O processo de aprendizagem da cartografia escolar por meio da situação didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Waldiney Gomes de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-28062013-125351/
Resumo: A tese que ora apresentamos foi desenvolvida com professores da Educação Básica, Ciclo I do Ensino Fundamental, 5º ano, em escolas vinculadas à Secretaria Municipal de Educação da cidade de Francisco Beltrão (PR). Buscando contribuir com o ensino de Geografia para alunos das séries iniciais, desenvolvemos uma pesquisa com os docentes acerca de suas práticas em sala de aula junto aos alunos. Nosso objetivo principal foi observar como se dava tal ensino no que respeita ao trabalho com mapas. Nesse sentido, recorremos à proposta elaborada por Simielli (1994), que trata da alfabetização cartográfica. Segundo ela, para que a criança possa desmistificar o desenho, é preciso desenvolver alguns conceitos, tais como visão oblíqua, visão vertical, imagem tridimensional e bidimensional, além de compreender o alfabeto cartográfico (ponto, linha e área). A partir daí, a criança desenvolve a noção de legenda, proporção, lateralidade, referência e orientação, passando a conceber os mapas como meio de comunicação. Para ensinar todo esse processo, valemo-nos da teoria da situação didática sugerida por Brousseau (2008), que consiste em um modelo que descreve as atividades do professor e do aluno a partir de uma situação a ser resolvida. Trata-se de um instrumento de comunicação entre professor, meio e aluno, em busca de respostas a partir de 9 desafios que levem à construção de conhecimentos. Em nosso caso, conhecimentos geográficos e cartográficos, pois esta pesquisa passa pela questão de aprender o mapa e aprender Geografia por meio do mapa.
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