ATELIÊ DE PESQUISAS E PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA – UFRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Straforini, Rafael
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/807
Resumo: O Ateliê de Pesquisas e Práticas no Ensino de Geografia (Apegeo) está associado ao Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem como objetivo central estudar e compreender as práticas pedagógicas e curriculares dos sujeitos praticantes do ensino de Geografia na educação básica a partir da fusão de dois marcos teórico-metodológicos: a recontextualização por hibridismo e a perspectiva do cotidiano escolar. Nesse sentido, consideramos importante construir interpretações acerca da recontextualização do currículo prescritivo nas práticas docentes, bem como compreender as práticas cotidianas de criação de alternativas pedagógicas e curriculares. 
id AGB-SP1_333ddedae6ee85cffaed620062be1971
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/807
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling ATELIÊ DE PESQUISAS E PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA – UFRJCurrículos PraticadosCotidiano EscolarEnsino de GeografiaO Ateliê de Pesquisas e Práticas no Ensino de Geografia (Apegeo) está associado ao Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem como objetivo central estudar e compreender as práticas pedagógicas e curriculares dos sujeitos praticantes do ensino de Geografia na educação básica a partir da fusão de dois marcos teórico-metodológicos: a recontextualização por hibridismo e a perspectiva do cotidiano escolar. Nesse sentido, consideramos importante construir interpretações acerca da recontextualização do currículo prescritivo nas práticas docentes, bem como compreender as práticas cotidianas de criação de alternativas pedagógicas e curriculares. Boletim Paulista de Geografia2017-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/807Boletim Paulista de Geografia; n. 90 (2010); 65-762447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/807/691Copyright (c) 2017 Rafael Straforiniinfo:eu-repo/semantics/openAccessStraforini, Rafael2017-05-19T08:56:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/807Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2017-05-19T08:56:41Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv ATELIÊ DE PESQUISAS E PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA – UFRJ
title ATELIÊ DE PESQUISAS E PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA – UFRJ
spellingShingle ATELIÊ DE PESQUISAS E PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA – UFRJ
Straforini, Rafael
Currículos Praticados
Cotidiano Escolar
Ensino de Geografia
title_short ATELIÊ DE PESQUISAS E PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA – UFRJ
title_full ATELIÊ DE PESQUISAS E PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA – UFRJ
title_fullStr ATELIÊ DE PESQUISAS E PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA – UFRJ
title_full_unstemmed ATELIÊ DE PESQUISAS E PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA – UFRJ
title_sort ATELIÊ DE PESQUISAS E PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA – UFRJ
author Straforini, Rafael
author_facet Straforini, Rafael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Straforini, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos Praticados
Cotidiano Escolar
Ensino de Geografia
topic Currículos Praticados
Cotidiano Escolar
Ensino de Geografia
description O Ateliê de Pesquisas e Práticas no Ensino de Geografia (Apegeo) está associado ao Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem como objetivo central estudar e compreender as práticas pedagógicas e curriculares dos sujeitos praticantes do ensino de Geografia na educação básica a partir da fusão de dois marcos teórico-metodológicos: a recontextualização por hibridismo e a perspectiva do cotidiano escolar. Nesse sentido, consideramos importante construir interpretações acerca da recontextualização do currículo prescritivo nas práticas docentes, bem como compreender as práticas cotidianas de criação de alternativas pedagógicas e curriculares. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/807
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/807/691
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Rafael Straforini
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Rafael Straforini
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; n. 90 (2010); 65-76
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046014274273280