AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Paulista de Geografia |
Texto Completo: | https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/803 |
Resumo: | O intuito deste artigo é apresentar as pesquisas que compõem o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq “As Transformações no Mundo Contemporâneo e o Ensino de Geografia na Educação Básica”, indicando eixos de investigação delimitados. O objetivo do grupo é identificar a fecundidade das transformações mundiais / locais e sua influência no ensino de Geografia na escola básica. As intensas transformações geográficas fazem emergir paradigmas, conceitos e teorias. A velocidade de tais transformações e a multiplicidade de interpretações faz da Geografia uma das ciências mais fecundas desta época, com grandes implicações sobre sua função e organização na escola básica. Eixos de investigação: a relação com os professores da educação básica; perspectivas de análise dos livros didáticos; e a ontologia geográfica do presente. |
id |
AGB-SP1_81b54c2bca3eac227bf43837a4947a6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/803 |
network_acronym_str |
AGB-SP1 |
network_name_str |
Boletim Paulista de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICAEnsino de GeografiaEducação BásicaTransformações MundiaisLivros DidáticosO intuito deste artigo é apresentar as pesquisas que compõem o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq “As Transformações no Mundo Contemporâneo e o Ensino de Geografia na Educação Básica”, indicando eixos de investigação delimitados. O objetivo do grupo é identificar a fecundidade das transformações mundiais / locais e sua influência no ensino de Geografia na escola básica. As intensas transformações geográficas fazem emergir paradigmas, conceitos e teorias. A velocidade de tais transformações e a multiplicidade de interpretações faz da Geografia uma das ciências mais fecundas desta época, com grandes implicações sobre sua função e organização na escola básica. Eixos de investigação: a relação com os professores da educação básica; perspectivas de análise dos livros didáticos; e a ontologia geográfica do presente. Boletim Paulista de Geografia2017-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/803Boletim Paulista de Geografia; n. 90 (2010); 11-242447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/803/687Copyright (c) 2017 Marcos Antônio Campos Coutoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCouto, Marcos Antônio Campos2017-05-19T08:56:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/803Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2017-05-19T08:56:41Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Couto, Marcos Antônio Campos Ensino de Geografia Educação Básica Transformações Mundiais Livros Didáticos |
title_short |
AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Couto, Marcos Antônio Campos |
author_facet |
Couto, Marcos Antônio Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto, Marcos Antônio Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Educação Básica Transformações Mundiais Livros Didáticos |
topic |
Ensino de Geografia Educação Básica Transformações Mundiais Livros Didáticos |
description |
O intuito deste artigo é apresentar as pesquisas que compõem o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq “As Transformações no Mundo Contemporâneo e o Ensino de Geografia na Educação Básica”, indicando eixos de investigação delimitados. O objetivo do grupo é identificar a fecundidade das transformações mundiais / locais e sua influência no ensino de Geografia na escola básica. As intensas transformações geográficas fazem emergir paradigmas, conceitos e teorias. A velocidade de tais transformações e a multiplicidade de interpretações faz da Geografia uma das ciências mais fecundas desta época, com grandes implicações sobre sua função e organização na escola básica. Eixos de investigação: a relação com os professores da educação básica; perspectivas de análise dos livros didáticos; e a ontologia geográfica do presente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/803 |
url |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/803/687 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Marcos Antônio Campos Couto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Marcos Antônio Campos Couto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia; n. 90 (2010); 11-24 2447-0945 0006-6079 reponame:Boletim Paulista de Geografia instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo instacron:AGB-SP |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
instacron_str |
AGB-SP |
institution |
AGB-SP |
reponame_str |
Boletim Paulista de Geografia |
collection |
Boletim Paulista de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
repository.mail.fl_str_mv |
egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com |
_version_ |
1798046014269030400 |