O ensino de Geografia como prática espacial de significação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Straforini,Rafael
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Avançados
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200175
Resumo: Resumo Este texto tem por objetivo retomar o debate em torno da importância do ensino de Geografia como disciplina escolar na Educação Básica brasileira. Defendemos que essa disciplina escolar tem um papel importante na formação do cidadão crítico reflexivo ao possibilitar aos escolares a compreensão da espacialidade dos fenômenos, de modo que possam operar os conhecimentos geográficos em sua vida cotidiana e produzir práticas espaciais insurgentes.
id UFRJ-8_d8fb1f52b6e71f5c6bd99fc48b0500b6
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40142018000200175
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling O ensino de Geografia como prática espacial de significaçãoEnsino de GeografiaEspacialidade dos fenômenosPráticas espaciaisResumo Este texto tem por objetivo retomar o debate em torno da importância do ensino de Geografia como disciplina escolar na Educação Básica brasileira. Defendemos que essa disciplina escolar tem um papel importante na formação do cidadão crítico reflexivo ao possibilitar aos escolares a compreensão da espacialidade dos fenômenos, de modo que possam operar os conhecimentos geográficos em sua vida cotidiana e produzir práticas espaciais insurgentes.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200175Estudos Avançados v.32 n.93 2018reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.5935/0103-4014.20180037info:eu-repo/semantics/openAccessStraforini,Rafaelpor2018-08-22T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142018000200175Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2018-08-22T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Geografia como prática espacial de significação
title O ensino de Geografia como prática espacial de significação
spellingShingle O ensino de Geografia como prática espacial de significação
Straforini,Rafael
Ensino de Geografia
Espacialidade dos fenômenos
Práticas espaciais
title_short O ensino de Geografia como prática espacial de significação
title_full O ensino de Geografia como prática espacial de significação
title_fullStr O ensino de Geografia como prática espacial de significação
title_full_unstemmed O ensino de Geografia como prática espacial de significação
title_sort O ensino de Geografia como prática espacial de significação
author Straforini,Rafael
author_facet Straforini,Rafael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Straforini,Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Espacialidade dos fenômenos
Práticas espaciais
topic Ensino de Geografia
Espacialidade dos fenômenos
Práticas espaciais
description Resumo Este texto tem por objetivo retomar o debate em torno da importância do ensino de Geografia como disciplina escolar na Educação Básica brasileira. Defendemos que essa disciplina escolar tem um papel importante na formação do cidadão crítico reflexivo ao possibilitar aos escolares a compreensão da espacialidade dos fenômenos, de modo que possam operar os conhecimentos geográficos em sua vida cotidiana e produzir práticas espaciais insurgentes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200175
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/0103-4014.20180037
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.32 n.93 2018
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128208444915712