Situação didática: “Para pensar o espaço para saber nele se organizar, para ali combater”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Paulista de Geografia |
Texto Completo: | https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1466 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão acerca de estudos desenvolvidos em pesquisas relacionadas aos conhecimentos curriculares da Geografia na Educação Básica. Os conhecimentos didático-pedagógicos inter-relacionam-se a fim de proporcionar ao professor suporte teórico para pensar suas aulas que, consequentemente, poderá resultar em aprendizagem junto aos alunos. Na primeira parte, o texto traz uma discussão sobre a situação didática como proposta pedagógica para o docente desenvolver as aulas principalmente na Educação Básica. Em seguida, o mesmo apresenta uma argumentação acerca do ensino de Geografia articulado à linguagem cartográfica como possibilidade de compreender o espaço geográfico de maneira reflexiva. Por fim, parte-se para os conteúdos da geografia escolar na perspectiva conceitual, procedimental e atitudinal como uma oportunidade para os alunos se apropriarem dos conhecimentos e os utilizarem como benefício próprio e coletivo junto ao lugar em que vivem. Desse modo, irão se sentir parte da sociedade e não meros expectadores. |
id |
AGB-SP1_804477029130c09a8caba0fa74b8b580 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1466 |
network_acronym_str |
AGB-SP1 |
network_name_str |
Boletim Paulista de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
Situação didática: “Para pensar o espaço para saber nele se organizar, para ali combater”Conhecimentogeografiaensino.Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão acerca de estudos desenvolvidos em pesquisas relacionadas aos conhecimentos curriculares da Geografia na Educação Básica. Os conhecimentos didático-pedagógicos inter-relacionam-se a fim de proporcionar ao professor suporte teórico para pensar suas aulas que, consequentemente, poderá resultar em aprendizagem junto aos alunos. Na primeira parte, o texto traz uma discussão sobre a situação didática como proposta pedagógica para o docente desenvolver as aulas principalmente na Educação Básica. Em seguida, o mesmo apresenta uma argumentação acerca do ensino de Geografia articulado à linguagem cartográfica como possibilidade de compreender o espaço geográfico de maneira reflexiva. Por fim, parte-se para os conteúdos da geografia escolar na perspectiva conceitual, procedimental e atitudinal como uma oportunidade para os alunos se apropriarem dos conhecimentos e os utilizarem como benefício próprio e coletivo junto ao lugar em que vivem. Desse modo, irão se sentir parte da sociedade e não meros expectadores.Boletim Paulista de Geografia2018-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1466Boletim Paulista de Geografia; v. 99 (2018): Edição especial: I Encontro Internacional de Cartografia Escolar e Pensamento Espacial; 52-732447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1466/1318https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1466/1666Copyright (c) 2018 Waldiney Gomes Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Waldiney Gomes2018-10-24T17:08:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1466Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2018-10-24T17:08:57Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Situação didática: “Para pensar o espaço para saber nele se organizar, para ali combater” |
title |
Situação didática: “Para pensar o espaço para saber nele se organizar, para ali combater” |
spellingShingle |
Situação didática: “Para pensar o espaço para saber nele se organizar, para ali combater” Aguiar, Waldiney Gomes Conhecimento geografia ensino. |
title_short |
Situação didática: “Para pensar o espaço para saber nele se organizar, para ali combater” |
title_full |
Situação didática: “Para pensar o espaço para saber nele se organizar, para ali combater” |
title_fullStr |
Situação didática: “Para pensar o espaço para saber nele se organizar, para ali combater” |
title_full_unstemmed |
Situação didática: “Para pensar o espaço para saber nele se organizar, para ali combater” |
title_sort |
Situação didática: “Para pensar o espaço para saber nele se organizar, para ali combater” |
author |
Aguiar, Waldiney Gomes |
author_facet |
Aguiar, Waldiney Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Waldiney Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento geografia ensino. |
topic |
Conhecimento geografia ensino. |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão acerca de estudos desenvolvidos em pesquisas relacionadas aos conhecimentos curriculares da Geografia na Educação Básica. Os conhecimentos didático-pedagógicos inter-relacionam-se a fim de proporcionar ao professor suporte teórico para pensar suas aulas que, consequentemente, poderá resultar em aprendizagem junto aos alunos. Na primeira parte, o texto traz uma discussão sobre a situação didática como proposta pedagógica para o docente desenvolver as aulas principalmente na Educação Básica. Em seguida, o mesmo apresenta uma argumentação acerca do ensino de Geografia articulado à linguagem cartográfica como possibilidade de compreender o espaço geográfico de maneira reflexiva. Por fim, parte-se para os conteúdos da geografia escolar na perspectiva conceitual, procedimental e atitudinal como uma oportunidade para os alunos se apropriarem dos conhecimentos e os utilizarem como benefício próprio e coletivo junto ao lugar em que vivem. Desse modo, irão se sentir parte da sociedade e não meros expectadores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1466 |
url |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1466/1318 https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1466/1666 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Waldiney Gomes Aguiar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Waldiney Gomes Aguiar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia; v. 99 (2018): Edição especial: I Encontro Internacional de Cartografia Escolar e Pensamento Espacial; 52-73 2447-0945 0006-6079 reponame:Boletim Paulista de Geografia instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo instacron:AGB-SP |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
instacron_str |
AGB-SP |
institution |
AGB-SP |
reponame_str |
Boletim Paulista de Geografia |
collection |
Boletim Paulista de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
repository.mail.fl_str_mv |
egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com |
_version_ |
1798046017077116928 |