Situação didática: “Para pensar o espaço para saber nele se organizar, para ali combater”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Waldiney Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1466
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão acerca de estudos desenvolvidos em pesquisas relacionadas aos conhecimentos curriculares da Geografia na Educação Básica. Os conhecimentos didático-pedagógicos inter-relacionam-se a fim de proporcionar ao professor suporte teórico para pensar suas aulas que, consequentemente, poderá resultar em aprendizagem junto aos alunos. Na primeira parte, o texto traz uma discussão sobre a situação didática como proposta pedagógica para o docente desenvolver as aulas principalmente na Educação Básica. Em seguida, o mesmo apresenta uma argumentação acerca do ensino de Geografia articulado à linguagem cartográfica como possibilidade de compreender o espaço geográfico de maneira reflexiva. Por fim, parte-se para os conteúdos da geografia escolar na perspectiva conceitual, procedimental e atitudinal como uma oportunidade para os alunos se apropriarem dos conhecimentos e os utilizarem como benefício próprio e coletivo junto ao lugar em que vivem. Desse modo, irão se sentir parte da sociedade e não meros expectadores.
id AGB-SP1_804477029130c09a8caba0fa74b8b580
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1466
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling Situação didática: “Para pensar o espaço para saber nele se organizar, para ali combater”Conhecimentogeografiaensino.Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão acerca de estudos desenvolvidos em pesquisas relacionadas aos conhecimentos curriculares da Geografia na Educação Básica. Os conhecimentos didático-pedagógicos inter-relacionam-se a fim de proporcionar ao professor suporte teórico para pensar suas aulas que, consequentemente, poderá resultar em aprendizagem junto aos alunos. Na primeira parte, o texto traz uma discussão sobre a situação didática como proposta pedagógica para o docente desenvolver as aulas principalmente na Educação Básica. Em seguida, o mesmo apresenta uma argumentação acerca do ensino de Geografia articulado à linguagem cartográfica como possibilidade de compreender o espaço geográfico de maneira reflexiva. Por fim, parte-se para os conteúdos da geografia escolar na perspectiva conceitual, procedimental e atitudinal como uma oportunidade para os alunos se apropriarem dos conhecimentos e os utilizarem como benefício próprio e coletivo junto ao lugar em que vivem. Desse modo, irão se sentir parte da sociedade e não meros expectadores.Boletim Paulista de Geografia2018-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1466Boletim Paulista de Geografia; v. 99 (2018): Edição especial: I Encontro Internacional de Cartografia Escolar e Pensamento Espacial; 52-732447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1466/1318https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1466/1666Copyright (c) 2018 Waldiney Gomes Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Waldiney Gomes2018-10-24T17:08:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1466Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2018-10-24T17:08:57Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv Situação didática: “Para pensar o espaço para saber nele se organizar, para ali combater”
title Situação didática: “Para pensar o espaço para saber nele se organizar, para ali combater”
spellingShingle Situação didática: “Para pensar o espaço para saber nele se organizar, para ali combater”
Aguiar, Waldiney Gomes
Conhecimento
geografia
ensino.
title_short Situação didática: “Para pensar o espaço para saber nele se organizar, para ali combater”
title_full Situação didática: “Para pensar o espaço para saber nele se organizar, para ali combater”
title_fullStr Situação didática: “Para pensar o espaço para saber nele se organizar, para ali combater”
title_full_unstemmed Situação didática: “Para pensar o espaço para saber nele se organizar, para ali combater”
title_sort Situação didática: “Para pensar o espaço para saber nele se organizar, para ali combater”
author Aguiar, Waldiney Gomes
author_facet Aguiar, Waldiney Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Waldiney Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
geografia
ensino.
topic Conhecimento
geografia
ensino.
description Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão acerca de estudos desenvolvidos em pesquisas relacionadas aos conhecimentos curriculares da Geografia na Educação Básica. Os conhecimentos didático-pedagógicos inter-relacionam-se a fim de proporcionar ao professor suporte teórico para pensar suas aulas que, consequentemente, poderá resultar em aprendizagem junto aos alunos. Na primeira parte, o texto traz uma discussão sobre a situação didática como proposta pedagógica para o docente desenvolver as aulas principalmente na Educação Básica. Em seguida, o mesmo apresenta uma argumentação acerca do ensino de Geografia articulado à linguagem cartográfica como possibilidade de compreender o espaço geográfico de maneira reflexiva. Por fim, parte-se para os conteúdos da geografia escolar na perspectiva conceitual, procedimental e atitudinal como uma oportunidade para os alunos se apropriarem dos conhecimentos e os utilizarem como benefício próprio e coletivo junto ao lugar em que vivem. Desse modo, irão se sentir parte da sociedade e não meros expectadores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1466
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1466/1318
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1466/1666
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Waldiney Gomes Aguiar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Waldiney Gomes Aguiar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; v. 99 (2018): Edição especial: I Encontro Internacional de Cartografia Escolar e Pensamento Espacial; 52-73
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046017077116928