EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARTICIPAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: Relato de experiência em escolas municipais de Marabá-PA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1004 |
Resumo: | O artigo apresenta resultados de projeto executado junto a escolas municipais de Marabá-PA, no qual se buscou o desenvolvimento de metodologias que auxiliassem a abordagem da educação das relações étnico-raciais no Ensino Fundamental. Durante o ano de 2016, foram realizadas atividades centradas na interdisciplinaridade, a partir de interlocuções entre campos como História, Geografia, Artes, Língua Portuguesa e Ensino Religioso. Foi objetivada, por meio do contato com manifestações a exemplo do hip hop, dança, teatro, literatura e artes visuais e jogos educacionais, a participação de professores e estudantes como sujeitos ativos do conhecimento. A experiência, que não foi isenta de tensões e conflitos, tornou visível a importância de se desenvolvem estratégias quanto ao ensinar e aprender para a cidadania, assim como para a constituição de uma educação voltada para a quebra de estereótipos em relação as populações negras e constituição de referenciais positivos no que se refere a pluralidade étnico-racial. |
id |
UERN-5_3abb4ba3942d1645bfe37f23b4ee2543 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1004 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARTICIPAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: Relato de experiência em escolas municipais de Marabá-PA Lei 10.639ERERInterdisciplinaridadeO artigo apresenta resultados de projeto executado junto a escolas municipais de Marabá-PA, no qual se buscou o desenvolvimento de metodologias que auxiliassem a abordagem da educação das relações étnico-raciais no Ensino Fundamental. Durante o ano de 2016, foram realizadas atividades centradas na interdisciplinaridade, a partir de interlocuções entre campos como História, Geografia, Artes, Língua Portuguesa e Ensino Religioso. Foi objetivada, por meio do contato com manifestações a exemplo do hip hop, dança, teatro, literatura e artes visuais e jogos educacionais, a participação de professores e estudantes como sujeitos ativos do conhecimento. A experiência, que não foi isenta de tensões e conflitos, tornou visível a importância de se desenvolvem estratégias quanto ao ensinar e aprender para a cidadania, assim como para a constituição de uma educação voltada para a quebra de estereótipos em relação as populações negras e constituição de referenciais positivos no que se refere a pluralidade étnico-racial.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1004Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 9 (2017): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1004/918Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessJanailson Macêdo Luiz 2020-10-29T12:50:56Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1004Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:56Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARTICIPAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: Relato de experiência em escolas municipais de Marabá-PA |
title |
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARTICIPAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: Relato de experiência em escolas municipais de Marabá-PA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARTICIPAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: Relato de experiência em escolas municipais de Marabá-PA Janailson Macêdo Luiz Lei 10.639 ERER Interdisciplinaridade |
title_short |
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARTICIPAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: Relato de experiência em escolas municipais de Marabá-PA |
title_full |
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARTICIPAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: Relato de experiência em escolas municipais de Marabá-PA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARTICIPAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: Relato de experiência em escolas municipais de Marabá-PA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARTICIPAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: Relato de experiência em escolas municipais de Marabá-PA |
title_sort |
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARTICIPAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: Relato de experiência em escolas municipais de Marabá-PA |
author |
Janailson Macêdo Luiz |
author_facet |
Janailson Macêdo Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Janailson Macêdo Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lei 10.639 ERER Interdisciplinaridade |
topic |
Lei 10.639 ERER Interdisciplinaridade |
description |
O artigo apresenta resultados de projeto executado junto a escolas municipais de Marabá-PA, no qual se buscou o desenvolvimento de metodologias que auxiliassem a abordagem da educação das relações étnico-raciais no Ensino Fundamental. Durante o ano de 2016, foram realizadas atividades centradas na interdisciplinaridade, a partir de interlocuções entre campos como História, Geografia, Artes, Língua Portuguesa e Ensino Religioso. Foi objetivada, por meio do contato com manifestações a exemplo do hip hop, dança, teatro, literatura e artes visuais e jogos educacionais, a participação de professores e estudantes como sujeitos ativos do conhecimento. A experiência, que não foi isenta de tensões e conflitos, tornou visível a importância de se desenvolvem estratégias quanto ao ensinar e aprender para a cidadania, assim como para a constituição de uma educação voltada para a quebra de estereótipos em relação as populações negras e constituição de referenciais positivos no que se refere a pluralidade étnico-racial. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1004 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1004/918 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 9 (2017): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124610547712 |