Geodiversidade do município de Lucena, Paraíba, visando a geoconservação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schaefer Pereira, Luciano
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva Farias, Thiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2250
Resumo: O município costeiro de Lucena tem passado por inúmeras transformações nas últimas décadas, em decorrência de um crescimento urbano acelerado e de um fluxo sazonal no período do verão, que pressionam o meio natural, típico de zonas costeiras com sua beleza paisagística- belas praias, falésias, recifes, bancos de areia, um estuário de grandes proporções, entre outras. Esta beleza natural ímpar, entrelaçada a uma cultura secular resultou em bens de inegável importância histórica, científica, pedagógica, turística, entre outros valores, o que lhe imprime um caráter patrimonial. O aumento da demanda turística e da ocupação humana sobre o patrimônio requer práticas que visem sua preservação, a geoconservação pois ambos apresentam vulnerabilidade, em decorrência da pressão demográfica imposta. Este artigo apresenta a geodiversidade presente em Lucena, litoral norte do Estado da Paraíba, de modo a identificar locais de interesse à geoconservação que apresentem riscos iminentes de degradação. Para tanto, um mapeamento desta geodiversidade e seu geopatrimônio foi executado através do inventário de locais com relevantes valores. Enquanto percurso metodológico, foi necessário um estudo detalhado da literatura quanto às informações geocientíficas e históricas da área e um minucioso trabalho de campo. Foram inventariados e avaliados qualitativamente 5 locais de interesse a foz do Rio Paraíba, a Praia de Gameleira, os terraços marinhos holocênicos, os arenitos praiais e a falésia inativa. Vivemos em um mundo onde a exploração sem limites dos recursos naturais tem causados danos irreversíveis à geodiversidade, e a inserção de uma consciência ambientalista, voltada especificamente ao patrimônio abiótico é emergente e necessária.
id AGB-SP1_580a877c439d409573a4fe424d33a496
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2250
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling Geodiversidade do município de Lucena, Paraíba, visando a geoconservaçãoGeopatrimônio; Geoconservação; Lucena; Litoral UrbanoO município costeiro de Lucena tem passado por inúmeras transformações nas últimas décadas, em decorrência de um crescimento urbano acelerado e de um fluxo sazonal no período do verão, que pressionam o meio natural, típico de zonas costeiras com sua beleza paisagística- belas praias, falésias, recifes, bancos de areia, um estuário de grandes proporções, entre outras. Esta beleza natural ímpar, entrelaçada a uma cultura secular resultou em bens de inegável importância histórica, científica, pedagógica, turística, entre outros valores, o que lhe imprime um caráter patrimonial. O aumento da demanda turística e da ocupação humana sobre o patrimônio requer práticas que visem sua preservação, a geoconservação pois ambos apresentam vulnerabilidade, em decorrência da pressão demográfica imposta. Este artigo apresenta a geodiversidade presente em Lucena, litoral norte do Estado da Paraíba, de modo a identificar locais de interesse à geoconservação que apresentem riscos iminentes de degradação. Para tanto, um mapeamento desta geodiversidade e seu geopatrimônio foi executado através do inventário de locais com relevantes valores. Enquanto percurso metodológico, foi necessário um estudo detalhado da literatura quanto às informações geocientíficas e históricas da área e um minucioso trabalho de campo. Foram inventariados e avaliados qualitativamente 5 locais de interesse a foz do Rio Paraíba, a Praia de Gameleira, os terraços marinhos holocênicos, os arenitos praiais e a falésia inativa. Vivemos em um mundo onde a exploração sem limites dos recursos naturais tem causados danos irreversíveis à geodiversidade, e a inserção de uma consciência ambientalista, voltada especificamente ao patrimônio abiótico é emergente e necessária.AGB - Seção São Paulo2022-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2250Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 106 (2021): Boletim Paulista de Geografia ; 20-402447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2250/1811Copyright (c) 2022 Luciano Schaefer Pereira, Thiago da Silva Fariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchaefer Pereira, Lucianoda Silva Farias, Thiago2023-02-28T09:47:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2250Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2023-02-28T09:47:33Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv Geodiversidade do município de Lucena, Paraíba, visando a geoconservação
title Geodiversidade do município de Lucena, Paraíba, visando a geoconservação
spellingShingle Geodiversidade do município de Lucena, Paraíba, visando a geoconservação
Schaefer Pereira, Luciano
Geopatrimônio; Geoconservação; Lucena; Litoral Urbano
title_short Geodiversidade do município de Lucena, Paraíba, visando a geoconservação
title_full Geodiversidade do município de Lucena, Paraíba, visando a geoconservação
title_fullStr Geodiversidade do município de Lucena, Paraíba, visando a geoconservação
title_full_unstemmed Geodiversidade do município de Lucena, Paraíba, visando a geoconservação
title_sort Geodiversidade do município de Lucena, Paraíba, visando a geoconservação
author Schaefer Pereira, Luciano
author_facet Schaefer Pereira, Luciano
da Silva Farias, Thiago
author_role author
author2 da Silva Farias, Thiago
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schaefer Pereira, Luciano
da Silva Farias, Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Geopatrimônio; Geoconservação; Lucena; Litoral Urbano
topic Geopatrimônio; Geoconservação; Lucena; Litoral Urbano
description O município costeiro de Lucena tem passado por inúmeras transformações nas últimas décadas, em decorrência de um crescimento urbano acelerado e de um fluxo sazonal no período do verão, que pressionam o meio natural, típico de zonas costeiras com sua beleza paisagística- belas praias, falésias, recifes, bancos de areia, um estuário de grandes proporções, entre outras. Esta beleza natural ímpar, entrelaçada a uma cultura secular resultou em bens de inegável importância histórica, científica, pedagógica, turística, entre outros valores, o que lhe imprime um caráter patrimonial. O aumento da demanda turística e da ocupação humana sobre o patrimônio requer práticas que visem sua preservação, a geoconservação pois ambos apresentam vulnerabilidade, em decorrência da pressão demográfica imposta. Este artigo apresenta a geodiversidade presente em Lucena, litoral norte do Estado da Paraíba, de modo a identificar locais de interesse à geoconservação que apresentem riscos iminentes de degradação. Para tanto, um mapeamento desta geodiversidade e seu geopatrimônio foi executado através do inventário de locais com relevantes valores. Enquanto percurso metodológico, foi necessário um estudo detalhado da literatura quanto às informações geocientíficas e históricas da área e um minucioso trabalho de campo. Foram inventariados e avaliados qualitativamente 5 locais de interesse a foz do Rio Paraíba, a Praia de Gameleira, os terraços marinhos holocênicos, os arenitos praiais e a falésia inativa. Vivemos em um mundo onde a exploração sem limites dos recursos naturais tem causados danos irreversíveis à geodiversidade, e a inserção de uma consciência ambientalista, voltada especificamente ao patrimônio abiótico é emergente e necessária.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2250
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2250/1811
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Luciano Schaefer Pereira, Thiago da Silva Farias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Luciano Schaefer Pereira, Thiago da Silva Farias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 106 (2021): Boletim Paulista de Geografia ; 20-40
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046013020176384