e jogos educacionais, a participação de professores e estudantes como sujeitos ativos do conhecimento. A experiência, que não foi isenta de tensões e conflitos, tornou visí­vel a importância de se desenvolvem estratégias quanto ao ensinar e aprender para a cidadania, assim como para a constituição de uma educação voltada para a quebra de estereótipos em relação as populações negras e constituição de referenciais positivos no que se refere a pluralidade étnico-racial.
id UERN-5_3abb4ba3942d1645bfe37f23b4ee2543
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1004
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARTICIPAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: Relato de experiência em escolas municipais de Marabá-PA Lei 10.639ERERInterdisciplinaridadeO artigo apresenta resultados de projeto executado junto a escolas municipais de Marabá-PA, no qual se buscou o desenvolvimento de metodologias que auxiliassem a abordagem da educação das relações étnico-raciais no Ensino Fundamental. Durante o ano de 2016, foram realizadas atividades centradas na interdisciplinaridade, a partir de interlocuções entre campos como História, Geografia, Artes, Lí­ngua Portuguesa e Ensino Religioso. Foi objetivada, por meio do contato com manifestações a exemplo do hip hop, dança, teatro, literatura e artes visuais e jogos educacionais, a participação de professores e estudantes como sujeitos ativos do conhecimento. A experiência, que não foi isenta de tensões e conflitos, tornou visí­vel a importância de se desenvolvem estratégias quanto ao ensinar e aprender para a cidadania, assim como para a constituição de uma educação voltada para a quebra de estereótipos em relação as populações negras e constituição de referenciais positivos no que se refere a pluralidade étnico-racial.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1004Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 9 (2017): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1004/918Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessJanailson Macêdo Luiz 2020-10-29T12:50:56Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1004Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:56Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARTICIPAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: Relato de experiência em escolas municipais de Marabá-PA
title EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARTICIPAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: Relato de experiência em escolas municipais de Marabá-PA
spellingShingle EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARTICIPAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: Relato de experiência em escolas municipais de Marabá-PA
Janailson Macêdo Luiz
Lei 10.639
ERER
Interdisciplinaridade
title_short EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARTICIPAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: Relato de experiência em escolas municipais de Marabá-PA
title_full EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARTICIPAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: Relato de experiência em escolas municipais de Marabá-PA
title_fullStr EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARTICIPAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: Relato de experiência em escolas municipais de Marabá-PA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARTICIPAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: Relato de experiência em escolas municipais de Marabá-PA
title_sort EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARTICIPAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: Relato de experiência em escolas municipais de Marabá-PA
author Janailson Macêdo Luiz
author_facet Janailson Macêdo Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Janailson Macêdo Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Lei 10.639
ERER
Interdisciplinaridade
topic Lei 10.639
ERER
Interdisciplinaridade
description O artigo apresenta resultados de projeto executado junto a escolas municipais de Marabá-PA, no qual se buscou o desenvolvimento de metodologias que auxiliassem a abordagem da educação das relações étnico-raciais no Ensino Fundamental. Durante o ano de 2016, foram realizadas atividades centradas na interdisciplinaridade, a partir de interlocuções entre campos como História, Geografia, Artes, Lí­ngua Portuguesa e Ensino Religioso. Foi objetivada, por meio do contato com manifestações a exemplo do hip hop, dança, teatro, literatura e artes visuais e jogos educacionais, a participação de professores e estudantes como sujeitos ativos do conhecimento. A experiência, que não foi isenta de tensões e conflitos, tornou visí­vel a importância de se desenvolvem estratégias quanto ao ensinar e aprender para a cidadania, assim como para a constituição de uma educação voltada para a quebra de estereótipos em relação as populações negras e constituição de referenciais positivos no que se refere a pluralidade étnico-racial.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1004
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1004/918
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 9 (2017): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124610547712