AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Marcos Antônio Campos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/803
Resumo: O intuito deste artigo é apresentar as pesquisas que compõem o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq “As Transformações no Mundo Contemporâneo e o Ensino de Geografia na Educação Básica”, indicando eixos de investigação delimitados. O objetivo do grupo é identificar a fecundidade das transformações mundiais / locais e sua influência no ensino de Geografia na escola básica. As intensas transformações geográficas fazem emergir paradigmas, conceitos e teorias. A velocidade de tais transformações e a multiplicidade de interpretações faz da Geografia uma das ciências mais fecundas desta época, com grandes implicações sobre sua função e organização na escola básica. Eixos de investigação: a relação com os professores da educação básica; perspectivas de análise dos livros didáticos; e a ontologia geográfica do presente. 
id AGB-SP1_81b54c2bca3eac227bf43837a4947a6f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/803
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICAEnsino de GeografiaEducação BásicaTransformações MundiaisLivros DidáticosO intuito deste artigo é apresentar as pesquisas que compõem o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq “As Transformações no Mundo Contemporâneo e o Ensino de Geografia na Educação Básica”, indicando eixos de investigação delimitados. O objetivo do grupo é identificar a fecundidade das transformações mundiais / locais e sua influência no ensino de Geografia na escola básica. As intensas transformações geográficas fazem emergir paradigmas, conceitos e teorias. A velocidade de tais transformações e a multiplicidade de interpretações faz da Geografia uma das ciências mais fecundas desta época, com grandes implicações sobre sua função e organização na escola básica. Eixos de investigação: a relação com os professores da educação básica; perspectivas de análise dos livros didáticos; e a ontologia geográfica do presente. Boletim Paulista de Geografia2017-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/803Boletim Paulista de Geografia; n. 90 (2010); 11-242447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/803/687Copyright (c) 2017 Marcos Antônio Campos Coutoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCouto, Marcos Antônio Campos2017-05-19T08:56:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/803Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2017-05-19T08:56:41Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Couto, Marcos Antônio Campos
Ensino de Geografia
Educação Básica
Transformações Mundiais
Livros Didáticos
title_short AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Couto, Marcos Antônio Campos
author_facet Couto, Marcos Antônio Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Marcos Antônio Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Educação Básica
Transformações Mundiais
Livros Didáticos
topic Ensino de Geografia
Educação Básica
Transformações Mundiais
Livros Didáticos
description O intuito deste artigo é apresentar as pesquisas que compõem o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq “As Transformações no Mundo Contemporâneo e o Ensino de Geografia na Educação Básica”, indicando eixos de investigação delimitados. O objetivo do grupo é identificar a fecundidade das transformações mundiais / locais e sua influência no ensino de Geografia na escola básica. As intensas transformações geográficas fazem emergir paradigmas, conceitos e teorias. A velocidade de tais transformações e a multiplicidade de interpretações faz da Geografia uma das ciências mais fecundas desta época, com grandes implicações sobre sua função e organização na escola básica. Eixos de investigação: a relação com os professores da educação básica; perspectivas de análise dos livros didáticos; e a ontologia geográfica do presente. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/803
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/803/687
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Marcos Antônio Campos Couto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Marcos Antônio Campos Couto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; n. 90 (2010); 11-24
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046014269030400